Quer sejas um curioso ou um entendido na matéria, se queres mesmo mexer no ter carro como um verdadeiro mecânico, o primeiro passo é equipares a tua garagem à medida. Deixamos-te uma lista com uma dezena de coisas que não deves deixar de ter no espaço onde te vais dedicar a mimar o teu automóvel.

1. O mobiliário

Podemos imaginar uma garagem como um espaço vazio, mas se vais mesmo dedicar-te a arranjos no teu automóvel, lembra-te que vais ter de arranjar espaço para arrumares a ferramenta e demais apetrechos, sob pena de transformares a área numa enorme confusão. Mas, claro, não pode deixar de haver espaço para entrar e sair com o carro sem dificuldade. Por isso, pondera arranjar mobiliário que se arrume encostado às paredes. Se o pé direito da tua garagem for muito alto, podes ainda equacionar a construção de uma mezanine, a ser usada como arrumação de peças maiores (informa-te do peso máximo que pode carregar).

As peças que faltam na tua garagem estão no OLX

Entre os móveis, uma mesa de bancada é sempre muito útil para realizar pequenos consertos, além de que soluções de arrumação de pequenas gavetas, ou caixas com pequenos compartimentos, permitem-te ter aquelas pecinhas sempre no mesmo sítio (e não andares três horas à procura de um parafuso, que acabas por não encontrar e dás por ti a ir comprar a mesma coisa pela enésima vez). Ganchos e prateleiras podem ser um apoio extra.

2. Equipamento de segurança

Quando se trata de mexer em mecânica, assim como em sistemas elétricos, a segurança é um ponto incontornável. Por isso, antes ainda de te atirares às prateleiras das ferramentas, dedica algum tempo na secção de equipamento de proteção. Um par de luvas, de óculos e um kit de primeiros socorros não poderão faltar na tua garagem. E, se não quiseres andar sempre a estragar roupa, é por aqui que também encontrarás macacões de trabalho com os quais não te importarás quando derramares óleo por ti abaixo.

3. Ferramentas

Já tens onde arrumar tudo? Está então na altura de encher armários e gavetas. E, para os apaixonados por ferramentas, nem é assim tão difícil. Parece irresistível ter mais aquela chave inglesa ou aquele martelo. No entanto, se te estás a iniciar nas artes de ser um faz-tudo no que se relaciona com o teu carro, ainda não precisas de gastar centenas de euros para dar o primeiro passo. Procura uma caixa de ferramentas básicas: a maioria traz tudo o que irás precisar numa primeira instância, e a qualidade destes conjuntos, não sendo em muitos casos pensada para profissionais, é muito boa (não escolhas, no entanto, a mais barata sem te informares com o assistente da loja; ele poder-te-á ajudar). Certifica-te, porém, que traz o que vais precisar: chaves de fendas e de estrela de diferentes tamanhos, chaves inglesas e de porcas, alicates, cortadores de arame, martelos e fitas métricas. À medida que fores avançando na tua experiência de mecânico, poderá completar o conjunto com ferramentas mais específicas.

4. Máquinas elétricas

Sim! Quase tudo o que uma máquina faz, uma pessoa consegue também fazer. Mas muitas coisas, realizadas manualmente, são demoradas, chatas e custosas. Afinal, as máquinas vieram para facilitar a nossa vida, e também os nossos trabalhos numa garagem. 

Há muitas que te podem encantar (serras, lixadeiras, fresadoras, plainas, rebarbadoras…), mas, para início de conversa, aconselhamos-te a adquirir um berbequim e um bom conjunto de brocas. Importante: investe em material elétrico que possa ser usado sem fios, o que te irá facilitar (e muito!) as várias tarefas.

Artigo relacionado: 4 dicas para disfarçar riscos na pintura do carro

5. Macaco

Trabalhar sob a carroçaria será, mais cedo ou mais tarde, preciso. Por essa razão, algo que não pode faltar na tua garagem é um macaco, mas não aquele que trazes na mala do carro para mudar um pneu. Investe num macaco elevatório de elevada resistência e com capacidade para aguentar o peso do teu veículo – mais vale prevenir! Se o orçamento for folgado, poderás até equacionar montar um elevador na tua garagem. Mas, cuidado! Certifica-te da qualidade do mesmo e do profissionalismo de quem o instala. 

6. Torno de bancada

Quando comprares a bancada para a tua garagem, assegura-te de que aguentará um torno e a pressão por ele realizada. O torno, muitas vezes desvalorizado, é uma mais-valia em termos de precisão, mas também em segurança, mantendo imobilizada a peça que pretendas cortar, serrar, picar… Não poupes neste apetrecho! 

7. Compressor

Eis algo que não pode faltar. Até podes decidir não “brincar” com os pneus e, por essa razão, achares que não te compensa ter um compressor de ar na tua garagem. No entanto, isso não é a única utilidade para um compressor. Com ele, podes alimentar ferramentas que funcionam a ar, usar equipamento de pintura com spray, livrar os recantos do teu carro de pós, limpar filtros, etc. Antes de fechares negócio, confirma que a voltagem do compressor é compatível com a corrente que tens na tua garagem.

Artigo relacionado: Óleo mineral ou sintético: qual o melhor para o teu carro?

8. Ponto de higiene

O trabalho numa garagem é sujo. E até aqui tudo bem. Mas não vale a pena entrares em casa de seguida e sujares tudo pelo caminho. Monta um pequeno lavatório, sob o qual poderá arrumar uma mangueira, de aplicação fácil à torneira, e que te será útil para com o carro. Afinal, não é à toa que nas estações de serviço se disponibiliza água ao lado do ar.

9. Luzes

Além de ser uma prioridade teres um espaço bem iluminado, com focos diretamente colocados sobre a bancada, arranja uma luz de trabalho em LED, portátil, que te poderá apoiar em trabalhos sob o automóvel ou que envolvam espreitar para dentro do capot.

10. Tapete

Sim! Leste bem. As primeiras vezes que te deitares no chão de costas para ver algo sob a viatura até poderás achar que um tapete é um acessório. Mas ao fim de algum tempo o mais provável é queixares-te de dores de costas. Resolve o problema com um tapete acolchoado, que te dará muito conforto. Não te esqueças que o forro deve ser facilmente lavável e, de preferência, impermeável.

Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *