Sabias que alterar pequenos hábitos na tua rotina diária pode ajudar-te a poupar tempo, energia e dinheiro? Além da redução da fatura de energia, também vais ajudar a poupar o planeta. Descobre 8 dicas, das mais óbvias às mais originais, e começa já a poupar energia em casa.

1. Ajusta a potência contratada às tuas necessidades

Já deves ter reparado que parte do valor da fatura diz respeito à potência contratada. Este é um custo fixo, normalmente estruturado por escalões, em função das necessidades de consumo simultâneo de cada casa. Para saberes a potência que necessitas, podes pedir o auxílio ao operador da rede.

Se já tiveste episódios em que o quadro da luz disparou quando ligaste o forno juntamente com a máquina de lavar roupa ou da louça, então é porque a tua potência pode estar no limite. No entanto, se nunca te aconteceu, então podes ter espaço de manobra para reduzir a potência contratada.

Artigo relacionado: Como aumentar potência contratada sem grandes custos

2. Escolhe eletrodomésticos eficientes

Não se trata de despachar o que tens em casa. Se estiver na hora de trocar algum equipamento, está na altura de ter a eficiência como prioridade. Isto para dizer que equipamentos eficientes, ou seja, com etiquetas energéticas que começam pela letra “A” ajudam a poupar energia – e dinheiro – a longo prazo.

Ainda assim, caso estejas longe de trocar os teus equipamentos, podes colocar em prática algumas dicas básicas para poupar energia. Por exemplo, o frigorífico é dos eletrodomésticos que mais energia consome, por isso, é importante regular a sua temperatura para entre os 3º e os 7º, evitando acumular gelo e permitindo que a traseira se mantenha numa zona livre e ventilada.

Artigo relacionado: Guia para comprar eletrodomésticos usados

3. Desliga todos os equipamentos das tomadas para evitar o standby

Manter os eletrodomésticos em standby corresponde a um consumo de energia adicional de 10% na tua fatura mensal.

Para evitar isso, podes adquirir temporizadores próprios. Estes pequenos aparelhos automáticos acoplam-se às tomadas e permitem definir as horas em que ligam e desligam. Podes instalar esses temporizadores, por exemplo, naqueles equipamentos que sabes de antemão que vão estar desligados durante muitas horas.

Artigo relacionado: Tomadas inteligentes que te facilitam a vida

4. Aproveita a capacidade total da máquina de lavar roupa e loiça

As máquinas de lavar roupa e loiça são dos equipamentos que mais água e energia consomem numa casa. Por isso, é importante aproveitar a capacidade total que oferecem. Ao lavar a roupa, opta por ciclos entre os 30 e os 40º, que te permitem poupar energia.

5. Instala lâmpadas LED

A tecnologia LED é a opção mais eficiente em termos de consumo energético, e é também a mais duradoura. Partindo do pressuposto de que a lâmpada vai ser utilizada cerca de 3 horas por dia ao longo do ano, uma lâmpada incandescente de 60W vai representar um custo anual de 12 euros.

Já uma lâmpada LED classe A+ de 8,6W tem o custo de 2 euros, pelo mesmo período. E quanto mais a energia sobe de preço, maior a poupança.

Artigo relacionado: Qual é o teu consumo de energia diário?

6. Isola bem as paredes, janelas e portas

O isolamento térmico não só permite poupar energia como também evita que desperdices dinheiro a tentar manter uma temperatura agradável durante todo o ano. Se a tua casa estiver bem isolada vais estar a poupar energia em cerca de 30%.

Uma solução é a fita autoadesiva, que podes colocar nas bordas das portas e das janelas. Além de te permitir poupar energia, também ajuda a reduzir os ruídos externos.

7. Instala termostatos

Ter um termostato instalado em casa é uma solução para poupar energia. Com este aparelho, podes programar a temperatura que desejas e o sistema de aquecimento é ativado quando a temperatura descer abaixo da temperatura indicada.

A temperatura média ideal de uma casa deve situar-se nos 21 graus que, além de proporcionar uma temperatura agradável e consumo eficiente, ajuda a poupar também o planeta.

O OLX dispõe de termostatos inteligentes a partir de 20€!

8. Instala um painel solar

Os painéis fotovoltaicos ou solares são cada vez mais comuns e permitem poupar energia. Estes painéis têm um período de vida longo e uma grande autonomia, sem causar ruído. O retorno do investimento surge em poucos anos, já para não falar dos benefícios fiscais que existem aquando da sua compra ou utilização.

Artigo relacionado: Qual é o teu consumo de energia diário?

Existem formas de poupar energia no imediato, sem esquecer os planos a longo prazo. No OLX encontras tudo o que precisas para poupar energia hoje e no futuro. Experimenta!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *