Lançar dados, acumular vitórias e adivinhar enigmas. Os jogos de tabuleiros trazem muitas gargalhadas e animação à tua noite de Natal, por isso decidimos criar uma lista com alguns jogos que deves mesmo ter por casa nesta noite.

Desportista ou gamer? Presentes de Natal para todos

Natal não é Natal sem os clássicos jogos de tabuleiro

Consegues imaginar um Natal sem jogar pelo menos às cartas? Não, claro. Desvendar mistérios, gerir dinheiro, comprar casas, pôr a cultura geral à prova. Não faltam jogos de tabuleiro para tornar o Natal mais divertido e para fortalecer os laços familiares. Uns mais clássicos, outros mais modernos, mas todos perfeitos para entreter a família naquela que é a noite mais aguardada do ano.

5 jogos de tabuleiro que vão animar o teu Natal

1# Monopólio

Tabuleiro do Monopólio

Que nostalgia, não é verdade? O Monopólio faz parte dos Natais da infância e é uma tradição que podes manter viva enquanto adultos.

Existem várias histórias sobre a versão original e clássica deste que é um dos jogos de tabuleiro mais famosos do mundo. Muitos dizem que foi Charles Darrow o grande inventor do Monopólio, um americano desempregado, que durante a Grande Depressão (1929) criou este jogo para entreter a família.

Mas, de acordo com Mary Pilon, uma jornalista americana e autora do livro The Monopolists: Obsession, Fury, and the Scandal Behind the World’s Favorite Board Game, afirma que a história afinal não é bem assim.

A autora afirma que o Monopólio foi inventado no final do século XIX por Elizabeth “Lizzie” Magie, uma poetisa, atriz e apoiante do movimento feminista. Lizzie era também apoiante de Henry George, o economista que criou a teoria do “imposto único” – que, segundo ele, seria a solução para acabar com o gap entre ricos e pobres. Mary Pilon afirma no seu livro que, para ajudar a divulgar as teorias de George, Lizzie decidiu criar um jogo de tabuleiro que, não só explicasse às pessoas estas mesmas teorias, mas que também as alertasse para os problemas da monopolização. 

O Monopoly é um jogo de estratégia em que bairros, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, e há jogadores que ficam ricos e outros que vão à falência.

Atualmente, existem diversas versões além da original: Monopoly edição futebol, edição Batoteiros, versão Game of Thrones, Monopoly Fortnite, Monopoly Banca Eletrónica, e muitas mais.

2# Cluedo

Tabuleiro do jogo Cluedo

O Cluedo é um dos jogos de tabuleiro mais misteriosos de sempre. Aqui, encarnas a personagem de um detetive que investiga um assassinato. Resolver este caso só depende de ti. Analisa todas as pistas e faz as perguntas certas para descobrires quem matou a vítima, quando, com que arma e porquê. O primeiro detetive a encontrar o assassino e a solucionar o mistério ganha.

Também neste jogo vais encontrar diversas edições, da original às mais modernas, a edição Cluedo Júnior, Cluedo Game of Thrones, Cluedo Harry Potter, entre outras.

É ideal para um grupo de 3-6 pessoas, com mais de 9 anos de idade.

3# Pictionary

Este é um dos jogos de tabuleiro preferido daqueles que adoram adivinhas e desenhar. Para jogar Pictionary, todos na tua família têm de se reunir em grupos e tentar adivinhar a palavra que a sua equipa está a desenhar. Com este jogo vais descobrir os verdadeiros artistas aí de casa.

O Pictionary é composto por um tabuleiro, as peças que representam os jogadores, os cartões de categorias e palavras, dado, lápis, bloco de notas/folhas brancas e ampulheta para cronometrar o tempo que as equipas têm para jogar. Os elementos do jogo podem variar dependendo da versão que decidires comprar para jogar em família. Existem versões compactas, digitais para a Nintendo, por exemplo, ou Pictionary edição júnior.

Escolhe a que tens a certeza que vai entreter a tua família durante horas!

4# Trivial Pursuit

O Trivial Pursuit vai pôr o teu conhecimento e cultura geral à prova. Pensa em tudo o que aprendeste nas aulas de Geografia, de Português ou de História. Vais precisar dos teus apontamentos para responder a perguntas de 6 categorias distintas, nomeadamente Geografia, Arte e Literatura, História, Desporto e Tempos Livres, Entretenimento e Ciências e Natureza.

Cada jogador tem uma peça redonda com 6 triângulos (os “queijinhos”). Sempre que são lançados os dados, os jogadores percorrem o tabuleiro de jogo e respondem à pergunta da cor da casa em que ficam, sendo que cada cor corresponde a uma categoria de perguntas. O objetivo é responder corretamente a uma pergunta de cada categoria e obter um queijinho de cada cor, preenchendo assim os 6 espaços/triângulos da peça de jogo.

Podem jogar em equipas ou individualmente e o primeiro jogador ou grupo que ganhar os triângulos das 6 categorias e responder corretamente à pergunta final, é o vencedor!

5# Party & Co

O Party & Co. reúne o melhor dos mais divertidos jogos de tabuleiro sociais. É composto por 5 categorias temáticas – Marcas, Desenhar, Palavras Proibidas, Mímica e Sons e Pergunta – e por mais de 2.000 provas que irão colocar todos os jogadores à prova. Terás de imitar, desenhar, fazer posturas loucas, responder a perguntas originais e handicaps divertidos para conseguires chegar em primeiro lugar ao fim do percurso.

Dependendo da edição que escolheres, este jogo inclui até 2 tabuleiros (um normal e um de percurso mais curto), perguntas para crianças e adultos e 3 party cubos. Tens ainda um quadro branco e um marcador apagável para poderes responder aos desafios impostos ao longo da partida, um cronómetro para cada percurso, peões, dados e cartas handicap.

Este jogo garante sucesso e animação até às tantas horas em festas como o Natal.

Encontra os melhores jogos e brinquedos para oferecer este Natal no OLX

A estes jogos, junta ainda o clássico Bingo e um baralho de cartas e tens aí a garantia de que ninguém vai ficar aborrecido neste Natal.

Boas festas!


Próximas leituras:

8 ideias de fatos e máscaras de Halloween
Estas 8 ideias de fatos e máscaras de Halloween são assustadoramente simples …
Decoração de Halloween: 7 ideias arrepiantes
Abóboras, velas, bruxas e poções mágicas. Descobre 7 dicas infalíveis de decoração …

4 comentários a “5 jogos de tabuleiro para te divertires na noite de Natal”

  1. Cesar Silva diz:

    Fazem bem em dar ideias para reunir as pessoas.
    Porque nao propem um jogo para o minimo 20 ou 30 pessoas em noite de natal?
    Parece que os senhores nao sabem o que estamos a enfrentar, também é verdade que a OLX é sediada no estrangeiro.

  2. Filipe Pereira diz:

    A sério que ainda são esses os vossos jogos de referência em jogos de tabuleiro? Estamos em 1990? Temos 500 melhores opções do que essas:

    – Catan
    – Carcassone
    – Dixit
    – Ticket to ride
    – Estoril (Jogo Português)
    – Azul
    – Etc…..

  3. Eugenia Oliveira diz:

    Publiquei ontem um lindissimo. Procura que encontras

  4. Alexandra Xavier diz:

    Está é uma tradição também cá em casa. Somos adeptos dos jogos de tabuleiro que permitem interação entre todos. O tempo passa e a animação é uma constante. Hoje em dia há uma panóplia de jogos, mas os sugeridos fazem parte da nossa longa lista. Sugiro também o DIXIT, o UNO FLIP, o QUEM SOU EU….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *