Apesar de serem uma opção cada vez mais comum, ainda subsistem muitas especulações, preconceitos e mitos em torno de computadores usados.

Estes mitos acabam por prejudicar não só a tua carteira, como o nosso Planeta, sempre que escolhemos comprar novos computadores. Estamos, assim, a contribuir para o aumento do consumo de bens não essenciais e a pôr de lado a economia circular.

Para te ajudar a aliar a necessidade ou paixão por informática à sustentabilidade, vamos desmistificar a compra de computadores usados.

Os melhores computadores portáteis para estudantes

Computadores usados, recondicionados e novos: em que diferem?

Antes de mais, é importante perceber as diferenças entre as várias opções de compra de computadores em segunda mão ou novos. Só assim podes escolher aquele que melhor se adequa às tuas necessidades.

  • Computadores novos: São aqueles que vêm diretamente da fábrica para uma loja e, posteriormente, para a tua secretária. Os computadores novos nunca foram usados desde que saíram da fábrica.
  • Computadores semi-novos ou recondicionados: São computadores usados em contexto empresarial e que são totalmente revistos e arranjados de forma a serem vendidos como novos. Normalmente são provenientes de leasings e rentings, como bancos, seguradoras ou grandes empresas. São uma excelente opção para quando o teu budget é reduzido, mas não queres abrir mão da qualidade do computador.
  • Computadores usados: Como o nome indica, são utilizados por um ou mais utilizadores e chegam a ti tal como estão. Isto é, não são reparados em termos de software ou hardware antes de serem colocados à venda. Se o teu orçamento é reduzido, mas queres comprar um bom equipamento, os computadores usados são a solução ideal. Podes encontrar computadores com bastante uso, mas se procurares bem, descobres verdadeiras máquinas a excelentes preços.

Encontra as melhores ofertas em computadores novos e usados

Porque comprar computadores em segunda mão?

Os computadores usados são uma solução que combina uma série de vantagens – no preço e para o ambiente.

Preço mais baixo nos computadores usados

Dependendo do budget que disponhas para comprar um novo computador, podes optar por um PC recondicionado ou usado. Em ambos os casos, o valor é muito mais reduzido do que um computador novo.

Dentro das opções que encontrares, certamente algum irá estar num estado que é ótimo para ti. Se procuras modelos topo de gama, esta é uma excelente forma de os comprares por valores razoáveis.

Vantagens ambientais

Ao comprares computadores em segunda mão está a apoiar a economia circular. A economia circular consiste na compra e venda de produtos usados, como os computadores, ou de peças para os reparar equipamentos eletrónicos. Ao dares uma segunda vida a um computador usado, estás a contribuir para um planeta mais saudável.

O que deves ter em conta ao comprar computadores usados

Para que a tua experiência com computadores em segunda mão seja o mais positiva possível, deves ter em atenção a determinados aspetos na hora de os comprar, nomeadamente:

Preço

Estuda o mercado antes de adquirir qualquer computador, em segunda-mão, recondicionado ou novo. Deves ter uma visão ampla dos preços praticados no mercado para perceberes se o valor que te pedem por um computador em segunda mão se justifica. O preço vai depender dos próximos fatores.

Estado de conservação

É um dos pontos mais óbvios a ter em conta ao comprar computadores usados. Verifica se o exterior do equipamento está em bom estado de conservação. Certamente terá marcas de uso, mas se notares que o computador tem muitos riscos profundos, rachas, falta de teclas ou o ecrã danificado, talvez não seja o melhor negócio – a não ser que o queiras comprar para arranjar ou para tirar peças para outro computador.

Documentação e registo de manutenções efetuadas

Se for possível, pede sempre todos os documentos associados ao computador em questão e o registo de manutenções efetuadas desde a compra. Se no anúncio o vendedor anunciar que o computador foi reparado, por exemplo, pede o registo dessas alterações para garantires que é verdade. Pede ainda ao vendedor a caixa do computador, o manual de utilização, o disco de instalação, garantia, etc.

Garantia

Se o computador que tens em vista tiver garantia, é mais um ponto a favor. Deves ter em conta que o preço do equipamento poderá ser um pouco mais elevado quando comparado com computadores em segunda mão sem garantia.

Hardware e acessórios

O computador que queres comprar tem todo o hardware que necessitas? E os acessórios – carregador, rato, teclado? Verifica sempre se o computador que estás prestes a comprar tem o hardware que precisas para trabalhar, estudar ou jogar. Não te esqueças de ver também se vem com todos os acessórios ou se tens de os adquirir à parte.

Encontra aqui os acessórios que o teu computador precisa!

Mitos e verdades sobre computadores em segunda mão

1# “Os computadores em segunda-mão não estão em bom estado”

Podes encontrar computadores em segunda mão que estão praticamente imaculados.

2# “Se o PC só foi usado por uma pessoa está em melhor estado”

O número de utilizadores de um computador em segunda mão não dita necessariamente se está em bom ou em mau estado. Antes de comprar, tens sempre de pesquisar muito bem e testar o equipamento.

3# “O estado de conservação é o único fator que importa”

O estado de conservação dos computadores em segunda mão é apenas um dos fatores a ter em conta na hora de comprar. Deves ter em conta o preço, o hardware, o software, o número de utilizadores, os acessórios, a garantia, os documentos, as reparações, as peças e, claro, as tuas necessidades.

4# “Quando a esmola é grande, desconfia”

Como quem diz “quando é muito barato significa que não é bom”. Assim como um preço mais elevado não representa sempre uma qualidade mais elevada, o contrário também é verdade. Não é por serem mais baratos que os computadores usados são inferiores.

5# “Não é possível saber se está realmente em bom estado”

Antes de comprar, se possível, combina um encontro com o vendedor num ponto OLX. Assim, podes testar o computador, a bateria, os acessórios e tudo mais. Se tiveres um amigo informático, leva-o contigo e aí tens uma segunda opinião de alguém que realmente percebe do assunto. Testem o computador (exterior e interior) e aí saberão o estado real do equipamento.

Como aumentar a vida útil da bateria do portátil

A pesquisa é a palavra-chave para fazeres grandes negócios no OLX! Os computadores em segunda mão não são exceção. Usa todos filtros de pesquisa, fala com o vendedor, perde mais algum tempo no processo de seleção e garante que compras a melhor opção para ti.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *