Neste guia explicamos-te tudo o que precisas de saber antes de comprar uma impressora multifunções. Segue estes passos e toma decisões inteligentes.
30 Dez 2020 — 4 min leitura
Escolher uma impressora multifunções parece uma tarefa simples até que começas a ver todas as opções que existem no mercado, com características e preços muito díspares.
Segue estes 5 passos e, no fim, vais ver que a escolha da melhor impressora multifunções é bem mais simples.
1# Aprende a língua para comprar uma impressora multifunções
Pode parecer que para escolher uma impressora multifunções tens de aprender um novo idioma, de tantos termos e nomenclaturas que existem neste mundo à parte.
Aqui ficam os mais importantes:
PPM: Significa “páginas por minuto” e diz-te quão rápido uma impressora pode imprimir páginas. As impressoras têm PPMs muito diferentes para preto e branco e a cores. O PPM em preto e branco médio é de cerca de 15 a 20 páginas por minuto. A cores tende a ser menor, em torno de 10 a 15 páginas por minuto.
DPI: Refere-se a “pontos por polegada” ou quantos pontos de tinta a impressora multifunções pode aplicar a uma polegada quadrada de papel. Essa especificação é útil para avaliar a qualidade de impressão e se é capaz de criar imagens de alta resolução. No entanto, existem novos métodos de impressão e softwares que melhoram a resolução da imagem impressa sem alterar os DPI.
Nº de ciclos por mês: Este número diz-te quantas páginas por mês uma impressora multifunções pode imprimir. Calcula quantas páginas irás imprimir por mês e garante que é inferior a este valor para que a impressora não sofra tanto desgaste. Este é um número importante para um escritório com muitas necessidades de impressão, mas é menos relevante para uso doméstico geralmente menos intenso.
Wi-Fi Direct: Wi-Fi Direct é uma conexão ponto a ponto fora da rede Wi-Fi de casa. Em vez disso, a impressora multifunções estabelece um sinal seguro diretamente com o PC ou smartphone – um exemplo é o AirPrint da Apple. É seguro, rápido e ótimo para necessidades de impressão no local.
NFC ou Near-Field Communication: Esta função está disponível em alguns modelos, permitindo que ligues a impressora a um smartphone ou tablet simplesmente ao encostar numa área específica da impressora.
Impressão na cloud: Muitas impressoras multifunções recentes oferecem a possibilidade de aceder a documentos armazenados no Facebook, Dropbox e Google Drive, bem como impressão remota.
Há muitos outros termos que te podem surgir, mas estes são alguns dos mais importantes. Se já estás familiarizado, passa à etapa seguinte: decidir entre uma impressora inkjet (a jato de tinta) ou laser.
2# Escolher entre uma impressora inkjet ou a laser
Uma das informações mais importantes quando começas a escolher uma impressora multifunções é o número de páginas a imprimir. Este cálculo vai determinar o tipo de impressora que melhor se adequa. O modo de funcionamento é diferente entre as impressoras a jato de tinta e a laser:
As impressoras a jato de tinta usam tinteiros que são aplicados húmidos no papel e secam rapidamente. São uma boa opção para impressão a cores com baixo preço por página e com elevada velocidade de impressão.
As impressoras a laser usam toner, um tipo de pó de tinta que adere ao papel, para resultados rápidos e uso eficiente de recursos. São uma boa aposta se a maioria da impressão for monocromática. Estas impressoras têm preços mais acessíveis e oferecem boa velocidade de impressão, mas a principal vantagem é que o custo por página a preto e branco é inferior do que nas impressoras a jato de tinta.
Esta diferença reflete-se na longevidade dos tinteiros. Os toners das impressoras a laser podem imprimir até 20.000 páginas antes de serem substituídos. Já os tinteiros das impressoras a jato de tinta duram, em média, 2.000 páginas.
3# Escolhe as funcionalidades adicionais
O próximo passo no processo é percorreres esta checklist para identificares que funcionalidades necessitas na tua próxima impressora multifunções:
Impressão automática dos 2 lados: Alguns modelos permitem impressão ou digitalização de ambos os lados sem que tenhas de virar a página manualmente.
Impressão em papéis de diferentes tamanhos: Fazes muitas impressões em A3 ou envelopes? Muitas impressora multifunções incluem bandejas de alimentação dedicadas para impressão em papéis especiais com tamanhos incomuns ou gramagens diferentes.
Tamanho da bandeja de entrada: Se o ponto anterior é uma preocupação para ti, considera também o tamanho da bandeja de entrada. Garante que há suficiente espaço para o tipo de papel que mais usas para que não tenhas que estar constantemente a recarregar.
4# Evita estes erros típicos na escolha de uma impressora
Agora que já sabes as principais funcionalidades que procuras na impressora multifunções, verifica se não estás a cometer um destes erros:
Aguentares impressoras antigas demasiado tempo
É normal tentares dar o máximo de uso à tua impressora. Ainda assim, chega o momento em que é hora de mudar: seja para teres maior comodidade ou mais facilidade nas ligações, mais qualidade nas impressões, maior velocidade ou reduzir custos.
Vende as tuas impressoras antigas no OLX e ganha algum dinheiro para comprares novas.
Não estimar um número mensal de páginas a imprimir
Ao compreender o volume de impressão mensal, é mais fácil identificar a impressora que funciona melhor para o teu ambiente de trabalho. Como fazer isso? Vê o histórico de compras de papel, faz uma avaliação de impressão rápida ou gera um relatório a partir da impressora atual.
Excesso de funcionalidades
Não faz sentido comprar uma impressora com funcionalidades que nunca vais utilizar. Considera bem o que precisas numa impressora multifunções e encontras oportunidades a excelentes preços.
5# Escolhe o modelo de impressora multifunções que cumpre todos os teus requisitos no OLX
No OLX encontras impressoras para todos os gostos e bolsos. São mais de 9.000 anúncios com todas as funcionalidades, das mais profissionais às mais simples.
Deixe uma resposta