Escolher uma impressora multifunções parece uma tarefa simples até que começas a ver todas as opções que existem no mercado, com características e preços muito díspares.

Segue estes 5 passos e, no fim, vais ver que a escolha da melhor impressora multifunções é bem mais simples.

1# Aprende a língua para comprar uma impressora multifunções

Pode parecer que para escolher uma impressora multifunções tens de aprender um novo idioma, de tantos termos e nomenclaturas que existem neste mundo à parte.

Aqui ficam os mais importantes:

  • PPM: Significa “páginas por minuto” e diz-te quão rápido uma impressora pode imprimir páginas. As impressoras têm PPMs muito diferentes para preto e branco e a cores. O PPM em preto e branco médio é de cerca de 15 a 20 páginas por minuto. A cores tende a ser menor, em torno de 10 a 15 páginas por minuto.
  • DPI: Refere-se a “pontos por polegada” ou quantos pontos de tinta a impressora multifunções pode aplicar a uma polegada quadrada de papel. Essa especificação é útil para avaliar a qualidade de impressão e se é capaz de criar imagens de alta resolução. No entanto, existem novos métodos de impressão e softwares que melhoram a resolução da imagem impressa sem alterar os DPI.
  • Nº de ciclos por mês: Este número diz-te quantas páginas por mês uma impressora multifunções pode imprimir. Calcula quantas páginas irás imprimir por mês e garante que é inferior a este valor para que a impressora não sofra tanto desgaste. Este é um número importante para um escritório com muitas necessidades de impressão, mas é menos relevante para uso doméstico geralmente menos intenso.
  • Wi-Fi Direct: Wi-Fi Direct é uma conexão ponto a ponto fora da rede Wi-Fi de casa. Em vez disso, a impressora multifunções estabelece um sinal seguro diretamente com o PC ou smartphone – um exemplo é o AirPrint da Apple. É seguro, rápido e ótimo para necessidades de impressão no local.
  • NFC ou Near-Field Communication: Esta função está disponível em alguns modelos, permitindo que ligues a impressora a um smartphone ou tablet simplesmente ao encostar numa área específica da impressora.
  • Impressão na cloud: Muitas impressoras multifunções recentes oferecem a possibilidade de aceder a documentos armazenados no Facebook, Dropbox e Google Drive, bem como impressão remota.

Há muitos outros termos que te podem surgir, mas estes são alguns dos mais importantes. Se já estás familiarizado, passa à etapa seguinte: decidir entre uma impressora inkjet (a jato de tinta) ou laser.

Encontra uma ampla gama de impressoras no OLX

2# Escolher entre uma impressora inkjet ou a laser

Uma das informações mais importantes quando começas a escolher uma impressora multifunções é o número de páginas a imprimir. Este cálculo vai determinar o tipo de impressora que melhor se adequa. O modo de funcionamento é diferente entre as impressoras a jato de tinta e a laser:

  • As impressoras a jato de tinta usam tinteiros que são aplicados húmidos no papel e secam rapidamente. São uma boa opção para impressão a cores com baixo preço por página e com elevada velocidade de impressão.
  • As impressoras a laser usam toner, um tipo de pó de tinta que adere ao papel, para resultados rápidos e uso eficiente de recursos. São uma boa aposta se a maioria da impressão for monocromática. Estas impressoras têm preços mais acessíveis e oferecem boa velocidade de impressão, mas a principal vantagem é que o custo por página a preto e branco é inferior do que nas impressoras a jato de tinta. 

Esta diferença reflete-se na longevidade dos tinteiros. Os toners das impressoras a laser podem imprimir até 20.000 páginas antes de serem substituídos. Já os tinteiros das impressoras a jato de tinta duram, em média, 2.000 páginas.

3# Escolhe as funcionalidades adicionais

O próximo passo no processo é percorreres esta checklist para identificares que funcionalidades necessitas na tua próxima impressora multifunções:

  • Impressão automática dos 2 lados: Alguns modelos permitem impressão ou digitalização de ambos os lados sem que tenhas de virar a página manualmente. 
  • Impressão em papéis de diferentes tamanhos: Fazes muitas impressões em A3 ou envelopes? Muitas impressora multifunções incluem bandejas de alimentação dedicadas para impressão em papéis especiais com tamanhos incomuns ou gramagens diferentes.
  • Tamanho da bandeja de entrada: Se o ponto anterior é uma preocupação para ti, considera também o tamanho da bandeja de entrada. Garante que há suficiente espaço para o tipo de papel que mais usas para que não tenhas que estar constantemente a recarregar.

4# Evita estes erros típicos na escolha de uma impressora

Agora que já sabes as principais funcionalidades que procuras na impressora multifunções, verifica se não estás a cometer um destes erros:

Aguentares impressoras antigas demasiado tempo

É normal tentares dar o máximo de uso à tua impressora. Ainda assim, chega o momento em que é hora de mudar: seja para teres maior comodidade ou mais facilidade nas ligações, mais qualidade nas impressões, maior velocidade ou reduzir custos.

Vende as tuas impressoras antigas no OLX e ganha algum dinheiro para comprares novas.

Não estimar um número mensal de páginas a imprimir

Ao compreender o volume de impressão mensal, é mais fácil identificar a impressora que funciona melhor para o teu ambiente de trabalho. Como fazer isso? Vê o histórico de compras de papel, faz uma avaliação de impressão rápida ou gera um relatório a partir da impressora atual.

Excesso de funcionalidades

Não faz sentido comprar uma impressora com funcionalidades que nunca vais utilizar. Considera bem o que precisas numa impressora multifunções e encontras oportunidades a excelentes preços.

5# Escolhe o modelo de impressora multifunções que cumpre todos os teus requisitos no OLX

No OLX encontras impressoras para todos os gostos e bolsos. São mais de 9.000 anúncios com todas as funcionalidades, das mais profissionais às mais simples.


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *