O plástico de utilização única tornou-se algo comum no nosso dia a dia. No entanto, as consequências que isso traz para o nosso ambiente e para as espécies são alarmantes.

Todos os dias, mais de 8 milhões de pedaços de plástico chegam aos nossos oceanos. Estima-se, ainda, que em 2050 haja mais plástico do que peixes nos oceanos.

A nível global, os líderes de várias nações tentam procurar maneiras de reduzir o consumo de plástico, mas se a sociedade quer eliminar o plástico de utilização única, cada um de nós tem de ajudar.

Reduzir o consumo é fundamental, além de reutilizar e reciclar. E a verdade é que conseguir isto é muito mais fácil do que parece.

Junta-te ao movimento!

1. Diz NÃO às palhinhas de plástico!

Quantas vezes preferes beber uma bebida por uma palhinha de plástico quando tens um copo mesmo ao lado? Este tipo de comportamento parece inofensivo, mas a verdade é que as palhinhas podem causar muitos danos aos animais e aos nossos ecossistemas.

Se não te imaginas a deixar de usar palhinhas, não te preocupes! Cada vez mais há bons substitutos. Já deves ter reparado que muitos restaurantes estão a substituir as palhinhas de plástico por palhinhas de papel. Atualmente também consegues comprar palhinhas reutilizáveis de metal, de bamboo ou até de silicone. Na próxima vez que fores beber a tua bebida favorita, não te esqueças da tua palhinha reutilizável.

2. Investe em garrafas amigas do ambiente

Sabemos o quão importante é beber bastante água durante o dia. Contudo, ainda há muita gente que utiliza garrafas de água de plástico de utilização única. Porque não optas por uma garrafa reutilizável? São uma ótima solução para te conseguires hidratar de forma ecológica. Há inúmeras opções desde garrafas de vidro até garrafas de aço inoxidável.

3. Usa e abusa de sacos reutilizáveis

Lojas e supermercados a nível global já perceberam a diferença que faz utilizar soluções reutilizáveis, como sacos de pano, ou de papel. Uma boa forma de nunca te esqueceres do teu saco é guardares no teu carro ou na tua mala.

4. Compra a granel

Já algum dia te perguntaste como podias evitar comprar arroz, massa, farinhas ou cereais sem ser numa embalagem de plástico? A solução para este problema é a venda a granel, também conhecida como avulso.

Em Portugal, já é possível comprar uma série de produtos a peso e em muitos casos os clientes podem utilizar os seus próprios sacos e frascos, evitando desta forma o uso de plástico de utilização única. Informa-te no teu supermercado mais próximo sobre esta opção.

5. Utiliza termos

Precisas da tua dose diária de cafeina para aguentares um dia de trabalho? Em vez de comprares o teu café em copos takeaway, opta por pedires para encher o teu termo reutilizável. Se andares com o teu próprio termo vais conseguir reduzir o teu uso de plástico e a tua pegada ambiental.

6. Sorri para o mundo com escovas de dentes eco-friendly

Devemos trocar de escova de dentes pelo menos 3 vezes ao ano, dependendo da escova de dentes que usamos. Para reduzir o desperdício de plástico, muitas pessoas estão a optar pelas escovas de dentes de bamboo.

Estas escovas de dentes têm as mesmas características que uma de plástico, com a diferença de serem muito mais amigas do ambiente. Se achas que a escova de dentes de bamboo não é para ti, opta por uma escova de dentes tradicional que possas mudar apenas as cabeças.

7. Moderniza os teus rituais de higiene e beleza

Já deves ter reparado que maior parte das embalagens dos teus produtos de higiene e beleza são feitas de plástico: champô, gel de banho, toalhitas desmaquilhantes, lâminas descartáveis, entre outros produtos. No seguimento da dica anterior, apresentamos mais algumas alternativas para outros produtos de cuidados pessoais com uma grande utilização de plástico. Troca o teu champô e gel de banho por champô sólido e sabonete e investe em lâminas reutilizáveis ou máquinas de barbear/depilatórias elétricas.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Um comentário a “7 dicas para dizeres não ao plástico de utilização única”

  1. Maria de Fátima oliveira Coutinho diz:

    Se não mudarmos o comportamento o mundo vai estar cada vez pior sejamos mais amigos do ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *