Respira fundo e imagina por um segundo o teu escritório em casa de sonho.

A luz natural a entrar pela janela. O silêncio deste espaço que é só teu, o teu centro de concentração. A temperatura perfeita. Esticares-te para trás na tua cadeira ergonómica e sentir que tudo está perfeitamente ordenado e calmo no escritório em casa com que sempre sonhaste.

Agora olha à tua volta. Não é bem como tinhas imaginado? Não estás sozinho. Sabias os portugueses são os mais insatisfeitos com o trabalho remoto, entre todos os países europeus?

Segue estes 7 passos para transformar o teu escritório em casa naquilo que sempre sonhaste.

1# Escolhe uma área dedicada para o escritório em casa

Idealmente, o escritório deve estar numa área tranquila que permita alguma privacidade. Isto é especialmente importante se não fores o único em teletrabalho.

Se estiveres permanentemente em reuniões virtuais, escolhe um espaço afastado da porta de entrada. Afasta-te dos locais de maior “trânsito” em casa – cozinha, sala de estar – e das zonas mais propícias a distrações – o barulho da rua, os sítios em que se ouve o barulho da TV ou da campainha, por exemplo.

Se não tiveres um quarto disponível que te isole do resto da casa, pode fazer sentido investir num biombo para pelo menos criar uma separação física.

2# Verifica a iluminação do espaço

A luz natural é importante para te manteres ativo ao longo do dia. O organismo ajusta-se à evolução da luz ao longo do dia – de manhã ativa-te, ao final do dia diz-te para parar.

Por isso, sempre que possível, escolhe um espaço bem iluminado em que a luz te chegue de lado, não de frente (que te vai ofuscar) ou detrás (que te vai sombrear o espaço de trabalho).

Trabalhar num espaço com luz natural pode reduzir as dores de cabeça e o cansaço visual, permitindo que sejas mais produtivo no dia-a-dia e mais saudável a longo prazo.No que toca à iluminação artificial, escolhe lâmpadas LED, mais económicas, e luz branca, que tornam o espaço mais claro e relaxante.

Descobre como as lâmpadas LED podem ajudar a poupar

3# Encontra a secretária e cadeira certas

Para garantir que usas o teu escritório em casa da forma mais confortável e produtiva, é essencial escolher uma secretária que ofereça o espaço de que precisas e que se adapte ao tipo de trabalho que fazes.

Depois de saberes onde vais posicionar a secretária, tendo em conta a divisão da casa e a exposição solar, escolhe um modelo com o tamanho suficiente para a tua forma de trabalhar e que permita a circulação sem problemas.

Considera se preferes uma mesa retangular ou de canto, de madeira ou vidro, a que altura e se é regulável, e se tem apoio para os pés. Deve ser uma secretária sólida, que não abane com os teus movimentos.

Depois da secretária, a cadeira. Se há um equipamento que vai ter impacto na tua saúde e conforto, é este. As cadeiras de jantar, da cozinha ou decorativas, por exemplo, raramente estão à altura certa e não encorajam uma postura correta.

Se possível, investe numa cadeira de escritório profissional ajustável, que podes ajustar para o teu corpo e espaço de trabalho.

Certifica-te que tem uma altura ajustável, e rodas, que fornece suporte lombar para a parte inferior das costas e, de preferência, permite ajustar a inclinação do assento, altura dos braços e posição lateral do braço.

Guia para tornar o home office mais ergonómico

4# Atualiza os ecrãs

Já calculaste quantas horas por dia passas a olhar para um ecrã? Por ser um dos dispositivos mais usados no dia-a-dia, é essencial para um escritório em casa.

E não é por ser grande que é o melhor para o teu homeoffice. Os monitores com baixa resolução podem mesmo levar a dores de cabeça e fadiga ocular.

Procura estas designações ao escolher um ecrã: QWXGA, QHD, WQHD ou 4K UHD. São sinónimo de alta resolução. Tem em conta também a ligação ao computador. Por exemplo, algumas ligações HDMI limitam a resolução a 1920 x 1200 pixels. Em termos de tamanho, para um escritório em casa é recomendável um ecrã com pelo menos 25 polegadas.

5# Adiciona alguns elementos naturais ou artísticos

A natureza acalma o espírito. Ter uma ou duas plantas na área de trabalho dá um toque natural ao teu escritório em casa que pode melhorar o teu bem-estar. Sabias que ter plantas num escritório pode aumentar a tua produtividade e felicidade no trabalho?

Vê aqui como escolher as melhores plantas para interior

O mesmo se aplica a elementos artísticos. Se não puderes ter obras de arte no escritório, pode ser algo feito por ti ou por alguém que gostes. Já terás uma fonte de inspiração e de calma nos momentos de maior tensão.

6# Reforça a ligação à internet

Quanto mais pessoas usarem a Internet ao mesmo tempo, mais o serviço sofre. Se o sinal não chega ao teu escritório em casa, investe num router ou amplificador moderno que suporte pelo menos 100 Mbps para ligações com fios e pelo menos 802.11n sem fios.

7# Separa o pessoal do profissional

Separar a vida pessoal e profissional pode ser um desafio, mas é possível.

Como? Começa por as separar fisicamente – um espaço para trabalho, outro para lazer. Se o teu escritório em casa for na sala ou no quarto não há problema, basta que decidas não trabalhar no sofá ou na cama, por exemplo.

Define horários bem marcados para trabalho. Horas de início e de fim, com outras atividades já pensadas para antes e depois do trabalho para te obrigar a seguir os horários. Atividades em família e desporto em casa são boas opções.

No OLX encontras tudo o que precisas para dar nova vida ao teu escritório em casa. E não é preciso gastar muito, só precisas de fazer escolhas inteligentes. Começa hoje.


Próximas leituras:

Dicas para uma limpeza de casa sustentável
Procuras adotar hábitos de limpeza de casa mais sustentáveis? Trazemos-te 6 dicas …
Como melhorar a eficiência energética da tua casa
A preocupação com a eficiência energética é aplicável a todas as casas. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *