Já alguma vez pensaste em comprar uma autocaravana? De teres um apartamento sobre rodas, não precisares de reservar quarto em hotel, deslocares-te livremente e parares quando te apetecer, pelo tempo que quiseres? Sim, será o paraíso. Mas cuidado que existem serpentes…

Comprar uma autocaravana pode ser muito atrativo para quem gosta de viajar sem restrições, mas todas as coisas boas têm, geralmente, um lado negativo. Assim, sugerimos-te que, antes de avançares com a compra, alugues uma, para saber se uma autocaravana é um sapato para o teu pé. E mesmo tendo gostado da experiência, deves considerar alguns pontos antes de avançares para a compra.

Dicas para comprar uma autocaravana

1. Orçamento

Se queres comprar uma autocaravana, precisas de saber quanto dinheiro podes e estás disposto a gastar. Recomendamos-te que faças uma pesquisa on-line para descobrires fabricantes e/ou vendedores, o modelo que mais se adequa ao que desejas e os diversos preços de autocaravanas novas ou usadas. Em especial no caso de modelos usados, é possível negociar o preço pedido e obter uma redução.

2. Comprar ou alugar?

Por muito que aprecies os benefícios de usar uma autocaravana, deves pensar se vale a pena seres proprietário de uma ou simplesmente alugá-la quando te for conveniente, para escapadas de fim-de-semana ou viagens mais longas. Se a tiveres parada por longos períodos, por falta de tempo disponível (por motivos profissionais, etc.), mais vale alugares uma quando a quiseres utilizar, já que vai ficar mais barato. 

Outra coisa em que deves pensar é onde a podes estacionar, seja ao ar livre ou em garagem. Uma autocaravana não cabe na maioria dos lugares de estacionamento. Depois, estás a pensar usá-la em curtas escapadas de fim-de-semana ou em viagens mais longas? Se não consegues decidir o destino ou a duração das viagens, podes recorrer à Internet.

3. Comprar uma autocaravana usada

Se comprares uma autocaravana usada, o preço é mais baixo e podes repará-la ou modificá-la de acordo com o que desejas. Mas, atenção: um veículo usado está geralmente em piores condições do que um novo ou seminovo e tem uma quilometragem superior. Neste caso, a ocorrência de avarias aumenta e se a autocaravana for mais antiga é mais difícil encontrar peças.

Por isso, quando compras uma viatura usada, verifica o seu estado mecânico. Se não tiveres conhecimentos suficientes nessa área, socorre-te de um entendido ou mecânico da tua confiança. Uma dica adicional: pede que te informem pormenorizadamente sobre os dispositivos da autocaravana e o seu funcionamento e também como mudar pneus, verificar o óleo, nível da bateria, etc.

Artigo relacionado: 3 parques de autocaravanas em Portugal

4. Licenciamento

O aspeto legal é algo que tem de ser considerado. Ao comprares uma autocaravana, certifica-te da sua lotação autorizada e que cumpre todos os requisitos para circular sem mais qualquer limitação do que as gerais constantes no Código da Estrada. 

A legalização de veículos é um processo complicado, confuso, moroso e dispendioso. Por isso, mesmo que o preço inicial de uma autocaravana não licenciada pareça atrativo, tem em consideração os incómodos, o tempo que vais despender e o preço final.

5. O tamanho importa

Maiores dimensões traduzem-se, geralmente, em mais espaço interior, mas também implicam uma redução da facilidade de circulação e de estacionamento. Numa viatura maior, podes andar lá dentro de pé, ter casa de banho com chuveiro, cozinha, armários, mais espaço para bagagens, uma cama maior, etc. etc. Por outro lado, é mais difícil de manobrar, em especial em ruas estreitas, e de estacionar em garagens, lugares ou parques, devido à sua altura e comprimento.

Um veículo mais pequeno proporciona uma maior mobilidade. Em contrapartida, não podes dispor do conforto e das mordomias de uma autocaravana maior. A escolha é tua.

6. Acessórios indispensáveis

Mesmo no caso de autocaravanas menores, há coisas que não deves dispensar:

  • Um frigorífico, mesmo que pequeno;
  • Um fogão, para poder cozinhar no interior, em especial se o tempo estiver mau;
  • Um lavatório com torneira de água;
  • Uma segunda bateria para poder alimentar dispositivos eletrónicos sem correr o risco de descarregar a bateria principal;
  • Uma tomada exterior para recarregar essa bateria e onde possas conectar dispositivos com consumo elevado, como ventoinhas ou secadores de cabelo.

7. Configuração

A configuração do interior de uma autocaravana varia, mas há dois pontos que vale a pena considerar. Um é o tamanho da cama, que, por vezes, é curto para pessoas de maior estatura, o que é desconfortável. O outro é ter uma área para os ocupantes se sentarem a uma mesa interior.

8.  Espaço para bagagens

Dependendo do tipo de viagens que planeias fazer com a tua autocaravana, precisas de levar contigo tudo o que é necessário para uma deslocação confortável. Para teres uma ideia, pensa no espaço que tens de usar para material para dormir e comer, roupa, acessórios de casa de banho, dispositivos eletrónicos, objetos pessoais – e onde podes armazenar tudo isso.


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *