Treinar em casa é uma forma simples e prática de manter uma rotina de exercício físico sem perder tempo em deslocações para o ginásio, sem gastar muito dinheiro e com toda a privacidade. Tudo o que precisas são equipamentos que encontras no OLX a preços imbatíveis.

1. Tapete de fitness

Um dos essenciais básicos para quem treina em casa é o tapete de fitness. Existem modelos mais vocacionados para cada desporto, como yoga, pilates ou ginástica.

Por exemplo, quem pratica pilates tende a estar mais tempo de sentado, joelhos ou de costas. Neste caso, é importante escolher um tapete específico para pilates, pensado para conforto e com um acolchoamento reforçado.

Caso o tapete se destine à prática de yoga, então deve ser mais fino, comprido e, sobretudo, antiderrapante, pois é o que permite estabilizar as posições de equilíbrio durante mais tempo e em segurança. Se além do yoga, fores utilizá-lo para meditar, então opta por um ligeiramente mais espesso, para um maior conforto.

O tapete de ginástica é o mais multifuncional que podes encontrar e um excelente aliado para exercícios de desenvolvimento muscular ou para trabalhar os abdominais. Uma das principais diferenças deste para os demais tapetes é o facto de ser resistente à abrasão, isto é, podes usá-lo com o calçado de desporto. Este deve ser firme para absorver todos os impactos e ligeiramente espesso.

Artigo relacionado: Roupa desportiva imprescindível na hora de treinar

2. Kettlebells

O kettlebell é uma ferramenta de treino em casa simples, com uma alça confortável, que permite exercícios de pressão, tração e deslocamento, semelhantes aos realizados com um haltere.

Os kettlebells de ferro fundido têm uma alça grossa, o que se torna mais adequado para treinos de força e equilíbrio. Já os kettlebells ajustáveis permitem escolher o peso adequado a cada pessoa.

3. Corda

Saltar à corda é um dos exercícios cardiovasculares mais eficazes. Para além disso, a corda ocupa pouco espaço e é perfeita para treinar em casa.

Para conseguir um ótimo rendimento, este acessório deve ser leve e as alças devem ser ergonómicas e reforçadas com espuma. E sabias que existem tipos de corda que contam digitalmente quantos saltos deste ou quantas calorias perdeste com o exercício?

4. Roda de abdominais

As vantagens de uma roda de abdominais são várias: permite trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, queimando calorias extra, e fortalece as costas, ajudando a prevenir lesões.

Este acessório deve ser utilizado depois de já familiarizado com os exercícios. Se estás a começar, opta por exercícios mais simples como flexões, pranchas, bola de pilates e outros e, quando os teus músculos estiverem mais fortalecidos, avança para a roda de abdominais.

5. Bandas elásticas

As bandas elásticas são um dos essenciais para treinar em casa porque se adaptam à intensidade objetivos de cada utilizador. Além de fortalecerem e tonificarem os músculos, as bandas elásticas também trabalham a resistência, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Estão disponíveis com vários comprimentos, formas, resistências e cores.

Artigo relacionado: 5 passadeiras de corrida a partir de 200€

6. TRX

Além da corda de saltar, tens também nas cordas de suspensão um dispositivo fácil de usar para alongar e melhorar a flexibilidade das pernas, por exemplo, trabalhando o equilíbrio e a amplitude de movimento, numa postura natural. Estas cordas podem ser ancoradas a uma porta, sendo por isso muito fáceis de montar.

O TRX baseia-se, em suma, na realização de treinos de suspensão com o próprio peso, com objetivo de desenvolver força, flexibilidade e estabilidade do core. As bandas ou cordas TRX têm comprimentos diferentes e, para que o treino seja o mais confortável possível, deves escolher a mais adequada à tua altura ou, de preferência, optar por uma cujo comprimento possa ser regulado.

7. Saco de boxe

Um saco de boxe é indicado para treinar em casa, especialmente em exercícios de intensidade. Existem modelos com suporte de teto ou de pé, com as medidas padrão de cada desporto.

No OLX encontras opções para boxe e golpes de punho, kick boxing ou Muy Thai. Outro fator a ter em conta é o material de que é feito, sendo os mais comuns o couro natural, sintético, e lona.

8. Bicicleta elíptica

Mulher com fones a fazer exercício em bicicleta estática

O treino com bicicleta elíptica é indicado para quem procura queimar gordura, perder peso, tonificar os músculos do corpo como um todo e melhorar a resistência cardiovascular. Além disso, não ocupa muito espaço e é fácil de utilizar.

Ao comprar uma bicicleta deste tipo para treinar em casa, deves considerar a estabilidade, a variedade de programas, a facilidade de montagem e armazenamento, e os programas pré-instalados.

Para a perda de peso, recomenda-se um treino de pelo menos 30 a 45 minutos de intensidade moderada, três a cinco dias por semana.

Artigo relacionado: As melhores sapatilhas running por menos de 100€

9. Máquina de remo

A máquina de remo é um dos itens que deve fazer parte dos treinos em casa, já que permite trabalhar vários músculos ao mesmo tempo e de uma forma muito completa, e reforçar tanto a força como a resistência. Além disso, alguns modelos são dobráveis, acabando por ocupar pouco espaço.

No OLX, encontras máquinas hidráulicos, de resistência ao ar e magnéticas. As máquinas hidráulicas proporcionam movimentos mais macios e uma sensação mais realista da atividade de remar. As de resistência são indicadas para a maioria dos atletas recreativos que pretendem manter a boa forma em casa, são as mais comuns e têm preços acessíveis. As magnéticas são projetadas para treinos até 7 horas por semana, são silenciosas e mais suaves.

No OLX encontras os melhores equipamentos para treinar em casa com o máximo de conforto, segurança e energia, a preços imbatíveis. Experimenta!


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Um comentário a “9 equipamentos essenciais para treinar em casa”

  1. Eugénia Maria Bicha diz:

    Eu não leio, nem faço exercício.
    Mas acho que estes conselhos são muito eficazes, e, claro está dignos de serem postos em prática. Mas, não por mim, que tenho preguiça de os praticar. Detesto desporto, mas, tenho milhões de ténis que comprei no OLX. Também comprei muitos blusões de ganga Levi’s a preços módicos, assim como calças de ganga Levi’s, e, também de outras marcas e blusões de penas DUFFY que se vendiam antigamente muito caro. Tudo isto foi devido ao OLX que me proporcionou a sua aquisição tudo do mais «Cheapest ».

    Graças ao OLX, hoje tenho tudo aquilo que ambicionei ter.
    Bem Hajam,

    Muito Obrigada, OLX
    Eugénia Galveias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *