Quando falamos de sono, o espaço é importante. Se és dos que não prescinde de uma boa noite de sono, opta por uma cama de casal.

Se dormirmos oito horas por noite, vamos passar um terço da nossa vida numa cama. Portanto, é bom que seja uma excelente cama, concordas?

Verifica três dicas fundamentais para a escolha da tua próxima cama de casal

1. O tamanho adequado

Tenta perceber qual é o tamanho de cama que se adequa ao teu quarto. Se tens um quarto pequeno, considera o espaço para circulação e de acesso a móveis como guarda-roupa ou cómodas.

Também é importante verificar a altura da cama, de forma a obteres o máximo de conforto e funcionalidade. O ideal é que a altura seja de, aproximadamente, 60 centímetros, entre o chão e o topo, considerando que o colchão terá mais 30 a 40 centímetros de altura.

2. A escolha do colchão certo

Não se trata apenas de escolher a cama de casal certa. O colchão é determinante para o conforto e a garantia de boas noites de sono.

Existem colchões de mola, formados por estruturas de aço ou os colchões de espuma, que são classificados pela sua densidade, indicando sempre o peso que suportam.

Tens ainda outras opções, como os colchões ortopédicos, para problemas de coluna ou, os de espuma viscoelástica, sendo também recomendados para casais com muita diferença de peso entre si.

3. As almofadas certas

As almofadas certas são imprescindíveis para um sono de qualidade. Sabias que existem diferentes modelos de almofada consoante o tipo de posição de dormir? Verifica qual o teu tipo certo, no quadro seguinte.

Posição de dormirModelo de almofada recomendado
Dorme de costasAlmofada macia
Dorme de ladoAlmofada firme
Almofada com penas de ganso
Dorme em várias posiçõesAlmofada viscoelástica
Para quem tem alergiasAlmofada de fibra e microfibra

Encontra o modelo certo para ti no OLX!

O quarto é a parte mais privada da casa

Se procuras uma cama de casal nova, antes de comprar, coloca a economia a circular e anuncia o que queres vender.

A cama de casal é o elemento que vai personalizar esta divisão da casa, mas nem por isso deve ser descurada.

A tua cama de casal tem o poder de criar um espaço confortável, dar aconchego e boas noites de sono. O estilo pode ser variado e existem vários modelos disponíveis.

Mulher jovem a dormir na cama

O modelo certo depende do tamanho

O tamanho standard para uma cama de casal varia entre a cama tradicional, a cama queen size, e a cama king size. Vamos conhecê-las.

Cama de casal tradicional

Tem geralmente entre 1.88m de comprimento e 1.38m de largura. É projetada a pensar na dimensão de duas pessoas, sendo que corresponde, aproximadamente, a duas camas de solteiro juntas.

Este é o modelo de cama que permite encontrar mais facilmente todo o tipo de acessórios e têxteis. É muito procurado mesmo para uso de uma pessoa só.

Para o tamanho tradicional, encontras modelos como os sommiers, com arrumação por baixo da cama ou, também, camas com gavetas, facilitando a organização do teu quarto e trabalhando em conjunto com o teu guarda-roupa para ter tudo à mão e no devido lugar.

Cama Queen Size

A cama Queen Size apresenta dimensões 1.98m e 1.58, comprimento e largura, respetivamente, sendo um pouco maior que a anterior.

Pelas medidas ligeiramente acima em relação à cama de casal tradicional, acaba por conferir mais conforto a duas pessoas.

Casais com um quarto com boas dimensões tendem a optar por este modelo, por garantir mais espaço.

Cama King Size

Esta é a cama que mais espaço oferece a duas pessoas. Com dimensões de 2.03m de comprimento e 1.93m de largura, proporciona mais conforto.

De ressalvar, no entanto, que as dimensões desta cama nem sempre permitem que  seja viável em quartos mais pequenos.

Vamos falar de acessórios?

Como é natural, as camas necessitam de acessórios como lençóis, mantas, colchas ou capas de edredão, para dormires mais confortável. Para escolher acessórios, deves ter atenção às medidas exatas da cama, comprimento, largura e altura.

Se tens preferência por lençóis com elástico, lembra-te da medida de comprimento da cama de casal. O valor correto da altura é importante para evitar que o lençol se solte facilmente. E não há nada como acordar com a cama praticamente intacta, concordas?

Já as colchas e mantas não precisam de seguir medidas exatas, mas deves estar atento para que estas não sejam demasiado curtas ou fiquem caídas no chão, acumulando pó e interferindo na circulação do quarto.

Pode existir uma maior variedade de edredões e lençóis mais comuns, isto é, sem elásticos. Seja qual for a tua preferência de modelo, podes escolher de acordo com o estilo de decoração do teu quarto e gostos pessoais.

Compra aqui o teu conjunto de lençóis!

Alguns estilos adicionais que podes adotar no teu novo quarto

  • Campestre ou Rústico: Podes utilizar uma cama vintage. O mobiliário clássico é sinónimo de elegância e pode ser perfeitamente aliado ao conforto.
  • Minimalista: Com uma cama de casal simples, com ou sem cabeceira, sommier ou de estrutura básica. Podes complementar e alterar a decoração de acordo com a estação do ano ou, simplesmente, com a tua vontade.
  • Moderno: As camas de estilo moderno podem ser arrojadas. Há quem arrisque até num formato redondo ou oval. Tudo depende do espaço disponível e da criatividade. O primeiro passo passa por aliar a dimensão da cama de casal ao espaço do quarto, aliando a criatividade ao conforto.

Encontras o modelo certo no equilíbrio entre as tuas expectativas de comodidade na cama de casal que procuras, com a área que tens disponível, para que o espaço não torne o teu projeto de nova cama impraticável.

Começa por tirar as medidas corretas do quarto e verificar se consegues mover-te, abrir portas ou gavetas. É aconselhado que deixes, no mínimo, 60 centímetros entre a cama e a parede e móveis.

O OLX está sempre a postos para te levar ao que mais precisas. Guarda as camas de casal que mais gostas ao longo da tua pesquisa e, no final, revê e escolhe a cama perfeita.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *