A última sexta-feira de novembro aproxima-se. Dia 27 de novembro, para ser mais exato, começa a Black Friday 2020. São cada vez mais os portugueses que aproveitam este dia para iniciar as compras de natal ou, simplesmente, para não perder as oportunidades.

Também estás a pensar renovar o guarda-roupa? Ou em comprar alguns novos gadgets? Então não percas esta oportunidade. Prepara-te para o grande dia.

Aproveita e vende as coisas que já não usas ou que vais deixar de usar. Ao fazê-lo não só abrirás espaço nos armários e nas estantes, como contribuirás para um consumo mais consciente. E podes preparar a carteira para comprar o que te faz falta.

Neste artigo contamos-te tudo acerca deste dia e damos-te as tips necessárias para que aproveites a Black Friday 2020 de forma mais sustentável.

O que é a Black Friday

O termo Black Friday, em português sexta-feira negra, surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 90. Trata-se de um evento promocional que inaugura a temporada das compras de natal com grandes promoções. É comum encontrar, neste dia, grandes filas de pessoas junto às lojas e aos centros comerciais (embora a Black Friday 2020 seja, claro, diferente). O objetivo? Agarrar os melhores preços.

Quanto à sua origem, o primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica: a que começou nos  EUA a 24 de setembro de 1869.

Um século depois, na década de 1960, o termo voltou a ser usado, mas com outro propósito. Passou a denominar o dia das promoções feitas na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, referindo-se à confusão causada pelo grande número de consumidores nas ruas. 

Gradualmente, este conceito foi ganhando popularidade e, partir da década de 90, passou a ser oficialmente utilizado para designar o dia que inaugura a época de compras natalícias. Atualmente, a Black Friday é conhecida pelas grandes reduções de preço praticadas nesse dia.

Em Portugal, apesar de não se festejar o dia de Ação de Graças, a tradição norte-americana tem vindo a ganhar expressão. Este ano, a iniciativa está marcada para esta sexta-feira, dia 27 de novembro.

Entretanto, à Black Friday já se juntou também a Cyber Monday, dedicada às compras feitas exclusivamente online. Esta realiza-se na segunda-feira a seguir ao dia de Ação de Graças.

Quanto ao que podes comprar nestes dias, a lista é extensa. São cada vez mais as lojas que aderem a estas campanhas. Contudo os artigos mais procurados, e com maiores descontos na Black Friday, são os equipamentos tecnológicos e o vestuário.

Black Friday e sustentabilidade

Numa sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade ambiental, o modelo tradicional de consumo começa a ser questionado e identificado como um risco para o planeta. Porquê? Porque ao adquirimos produtos novos estamos a contribuir para a continuação de uma cadeia de produção que consome recursos e que polui o ambiente.

É oficial: já esgotámos os recursos naturais da Terra para 2020

A Black Friday é um dos dias de maior consumo no ano o que se traduz num impacto negativo no ambiente.

Contudo, nada disto quer dizer que devas deixar de comprar. Podes continuar a fazê-lo, mas o melhor é que o faças de forma consciente. Antes de comprar, pensa nisto:

  1. Reduz o consumo. Ou seja, não compres só por comprar. Por muito barato que seja um artigo, será sempre um desperdício se não lhe deres um uso ou um destino.
  2. Opta por produtos ecofriendly. São, cada vez mais, os artigos “amigos do ambiente” – feitos de materiais sustentáveis ou reciclados. Procura nas etiquetas e descrições dos produtos para ter a certeza do que estás a comprar.
  3. Vende os artigos que não usas para ganhar espaço para os novos

Se és um adepto da Black Friday e não perdes uma boa oportunidade para renovar os teus produtos antigos, a última dica é para ti. Ao venderes aquilo que já não usas, não só ajudas o planeta, como também podes ganhar uns trocos – que podes investir nas tuas novas compras!

Economia Circular: sabes como tornar o planeta ainda mais redondo?

Despacha a tralha usada

Por vezes, esquecemo-nos do valor que temos em casa. Se também tu tens uma arrecadação ou um sótão cheio de coisas à espera de serem despachadas, não adies mais. Aproveita para vender as coisas de que já não precisas e ganha algum dinheiro. 

  • Livros: És um bookaholic? Então está visto que vais aproveitar as melhores promoções para encheres as estantes com os últimos best-sellers. Aproveita e despacha agora os livros que não te dizem tanto. Ao fazê-lo, não só estarás a dar uma nova vida aos usados, como ainda abrirás espaço para os novos.
  • Roupa: Pretendes renovar o teu guarda roupa e ainda não sabes o que fazer com o amontoado que mora no teu quarto? Vende! Dependendo da marca, do seu estado de conservação e da existência de etiquetas, as roupas podem render bastante dinheiro. Aproveita para abrir espaço para as novas peças e ganha uns trocos.
  • Tecnologia: Já estás a pensar naquele telemóvel novo que queres comprar? Mas ficas sem budget para mais compras na Black Friday 2020? Então começa já a poupar. Podes vender o portátil antigo que já não usas, aquela Go Pro que nunca teve uso, ou aquele monitor que já não te serve. A lista é extensa.

Portanto, desde o telemóvel antigo ao vestido que já não te serve, o OLX é o sítio onde podes vender! E o processo é super simples. Basta tirar umas fotografias, publicar um anúncio e responder aos possíveis compradores.

Poderás fazê-lo, não só através do teu pc, como também do teu telemóvel – instalando a app do OLX

Para tornar a venda mais rápida, não te esqueças de colocar fotos nos anúncios, de descrever o melhor possível os artigos e de responder aos interessados. Se quiseres um boost para despachar tudo num piscar e fechar de olhos então coloca o teu anúncio em destaque. Vais vender ainda mais rápido!

Continuas com dúvidas? Então dá um check neste artigo e fica a saber quanto podes ganhar.

Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

A Black Friday 2020 está à porta e com ela a corrida pelas melhores oportunidades. Se também tu pretendes aproveitar a campanha para comprar umas coisas novas, começa já a preparar-te. Ainda vais a tempo de vender o que já não usas e de ganhares uns trocos para o grande dia.

O OLX está cá para te desempatar a vida!


Próximas leituras:

8 ideias de fatos e máscaras de Halloween
Estas 8 ideias de fatos e máscaras de Halloween são assustadoramente simples …
Decoração de Halloween: 7 ideias arrepiantes
Abóboras, velas, bruxas e poções mágicas. Descobre 7 dicas infalíveis de decoração …

Um comentário a “Black Friday 2020: vende antigo para comprar novo”

  1. Fernando CALDEIRA diz:

    Muito obrigado por todo esclarecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *