A preparação do Natal pode tornar-se bastante stressante, especialmente no diz respeito ao momento de comprar as prendas. E isto pode acontecer se não tiveres uma noção clara daquilo que queres oferecer, de quem vais presentear ou do valor que podes dar por prenda. Os cabazes de Natal são uma das opções mais clássicas, mas são uma excelente ideia para oferecer, pois é um presente útil e há um número infinito de ideias.

Para te desempatar a vida e ajudar a sobreviver à época mais caótica do ano, partilhamos algumas sugestões de cabazes de Natal – uma solução prática e bem em conta para oferecer a colegas, amigos e família.

Acredita, estas dicas vão ser um verdadeiro life saver para ti, principalmente com a chegada da Black Friday e da Cyber Monday.

Porque deves ter uma lista para as compras de Natal

Para não te esqueceres de nada nem de ninguém

Entre oferecer presentes de Natal à cara-metade, sogros, pais, sobrinhos, filhos, professora da escolinha dos mais novos ou para o amigo secreto, é normal alguém ficar esquecido.

E também não podes começar a caça aos presentes de Natal sem sequer teres uma ideia do que podes oferecer a cada uma destas pessoas.

A lista de compras vai ajudar-te a evitar esquecimentos, a oferecer algo que as pessoas vão realmente gostar e a ter pelo menos um plano B, just in case.

Porque te ajuda a poupar tempo… e dinheiro!

Uma lista de compras de Natal ajuda-te a gerir melhor o teu tempo, bem como o budget disponível para as prendas. Ao teres apontado num papel ou no telemóvel tudo aquilo que tens para comprar, sabes exatamente onde ir, o que procurar e quanto podes gastar em cada prenda.

Imagina que vais oferecer à tua mãe aquele aspirador robot que ela já anda a pedir desde o Natal do ano passado. Vamos ainda supor que o teu budget para esta prenda é de 80 euros. Isto já reduz bastante as opções disponíveis.

Ao entrares no OLX, vais direto à secção de aspiradores, na categoria Eletrodomésticos, ou procuras na barra de pesquisa “aspirador robot”. Ajustas o limite do preço, se queres o produto novo ou usado, e a localidade. Em poucos cliques, encontras o presente ideal ao melhor preço.

Sabes quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

Agora que estás a par de todos os benefícios de teres um guia para as tuas compras de Natal, vamos passar ao que deve constar nesta lista.

A ideia é criares uma tabela, por exemplo, em que a primeira coluna diz respeito ao nome das pessoas que vais presentear; na segunda coluna apontas o que queres dar; na terceira colocas o valor; e assim sucessivamente.

Lista completa para as tuas compras de Natal

1# Define um budget

Como te explicamos acima, é importante definires um orçamento exclusivo para as prendas de Natal. Assim, vais conseguir focar-te naquilo que podes gastar, sem comprometer o teu orçamento familiar ou sem cair na tentação de comprar de forma inconsciente. 

Se este budget é mais reduzido ou não te permite gastar um valor muito elevado por prenda, opta por comprar em segunda mão. O OLX está repleto de ótimas oportunidades para ofereceres aquilo que tanto desejas, por um preço muito mais em conta.

Por exemplo, os mais pequenos crescem à velocidade da luz e a roupa deixa de lhes servir a este ritmo. Compra roupa de bebé em segunda mão e faz um cabaz de Natal com vários conjuntos para o dia a dia. Isto pode ser uma excelente forma de ofereceres aquilo que eles precisam, sem gastar muito dinheiro.

2# A quem vais dar presentes?

Esta é a parte em que vais apontar o nome de cada pessoa a quem queres oferecer um presente. Coloca os nomes seguindo uma ordem prioritária, em que os primeiros nomes são daquelas pessoas mais próximas e a quem vais dedicar grande parte do teu budget e os últimos nomes são daquelas pessoas a quem vais oferecer algo mais simbólico, como um amigo secreto.

3# O que pensas oferecer: Plano A e plano B

Para cada pessoa que identificaste na etapa anterior, o que estás a pensar oferecer? É bom que tenhas mais do que uma ideia. Em caso de o produto estar indisponível, por exemplo, tens sempre um plano B.

Ao escolheres as prendas a oferecer a cada um, tem em conta os seus gostos, aquilo que já tenham comentado que gostariam de ter ou o que sabes que lhes faz falta. Este é o momento de brilhares e mostrares que és uma pessoa atenta.

À frente de cada prenda que apontes na tua lista de compras de Natal, lembra-te de atribuir um valor máximo, tendo em conta o teu budget.

4# Não te esqueças do amigo secreto!

Junta à lista de compras de Natal, as lembranças que vais oferecer no amigo secreto da empresa, do teu grupo de amigos ou da faculdade. Isto também conta para o budget final.

5# Opta por oferecer cabazes de Natal

Os cabazes de Natal são uma excelente forma de ofereceres mais do que um presente ou uma prenda mais completa sem fugir do budget. Existem vários cabazes de Natal já prontos para comprar e oferecer, mas podes sempre criar os cabazes conforme desejes. Podes criar cabazes de roupa, de produtos de beleza, doces tradicionais ou de bebidas.

6# Não te esqueças dos embrulhos

Acrescenta a esta lista os embrulhos das prendas e dos cabazes de Natal. Não só para não te esqueceres deles, como para contabilizares o gasto desta peça fundamental. Por muito baixo que seja o valor de meia dúzia de rolos de papel embrulho e laçarotes, são sempre um gasto que pesa no teu orçamento.

Podes comprar os típicos embrulhos de Natal ou contribuir para a economia circular, com opções mais sustentáveis e originais. Cria os teus próprios embrulhos com restos de tecido que tenhas por casa, jornais antigos ou papel reciclado.

Podes sempre recorrer a caixas ou sacas. Assim, as pessoas a quem vais oferecer as prendas e os cabazes de Natal podem reutilizar ou até mesmo usar como decoração.

Por que oferecer cabazes de Natal

Os cabazes de Natal são uma forma mais económica, completa e personalizada de oferecer presentes a alguém. Só precisas uma caixa ou de uma cesta e de as preencher com aquilo que queres oferecer.

Podes reunir uma série de pequenas lembranças, mais baratas, e juntá-las num único presente. Se preferires, podes personalizar ainda mais o cabaz e ser tu próprio a criar as prendas – produtos artesanais, doces tradicionais, geleias caseiras ou sabonetes home made.

3 ideias de cabazes de Natal para todos os bolsos

Cabaz de Natal Gourmet

Reúne neste cabaz produtos gourmet, como um bom vinho do Porto, bolachas caseiras feitas por ti, uma geleia ou compota de morango, de noz ou de abóbora, uns chocolates ou um queijo.

Adapta este cabaz às preferências da pessoa que o vai receber.

Produtos de Beleza

Estes cabazes de Natal são a prenda ideal para aqueles amigos que se preocupam bastante com cuidados da pele, que gostam sempre de ter as últimas novidades do mercado da maquilhagem ou que não dispensam um bom creme e perfume.

7 perfumes baratos unissexo que os dois vão querer usar e abusar

Cabaz de Natal Sustentável

Os cabazes de Natal sustentáveis são ótimos para mimar os amigos, familiares e colegas preocupados com o Planeta. Também são uma excelente forma de converter os mais céticos a adotar um estilo de vida mais sustentável.

Podes oferecer cabazes de produtos de beleza cruelty-free, um conjunto de produtos alimentares biológicos ou um kit de higiene sustentável, composto por uma escova de dentes de bamboo, pasta de dentes ecológica e um suporte para a escova feita de materiais reciclados.

Usa a tua criatividade e as ferramentas do OLX a teu favor para oferecer as prendas de Natal mais originais e amigas do ambiente.

Boas festas!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *