As cadeiras auto são essenciais para o conforto e a segurança das crianças enquanto viajam nos automóveis. Segundo a ACP, em caso de acidente as cadeiras reduzem em 75% a probabilidade de morte e em 90% a de lesões.

Porém, nos últimos anos temos assistido a um boom de tecnologias que, por um lado, proporcionaram um aumento da segurança das crianças nas viagens de automóvel, mas que, por outro lado, complicam a vida dos pais! Torna-se cada vez mais difícil conhecer todas as diferentes opções de cadeiras auto e a que situações melhor se adaptam.

Mas não desesperes! Neste artigo descomplicamos-te a vida e ajudamos-te a encontrar a cadeira ideal para os mais pequenos.

Qual a melhor cadeira para crianças?

Os diferentes tipos de cadeiras auto são distribuídos por grupos, conforme a idade e altura das crianças. Esta é a classificação geral:

Grupo 0 – até aos 6 meses ou 10 kg

Cadeirinhas destinadas a casos especiais, como bebés prematuros ou recém-nascidos com problemas respiratórios. São apenas utilizadas quando recomendadas por um profissional de saúde.

Grupo 0+: desde o nascimento até aos 15 meses ou dos 40 cm aos 75 cm

Estas são as cadeiras auto para os primeiros meses dos teus filhos. Geralmente são leves e têm uma pega, sendo, por isso, fáceis de transportar. Além disso, são facilmente emparelhadas a um carrinho de passeio, permitindo transferir o bebé sem perturbar o seu sono.

Porém, têm a desvantagem de ter um tempo de vida curto, dado que só podem ser utilizadas até aos 15 meses.

Grupo 0+/1: desde o nascimento até aos 4 anos ou dos 40 cm aos 105 cm

Este é o grupo de cadeirinhas ideal para os primeiros anos dos teus filhos! Têm sido muito populares porque podem ser utilizadas desde o seu nascimento até aos 4 anos de idade e, geralmente, permitem ser viradas para trás ou para frente.

No entanto, estas cadeiras auto são mais pesadas e, por isso, destinam-se a ficar instaladas no carro permanentemente.

Queres comprar uma cadeira auto sem gastar muito dinheiro? O OLX tem centenas de cadeirinhas à tua espera!

Grupo 1: de 1 aos 4 anos ou dos 70 cm aos 105 cm

As cadeiras auto do grupo 1 são a solução ideal para quem pretende substituir uma cadeira do Grupo 0+! São sistemas que exigem menos manobras de instalação e adaptação visto que se destinam a uma idade tão especifica.

Grupo 1/2/3: 1 aos 12 anos ou dos 70 cm aos 150 cm

Embora não seja tão adequado a cada uma das idades, este é o grupo de cadeirinhas mais versátil de todos! Podem ser utilizadas por qualquer criança com mais de 12 meses e são as mais adequadas para quem muda de carro com frequência ou quando existem outras pessoas envolvidas na educação das crianças, como avós e tios.

Grupo 2/3: 4 aos 12 anos ou dos 100 cm aos 150 cm

Estas são as cadeiras auto que melhor se adequam quando as crianças dão um pulo no seu crescimento! Neste grupo já não utilizados sistemas de fixação próprios e, sim, os cintos de segurança do carro.

No entanto, embora sejam a solução ideal para quando os miúdos crescem, é necessário ter em atenção que as crianças estarão mais seguras com um arnês (como figuram os anteriores grupos) e quanto mais tarde o deixarem melhor.

bebé loiro e de olhos azuis sentado numa cadeira auto para crianças pequenas no banco traseiro do carro

Mas não basta escolheres a cadeira apenas em função do peso e/ou idade da criança. Já ouviste falar do sistema ISOFIX? E no I-SIZE?

Cadeiras auto com ISOFIX

O ISOFIX é um sistema universal de ancoragem de cadeiras nos automóveis que, em vez de utilizar o cinto de segurança, usa um ponto de fixação instalado no próprio automóvel. Este sistema permite evitar erros na instalação das cadeiras auto e já é obrigatório para todos os automóveis produzidos a partir de 2014.

Se o teu carro for anterior a esta data, verifica se há compatibilidade com este sistema antes de comprares a tua cadeirinha.

O que é o I-SIZE?

O I-SIZE é o regulamento de segurança Europeu para Cadeiras Auto para criança – ECE R129 – publicado em Julho de 2013. Este regulamento visa melhorar o sistema de encaixe das cadeirinhas, melhorar a segurança em termos de impactos laterais e manter as crianças mais tempo com as cadeiras viradas para trás (até aos 15 meses).

Além disso, indica que a escolha da cadeira deve ser feita com base na altura da criança, e não pelo seu peso (como era anteriormente).


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

2 comentários a “Cadeiras Auto: mantém as crianças seguras e felizes sobre rodas”

  1. isla diz:

    Hi , I’m looking for the finest blog to post one of my client’s articles. During my search, I came across your blog. Well, I found that the posts on your blogs are quite edifying and admirable to read. So,I’d like to suggest your blog  ( https://blog.olx.pt/)   to my clients.Now, I’m reaching out you to ask if you are interested in posting sponsored content on your blog. If so, please devote some time to tell me your thoughts in your busy schedule.I hope our post will definitely bring you valuable information to your avid readers.I’m eagerly waiting to hear from you soon. Thank you,Regards

  2. isla diz:

    Hi , I’m looking for the finest blog to post one of my client’s articles. During my search, I came across your blog. Well, I found that the posts on your blogs are quite edifying and admirable to read. So,I’d like to suggest your blog  ( https://bomdia.eu/)   to my clients.Now, I’m reaching out you to ask if you are interested in posting sponsored content on your blog. If so, please devote some time to tell me your thoughts in your busy schedule.I hope our post will definitely bring you valuable information to your avid readers.I’m eagerly waiting to hear from you soon. Thank you,Regards

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *