Os eletrodomésticos eficientes são uma boa opção por várias razões: poupas na fatura ao final do mês, ajudas o ambiente e modernizas a tua casa. 

Se achas que os teus eletrodomésticos precisam de um upgrade, estas 5 sugestões são para ti.

1# Os frigoríficos são um bom ponto de partida se procuras eletrodomésticos eficientes

Se estás à procura de eletrodomésticos eficientes, o frigorifico é um excelente ponto de partida. Funcionam 24 horas por dia e são uma parte indispensável da casa. Também são um dos produtos com maior consumo de energia em casa, responsáveis por cerca de 10% do consumo total do lar.

Nos últimos anos, a eficiência destes equipamentos disparou. Concretamente nos últimos 20 anos, a eficiência energética média melhorou em 40%. Isto porque os frigoríficos modernos empregam equipamentos mais eficientes, conseguem determinar e manter uma temperatura ideal e passaram a usar novos materiais que transformaram o isolamento do exterior.

Para além disso, estamos a assistir ao despontar dos frigoríficos ‘inteligentes’, que fazem muito mais do que armazenar comida – são um quadro de notas digital, podem ler-te a agenda do dia, ligam-se à tua loja online favorita para fazer as compras por ti e até te mostram vídeos no Youtube. Por todas estas razões, mudar os frigoríficos é um excelente primeiro passo se estás à procura de eletrodomésticos eficientes.

No OLX encontras centenas opções de frigoríficos com classificação “A+++”, a mais eficiente e com vários extras: congelador, em formato americano ou dispensador de água. Muitos incluem também a entrega e instalação.

Encontra os teus eletrodomésticos A+++ no OLX

2# Transforma a tua máquina de lavar roupa num eletrodoméstico eficiente

Na maioria das casas, as máquinas de lavar são um dos principais responsáveis pelo consumo de água e energia. Mas as novas máquinas de lavar com carregadores frontais têm uma maior capacidade (até 12 kg), o que significa que podes lavar mais roupa com uma única carga. Também são mais eficientes em termos energéticos do que os modelos antigos.

E se vais mudar para um eletrodoméstico eficiente, porque não escolher um que seja ‘smart’? Sabias que alguns dos novos modelos analisam o peso da roupa e adequam a energia e água certas para essa carga? Alguns modelos permitem que inicies cargas e escolhas programas a partir do smartphone.

No OLX encontras opções de todas as marcas e tamanhos. Se precisas de ajuda para escolher uma máquina de lavar eficiente, consulta o nosso guia e encontra o modelo certo.

3# O forno é um excelente candidato a eletrodoméstico eficiente

Cada vez mais marcas apostam no desenvolvimento de uma nova linha de fornos menores e com baixo consumo de energia, que funcionam bem para o uso diário.

Sabias que alguns dos novos modelos vêm equipados com uma câmara que identifica os alimentos e sugere uma temperatura de cozedura? Outros conseguem avaliar a temperatura interna da comida e enviam um alerta quando estiver no ponto. Assim, já não tens de abrir, tirar a comida para fora e ver se está bem. E há ainda alguns modelos que se ligam ao teu smartphone para que possas acompanhar a cozedura da tua refeição a partir de outros pontos da casa. Reduzes o esforço e poupas na fatura ao final do mês.

Estes novos fornos usam menos energia, são feitos de materiais fáceis de limpar e que isolam bem – o que significa que o exterior do forno permanece frio e seguro.

E, claro, no OLX encontras modelos destes fornos eficientes para todos os preços, dimensões e marcas.

4# Uma máquina de lavar loiça pode ser um eletrodoméstico eficiente?

De forma resumida, a resposta é sim. Uma máquina de lavar loiça eficiente reduz o tempo de lavagem, o consumo de detergente e a fatura energética.

Antes de investires num destes eletrodomésticos eficientes, há várias coisas a considerar. O principal é o espaço. A máquina de lavar louça deve ser colocada perto da banca para que possa receber água fria. Pode ser tentador escolher o maior modelo do mercado para maximizar as cargas, mas primeiro é necessário avaliar o espaço disponível.

E depois avalia todas as vantagens de trocares a tua máquina de lavar loiça antiga por um eletrodoméstico eficiente, moderno e inteligente: a loiça que fica bem lavada à primeira; os modelos com sensores detetam e previnem inundações; e as versões que impedem que a porta seja aberta a meio de um ciclo de lavagem, o que te deixa descansado com crianças em casa.

Se estás pronto para avançar para estes modelos de eletrodomésticos eficientes, consulta os mais de 1.000 anúncios no OLX.

Bi-horário ou tri-horário: qual é a melhor opção?

5# Dás muito uso ao desumidificador? Troca-o por um mais eficiente.

Os desumidificadores eliminam o excesso de humidade numa casa. Sem um, as divisões podem ganhar mofo e humidade, as paredes podem começar a descascar, os canos a ganhar condensação e pingar, a madeira pode deformar, e as alergias podem piorar. 

Há várias vantagens em optar por um modelo de desumidificador eficiente. Regra geral, quanto mais energia é necessária para o funcionamento do equipamento, maior o nível de ruído emitido. Os eletrodomésticos eficientes, com baixo consumo de energia, são geralmente mais silenciosos e seguros. 

Por outro lado, um desumidificador eficiente reduz os custos de manutenção da casa. Isto porque te ajuda a prevenir obras caras para consertar as paredes, o piso ou a pintura depois dos estragos feitos pela humidade.

Alguns dos modelos mais recentes têm características inovadoras que te descomplicam a vida. Quando está calor, o ar retêm humidade extra. Quando a temperatura desce, o ar contém menos água. Alguns dos modelos mais eficientes ajustam o consumo energético à temperatura da casa.

Outros destes eletrodomésticos eficientes têm mesmo a capacidade de ler a humidade relativa no espaço em que estão e ajustar a potência necessária.

Se fazes uma utilização intensiva deste equipamento, é natural que a fatura ao final do mês se ressinta. Para que o possas continuar a usar ao teu ritmo, troca-o por um desumidificador mais eficiente.

Torna a tua vida mais amiga do ambiente e da tua carteira com estas sugestões de eletrodomésticos eficientes. Vê todas as opções no OLX.


Próximas leituras:

Cyber monday: o que é e porque vale a pena?
A Cyber Monday é um dos maiores dias de compras online. Descobre …
Black Friday 2022: vende antigo para comprar novo
Estás preparado para usufruir ao máximo da Black Friday 2022? Aproveita também …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *