Como aliviar o stress? Milhões de pessoas por todo mundo sofrem deste mal e colocam-se esta questão todos os dias.

O stress faz parte da vida. Em alguns momentos, e em doses moderadas, é positivo e ajuda ao crescimento pessoal e profissional. Os momentos de superação individual dificilmente aconteceriam sem um pouco deste ingrediente. No entanto, o stress em excesso é extremamente prejudicial à saúde e poucas são as doenças em que não tem um papel ativo.

Por isso é tão importante saber como aliviar o stress. Controlar os seus efeitos, e evitar ser controlado por eles, é a diferença entre uma dose saudável e um excesso com efeitos devastadores para a saúde. Mas o que é exatamente o stress e que efeito tem no organismo humano?

O que é o stress e como afeta o corpo

O stress é uma reação natural a ameaças ou mudanças às quais atribuímos especial importância.

As dificuldades financeiras, um divórcio, ou o excesso de trabalho são alguns dos principais fatores de stress. Em algumas pessoas, pode levar ao desespero, o que conduz a ainda mais ansiedade, um ciclo vicioso difícil de combater.

O stress constante ou prolongado contribui para as doenças cardíacas e para a deterioração da saúde em geral. Com o tempo, a adrenalina libertada cria um estado contínuo de vigilância com consequências fisiológicas graves. Em casos extremos de exposição prolongada, o stress pode levar à morte, pois eleva a frequência cardíaca, traz problemas cardiovasculares, dificuldades respiratórias e hipertensão.

Descobre como aliviar o stress com estas dicas que podem ser feitas em qualquer lugar e que promovem o relaxamento.

Como aliviar o stress

1# Pratica exercício físico

O exercício físico é essencial para a saúde física e mental e deve ser incluído no teu plano de autocuidado. Se fores correr fora de casa, procura uma área em que seja fácil manter distância das pessoas, com passeios largos ou pouco frequentadas.

Para aliviar o stress através do exercício físico precisas de equipamentos para praticar desporto em casa, como tapetes, halteres, elíticas, bicicletas estáticas ou cordas para saltar.

9 equipamentos essenciais para treinar em casa

2# Mantém uma alimentação saudável

A alimentação é uma parte indispensável do autocuidado. Sim, mesmo que já não saibas o que cozinhar. Prefere vegetais, frutas, cereais (por exemplo, pão integral, aveia e arroz integral), proteínas magras (por exemplo, ovos, carne magra e tofu) e laticínios (por exemplo, leite, iogurte, queijo). Idealmente, tenta incluir vários destes alimentos em cada refeição.

Se não tens tempo para cozinhar durante a semana, adere ao Batch Cooking. Batch Cooking é o termo em inglês para a preparação de várias refeições em simultâneo, ou em lote. Refere-se ao ato de cozinhar porções maiores que são depois combinadas para criar refeições versáteis ao longo da semana. É possível que o Batch Cooking te leve entre uma e duas horas ao fim de semana, mas durante a semana recuperas o tempo.

3# Ajuda outras pessoas

Os estudos mostram que as pessoas que ajudam os outros, por meio de atividades como voluntariado ou trabalho comunitário, se tornam mais resilientes e sofrem menos com o stress.

Para aliviar o stress, ajuda pessoas que estão em situações piores do que a tua. Se não tens tempo para fazer voluntariado, tenta fazer uma boa ação por alguém todos os dias. Pode ser algo pequeno como ajudar alguém a atravessar a rua ou enviar uma prenda a alguém.

4# Mantém um horário de sono regular

Se procuras saber como aliviar o stress, existe uma forma que nem obriga a sair da cama. Um dos problemas de estar mais tempo em casa é que os horários se esbatem. Mas um horário de sono regular é fundamental para o teu equilíbrio mental. Vai dormir e levanta-te no mesmo horário todos os dias.

5# Separa o tempo de trabalho do tempo pessoal

Para aliviar o stress nos fins de semana ou finais de dia em confinamento, mais parados, deves evitar a tentação de adiantar algum trabalho. É importante para a tua saúde mental que separes claramente os momentos de lazer e trabalho. Guarda tempo para a família, para o desporto, para hobbies, para cozinhar e, simplesmente, para não fazer nada.

12 dicas de autocuidado em tempos de pandemia

6# Medita

Meditar é uma forma de refúgio: da vida apressada, do piloto automático e do stress do dia-a-dia, com a vantagem de ser possível praticar a meditação em qualquer lugar, seja no quarto, sala ou trabalho.

Como aliviar o stress com meditação? Pratica com regularidade e com o equipamento certo. Um tapete adequado permite que possas meditar sentado ou deitado.

Para que possas colocar uma música ambiente que te ajude a relaxar, encontra aqui as melhores colunas.

7# Encontra a tua tribo online

Passar tempo com outras pessoas online ajuda a relaxar e criar um sentimento de proximidade. Manter o contacto é extremamente importante para a saúde mental. Fala com amigos, familiares e colegas várias vezes ao dia. Como complemento, junta-te a comunidades ou grupos online que partilham os teus interesses.

8# Mantém-te criativo

Existem muitas maneiras diferentes de relaxar, estar no presente e de usar o teu lado criativo, em casa e sem gastar muito dinheiro. Já pensaste em aprender um novo hobby ou redescobrir um antigo? Desenho, pintura, costura ou artesanato? Podes também aprender a tocar um instrumento musical, ou começar um pequeno negócio online. Escrever um diário também é uma boa opção para a tua saúde mental.

9# Cria uma rotina que te dê prazer

Mesmo estando mais tempo em casa, há pequenas coisas na tua semana que te devem fazer sentir bem – uma refeição especial, um pequeno projeto caseiro, completar um puzzle. Seja o que for, procura que a tua semana tenha um momento alto de que disfrutes complemente. 

Como aliviar o stress? Tudo o que precisas está no OLX. Faz compras seguras e sem sair de casa.


Próximas leituras:

Como dormir melhor: 16 dicas que vão ajudar
O sono é algo fundamental para manter a qualidade de vida. Descobre …
11 truques de limpeza para quem tem problemas respiratórios
As alergias ditam a qualidade dos teus dias? Descobre 11 truques para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *