Estás a pensar trocar de portátil porque a bateria já não aguenta um dia de trabalho?

A bateria do portátil pode não durar tanto quanto o fabricante anuncia, a menos que prestes atenção a alguns fatores importantes: as configurações de energia, o número de apps em execução e até mesmo a temperatura da sala em que estás.

A boa notícia é que é possível aumentar a vida útil do portátil com algumas dicas simples e sem grande investimento.

8 upgrades para melhorar o desempenho do PC

1# Verifica o estado da bateria do portátil

Todas as baterias perdem capacidade de carga com o tempo e, eventualmente, precisarão ser substituídas. Fazer um balanço da saúde de uma bateria de vez em quando é sempre uma boa ideia.

Tanto nos Mac como nos PC, podes aceder ao relatório de utilização da bateria, para saber se está próxima da “data de validade” estabelecida pelo fabricante (o número máximo de ciclos que a bateria está preparada para correr).

  • Nos Macbook: Faz o seguinte: segura a tecla “Option” e clica no ícone da bateria na barra de menu para revelar o status da bateria. Se vires uma mensagem “Substitua agora” ou “Reparar bateria”, é provável que bateria já esteja a funcionar abaixo da capacidade original.
  • No Windows 10: O processo é um pouco mais complexo: clica nas teclas “Windows” + “x” (ao mesmo tempo, clica na opção “Windows PowerShell (Admin)” e introduz powercfg /batteryreport /output “C:\battery-report.html” e clica em enter. Automaticamente, o Windows vai gravar no teu computador o relatório de uso da bateria. Depois de localizado o relatório, podes ver quanto a bateria devia durar, em horas de utilização, e quanto tem durado efetivamente.

2# Verifica as definições

Antes de investires em hardware, há muito a fazer nas definições do teu Mac ou PC. Aqui ficam algumas dicas:

  • Ajusta as opções de performance: Seja Windows ou Mac, tens a opção de escolher entre desempenho e poupança de bateria. 
  • Fecha apps e programas: É fácil acumular ficheiros abertos, separadores por usar e apps em background. Para poupar bateria e ganhar perfomance, ganha o hábito de fechar o que não usas. O Windows permite analisar que apps gastaram mais bateria, por exemplo, nas últimas 24 horas. Analisa-as e, sempre que possível, fecha-as quando não as utilizas.
  • Desliga as notificações: Outra funcionalidade útil quando estás ligado à corrente, mas que te consome a bateria.
  • Ajusta a resolução e definições do ecrã: Tens uma excelente placa gráfica? Perfeito para quando estás a jogar, mas no resto do tempo está a consumir energia desnecessariamente. Esta é apenas uma das definições gráficas e de resolução que podes personalizar dependendo do uso que estás a dar ao computador.
  • Outras opções: Muda as definições de ecrã e de apps para fundo negro, reduz a frequência de sincronização do email, ativa o modo avião quando estás a trabalhar offline.

Quanto menor o consumo de energia do teu portátil no dia-a-dia, menos ciclos a bateria vai ter de correr (carregamento e descarga) e, por isso, maior a vida útil.

3# Desobstrui as entradas de ar

A maioria dos laptops vem com baterias de lítio que exigem menos manutenção do que as baterias antigas.

Hoje em dia, a principal preocupação é o calor que pode danificar a bateria. Na maior parte das vezes, os problemas nas baterias estão relacionados com a obstrução física dos extratores de ventilação, que podem ser causados por:

  • Acumular de poeira, que podes resolver limpando frequentemente as aberturas e o ventilador.
  • Utilização do laptop em cima de uma manta ou da roupa, ou ao sol, que pode evitar a correta dissipação de calor e aumentar a temperatura interna do computador. O melhor é utilizar sempre o computador em superfícies firmes, como uma mesa, que não bloqueiam o fluxo de ar nem o arrefecimento.
  • Sempre que sentires o computador a aquecer demasiado, procura mudar de posição ou fechar apps para restabeleceres a temperatura normal de funcionamento.

4# Renovar o hardware

Se nenhuma destas soluções teve o efeito desejado, pode estar na altura de investires em alguns equipamentos estratégicos para te dar um boost de bateria e evitar teres de comprar um computador novo.

Estas são as nossas sugestões:

  • Powerbank para portátil: Estas fontes de energia alternativas ligam-se ao computador como um carregador e podem ser usados em muitos modelos e sistemas operativos. Funcionam como as powerbanks para smartphones e são úteis se o teu laptop já não aguenta estar desligado da tomada ou se não queres estar sempre preso a uma tomada. Para carregar portáteis, procura opções com pelo menos 22.000 mAh, uma potência superior específica para carregar portáteis. Mesmo que a entrada seja a mesma (USB-A ou USB-C), não ligues a powerbank do teu smartphone ao portátil.
  • Suporte para portátil: Para não prejudicar a refrigeração do computador e poderes trabalhar em qualquer superfície, considera comprar uma destas bases para portátil, disponível no OLX a partir de 5€ numa variedade de materiais e formatos.
  • Mesa para portátil: Se queres estar confortável a trabalhar no sofá, por exemplo, sabias que existem mesas criadas especialmente a pensar em ti? E estão à venda no OLX a partir de 7€. Alguns modelos vêm preparados com uma lâmpada de trabalho.
  • Trocar de bateria: Se a informação que retiraste dos relatórios é de que a bateria se está a aproximar do fim da sua vida útil, tens sempre a opção de trocar no OLX. A instalação das baterias é simples, mas garante que escolhes um modelo compatível com o teu laptop.

5# Trocar de portátil

Se ainda assim não conseguiste atingir o nível de desempenho que procuras, podes sempre optar por vender o teu portátil no OLX e trocar por outro. Mesmo que te pareça que já não tem valor para ti, existem muitas utilizações que outras pessoas lhe podem dar.

Coloca-o à venda com algumas fotografias e uma descrição simples e podes conseguir várias centenas de euros pelo teu PC, mesmo que tenha vários anos.

Também podes comprar um novo ou usado no OLX, que dê resposta às tuas necessidades, como por exemplo uma bateria de 12 horas.

As melhores opções de tecnologia estão no OLX


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *