Os discos de vinil atingiram o seu auge nos anos 90, tendo caído em desuso com o aparecimento de substitutos mais práticos, como os CDs e, mais recentemente, o YouTube e outras plataformas de música e vídeo. Porém, os discos de vinil estão novamente na voga e espera-se que seja para ficar!

O som puro que sai de um gira-discos em nada se compara aos formatos digitais que se proliferaram nos últimos anos. Os discos de vinil proporcionam uma experiência musical única, onde é possível ouvir os harmónicos, as frequências sonoras mais altas e mais baixas, os ecos, as batidas graves, a espacialidade do som e um som mais “encorpado” e grave.

Se és um apaixonado por música e queres criar a tua coleção de vinil, descobre como começares! 

Caso queiras investir numa coleção que possa ganhar valor, também temos algumas dicas de como podes encontrar os discos de vinil mais raros.

O teu gira-discos 

Se vais colecionar discos de vinil, precisas de um gira-discos com colunas e um amplificador para os ouvir. Atualmente já existem versões deste aparelho muito acessíveis. No entanto, se quiseres usufruir do detalhe e precisão do vinil, um gira-discos clássico é sempre uma melhor opção. No OLX temos centenas de gira-discos à tua espera, tanto dos mais recentes como dos mais antigos!

À procura de um gira-discos em segunda mão?

Enriquece a tua coleção de discos vinil

Os álbuns que vais adicionar à tua coleção de vinil dependem do tipo de colecionador que queres ser. Se o teu objetivo é apreciar uma boa música, começa por adquirir os discos de vinil dos teus artistas favoritos e alguns clássicos – vê aqui os êxitos que não podem faltar faltar na tua coleção. 

No entanto, se quiseres criar uma coleção que um dia se torne valiosa, deves procurar clássicos da música, como Pink Floyd, Beatles ou The Rolling Stones, e edições especiais ou ilimitadas. Além disso, adquire os discos de vinil das primeiras prensagens – ou seja, das primeiras edições – e preferencialmente do país de origem do artista. 

Podes encontrar esta informação no número de série. Geralmente as primeiras prensagens possuem uma combinação de 4 letras e 4 números, como YCXD-1234. Nas segundas ou terceiras prensagens, aparecerá duas letras e 5 números, como AB-12345.

No OLX podes encontrar algumas destas preciosidades na secção exclusivamente dedicada aos discos de vinil!

Cuidados que deves ter com a tua coleção de vinil

O vinil é um tipo de plástico muito delicado e, por isso, é muito importante utilizá-los e guardá-los da forma adequada. Um único arranhão pode comprometer a sua qualidade sonora!

  • Evita tocar no vinil. Os dedos contêm sujidade (pó, gordura natural das impressões digitais) que pode danificar o som dos discos. O ideal é segurar o disco com o dedo polegar na lateral e os outros dedos apoiados no centro (na etiqueta).
  • Limpa regularmente o vinil. Para uma limpeza superficial podes usar um pincel de maquilhagem com cerdas grossas e macias. Mas numa limpeza mais profunda lava o disco de vinil com água corrente e detergente neutro, sempre em movimentos circulares, e no fim deixa secar ao ar livre (na vertical).
  • Guarda também os teus discos na vertical. O vinil tem tendência a entortar quando é exercida pressão sobre si. 
  • Armazena os discos num local longe de humidade e calor. A humidade torna os discos mais frágeis e facilmente quebráveis. As grandes temperaturas podem deformar os discos 

Limpa o prato dos gira-discos, principalmente antes de uma utilização, e quando fores guardá-lo protege-o com uma capa ou tampa.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *