Crianças a correr pela casa, vizinhos a fazer obras durante o dia, tarefas domésticas a acumular… Se estás a trabalhar em casa, estes cenários certamente são-te familiares. Na verdade, estes são desafios comuns para qualquer profissional que esteja em teletrabalho.

Muitas vezes, as tarefas profissionais são interrompidas para dar lugar a problemas pessoais. Mas é fundamental saber separar estas duas realidades para conseguires dar o teu melhor em cada uma delas. Se pensas que isso é impossível, reunimos algumas dicas para te ajudar a mudar de ideias.

Teletrabalho: 6 dicas para conciliar a vida pessoal e profissional

1# Define um horário de trabalho

Trabalhar em casa não significa não ter regras. Apesar da flexibilidade que o trabalho remoto permite, é essencial criar rotinas saudáveis e estipular um horário para conseguires orientar o teu tempo da melhor forma. Não te esqueças de fazer pausas regulares, de 5 minutos a cada hora de trabalho, para beber um café, comer e dar um “boost” à energia.

2# Limita o teu local de trabalho

Acorda cedo, toma um bom pequeno-almoço e, antes de dares início ao teu trabalho, define todas as tarefas e compromissos para esse dia. As agendas, planners e blocos de notas serão os teus melhores amigos!

3# Planeia o teu dia e define prioridades

Dá prioridade e destaca as tarefas mais urgentes das demais. O que não for tão urgente distribui pelos tempos mais livres, para que consigas conciliar a tua vida pessoal e profissional da melhor forma.

4# Usa as tecnologias a teu favor

São várias as ferramentas disponíveis no mercado que te podem ajudar a conciliar a vida pessoal e o trabalho em casa. Só tens de escolher as que melhor respondem às tuas necessidades e que te permitem manter o teu dia-a-dia mais organizado e simplificado.

Ferramentas como o Trello, Google Hangouts, Microsoft Teams ou Skype automatizam processos, centralizam informações e poupam tempo (e paciência) para a tua vida pessoal. Usa e abusa delas!

5# Aprende a dizer “Não”

Se estás atarefado e já não consegues ficar responsável por mais nenhuma tarefa, não aceites novos pedidos. Delega tarefas, pede ajuda e divide o trabalho com outros colegas.

6# Separa os dois universos

Já deste por terminado o teu dia de trabalho? Então, é hora de desconectar.

Dedica o teu tempo livre à família, aos teus amigos, a algum hobbie e a ti mesmo. Saber parar é fundamental.

Com estas dicas vais conseguir conciliar a tua vida pessoal e o trabalho em casa. Aproveita o melhor dos dois mundos.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …