A escolha do método ideal para aquecermos as nossas casas pode ser uma tarefa bastante complexa. As opções são muitas e a oferta maior ainda. Ao longo deste texto vamos ajudar-te a saber tudo o que deves ter em conta antes de escolheres uma salamandra.

Longe vai o tempo em que as lareiras eram a opção preferencial para aquecermos a casa no tempo mais frio. Talvez por se considerar que as salamandras não eram uma opção com um design muito atrativo, a lareira acabava por ser muitas vezes a escolha de grande parte das pessoas. 

No entanto, e com o passar dos anos, as salamandras foram evoluindo e o seu design foi modernizado e ficando cada vez mais funcional, sendo mesmo uma das formas de aquecimento mais escolhidas atualmente.

Existem muitos modelos de salamandras, facilmente adaptáveis às necessidades específicas de cada habitação. A diversidade de salamandras possibilita a escolha de um modelo que se adeque da melhor forma ao estilo da tua casa, proporcionando uma forma de aquecimento segura e muito eficiente.

Prepara a tua casa para a chegada do Outono

Tudo o que precisas de saber antes de escolher uma salamandra

As salamandras à venda no mercado atualmente são, além de modernas e apelativas, bastante fáceis de instalar, não implicando grandes obras e permitindo a escolha de um modelo que se adeque exatamente ao que pretendes, ou seja, um equipamento mais pequeno capaz de aquecer um espaço mais pequeno, ou então um maior, que permite o aquecimento de toda a casa. 

A salamandra é uma escolha segura, funcional e que pode gerar uma grande poupança energética comparativamente a outros equipamentos.

No entanto, existem alguns aspetos a ter em conta antes de comprar uma salamandra e o OLX deixa-te algumas dicas que poderão ser muito importantes na hora decisão e que te vão fazer poupar.

Antes de mais, é importante conheceres os vários tipos de salamandra existentes.

Qual é o tipo de salamandra perfeito para ti?

De uma forma geral, as salamandras podem-se distinguir principalmente pelo tipo de fonte de energia que utilizam e é também esta fonte de energia que determina o desempenho e o consumo do equipamento.

  • Salamandras a lenha: As salamandras a lenha são, talvez, as mais tradicionais, no sentido em que nos proporcionam aquela sensação de conforto associada ao queimar da lenha, como acontecia nas lareiras habituais. Esta é uma opção que te permite, por um custo baixo, conseguir um aquecimento bastante eficiente. 
  • Salamandras a pellets: Os pellets constituem também uma fonte de energia renovável e têm um grande potencial. O seu poder calorífico é bastante elevado e tem uma combustão muito eficiente, possuindo uma chama um pouco mais estável e até mais duradoura. São um combustível limpo e com baixo índice poluente. A nível de custos, os pellets poderão ter um acréscimo de preço relativamente à lenha, mas representam uma fonte de maior autonomia. 
  • Salamandra elétrica, a gás ou bioálcool: A salamandra elétrica é uma variação de aquecedor elétrico que, através de um ecrã, proporciona um efeito visual e sonoro que se assemelha às chamas. São equipamentos eficientes, práticos, limpos e com um design muito atrativo. No entanto, são mais caros e requerem uma instalação mais complexa, sempre realizada por profissionais.

Salamandra vs recuperador de calor: em que diferem?

Como posso escolher bem a minha salamandra?

As salamandras são sistemas de aquecimento bastante eficientes e, mediante o modelo escolhido, podem simular de uma forma muito real o efeito de conforto proporcionado por uma lareira. São equipamentos modernos, bonitos e facilmente adaptáveis à zona da habitação onde pretendes fazer a sua instalação.

Uma das grandes vantagens na compra de uma salamandra, além da sua eficiência energética, é o facto de serem ecológicos e económicos.

Na hora de decidir, todos os gastos são importantes e o OLX quer ajudar-te a escolher uma opção que te permita poupar algum dinheiro, não só no momento da compra, mas também no futuro.

  • Antes de decidires comprar uma salamandra, faz a tua pesquisa e garante que os requisitos essenciais são cumpridos;
  • Avalia bem os custos totais (com instalação, consumo e obras) associados a cada opção;
  • É muito importante perceber que tipo de material reveste a salamandra que estás a pensar comprar. É fundamental garantir que o material permite boa acumulação de calor;
  • Deves tentar calcular o volume da área que pretendes aquecer com a salamandra e, assim, perceberes qual a potência que o equipamento deverá ter;
  • As salamandras a lenha permitem um bom nível de aquecimento e altas temperaturas a um baixo custo. A madeira é uma fonte de energia acessível e que se facilmente se encontra ao longo de todo o ano;
  • Já as salamandras a pellets podem ser consideradas um pouco mais ecológicas, no sentido que de que os pellets são produzidos a partir de subprodutos da madeira. É também uma opção bastante eficiente e económica;
  • É importante ter em conta que estas duas opções funcionam com base na combustão, ou seja, libertam sempre algumas partículas e, por isso, é essencial efetuar a correta manutenção dos equipamentos e possuir um sistema que filtre estes compostos para o exterior;
  • As salamandras elétricas não produzem resíduos e são também uma opção muito eficiente. Podem representar custos mais elevados.

Comparativamente às outras opções do mercado, as salamandras são uma das formas mais eficientes e económicas de aquecer o ambiente de uma habitação. Apresentam um elevado rendimento, proporcionando um aquecimento célere e atingindo altas temperaturas. São seguras, funcionais, silenciosas e muito fáceis de usar. Existem diferentes modelos e uma diversidade enorme de designs, que facilmente se podem adaptar à divisão onde vais querer ter a tua salamandra.

É muito importante que percebas exatamente quais as necessidades da tua habitação e o que pretendes ao adquirir uma salamandra. Há vários aspetos a ter em conta antes de tomares esta decisão e é por isso que deves ter toda a informação necessária sobre os vários tipos de salamandras existentes, caraterísticas, vantagens e desvantagens de cada um deles.

Ao fazeres uma pesquisa no OLX, vais reparar que as opções disponíveis são imensas. Por essa razão, deves estar bem informado sobre a solução que procuras e, assim, fazeres uma compra segura e acertada.


Próximas leituras:

As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …
Como preparar a casa para o inverno? 9 dicas imperdíveis
As temperaturas baixas estão aí. Descobre como preparar a casa para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *