Como fazer sabonetes caseiros: receitas simples e fáceis
Queres saber como fazer sabonetes caseiros e transformar este hobby num negócio? Este guia dá-te toda a informação que precisas.
25 Mai 2021 — 8 min leitura
Queres saber como fazer sabonetes caseiros? Conseguiste encontrar tudo nas lojas, mas continuas a achar que é difícil? Para te ajudar, preparamos um pequeno guia. Quem sabe, até acabas por iniciar o teu próprio negócio artesanal.
Além da simplicidade, há muitos outros motivos pelos quais vale a pena fazer sabonetes em casa, incluindo o facto de que és tu quem decide quais os ingredientes que o produto vai ter e tens total controlo sobre o processo.
Como fazer sabonetes em casa: ingredientes e utensílios
Ingredientes para fazer sabonetes caseiros
O ingrediente principal de que vais precisar para fazer sabonetes caseiros é a soda cáustica (hidróxido de sódio). Nenhum sabonete, seja comprado numa loja ou feito em casa, poderia existir sem ele. Isto porque o sabonete é o resultado da reação química entre esta componente e os óleos usados. Quando estes dois elementos se combinam (isto é, um ácido – óleo – e uma base – soda cáustica) ocorre a saponificação.
Assim que o sabonete estiver pronto e secar por tempo suficiente, obténs o produto final sem quaisquer vestígios de soda cáustica.
Além da soda cáustica, outros ingredientes são necessários para fazer sabonetes, nomeadamente:
Materiais necessários para fazeres sabonetes caseiros
Para criares os teus próprios sabonetes caseiros, precisas de algumas ferramentas e equipamentos essenciais. Estes podem variar dependendo do sabonete que queres criar, para o teu tipo de pele, com determinado cheiro, cor ou forma. Aqui fica a lista:
Em relação à forma de preparação de sabonetes caseiros, existem 3 métodos principais:
Método frio: É o método clássico e o mais usado. Aqui fazes o sabão do zero, de soda cáustica ou glicerina, óleos e gorduras.
Método quente: É uma variante do primeiro método, só que o sabão é “cozinhado” no forno e não no fogão.
Método derreter e despejar: Este método implica que derretas pedaços pré-fabricados de sabonetes e que adiciones os teus próprios aromas e cores.
Passo-a-passo para fazer sabonetes caseiros
Antes de começar a fazer sabonetes em casa, deves preparar a tua mesa de trabalho, cobrindo-a com uma película protetora. Além disso, deves reunir todos os utensílios e ingredientes num só lugar, para que tenhas à mão tudo o que vais precisas. Deves ainda equipar-te adequadamente com as luvas, óculos e restantes equipamentos de proteção.
Lembra-te que durante este processo ocorrem várias reações químicas e ficas exposto a vapores tóxicos, por isso é recomendável que o local onde vais trabalhar seja muito bem ventilado e haja espaço suficiente para te movimentares à vontade.
Vais precisar de uma ou duas horas para fazer sabonete suficiente para alguns meses. O processo de produção, quando se utiliza o método frio, por exemplo, é muito simples e basta tomares as medidas de segurança recomendadas e seguir os seguintes passos.
Passo 1 – Quantidade de soda cáustica e dissolvência
Quanto maior a quantidade de soda cáustica, mais duro fica o sabonete. É recomendado que haja um excesso de gordura de pelo menos 5 – 8%, mas tudo depende da receita.
Também dependendo da receita, mede a quantidade de água destilada fria, chá, sumo de frutas, etc., que tens de despejar no recipiente resistente ao calor. Junta delicadamente os flocos de soda cáustica e mistura com cuidado. No momento em que se dissolve, a solução atinge mais de 100ºC – deixa esfriar até aos 38ºC.
Passo 2 – Quantidade de óleo e aquecimento
Óleo de oliva, coco, palma e manteiga e outras gorduras são utilizadas nas quantidades mencionadas na receita. Coloca uma panela com água quente no fogão e, dentro dela, junta os óleos que falamos anteriormente. Espera até que se dissolvam e, depois, deixa a composição esfriar até aos 38º C.
Passo 3 – Composição do sabonete
Sobre a composição de óleos obtida no passo anterior, despeja suavemente a soda cáustica, que também atingiu a mesma temperatura. Mistura com uma espátula ou com a ajuda do liquidificador, mas não continuamente.
Na versão manual: Mistura durante 15 minutos, faz uma pausa de 15 minutos. Depois, mistura 5 minutos, faz um intervalo de 15 minutos.
Na versão com o liquidificador: Vais fazer rodadas de 20 minutos, com intervalos de 5 minutos entre cada uma delas. Uma vez obtida uma composição com a consistência de creme, acrescenta os óleos essenciais e continua a mexer até que tudo fique como um pudim.
Passo 4 – Moldes
Verte a composição que acabaste de criar nos moldes e certifica-te de que não permanecem bolhas de ar – podes dar umas leves batidas no molde para ajudar. Coloca papel manteiga por cima, embrulha a forma numa toalha e coloca-a num local aquecido.
Passo 5 – Retirada do molde e maturação
Deixa o sabonete no molde por, pelo menos, um dia. Mas na hora de retirar, usa luvas, pois ainda estás perante uma composição corrosiva. Corta em pedaços e deixa secar por, pelo menos, um mês, virando de vez em quando de lado.
Receitas rápidas de sabonetes caseiros
Os passos acima são válidos para qualquer sabonete artesanal, com pequenas modificações. A seguir, partilhamos algumas das receitas mais rápidas de sabonetes caseiros.
Sabonete caseiro de lavanda
Sabonete de lavanda
Para um sabonete de lavanda, usando o método de derreter e despejar, primeiro terás de fazer uma base, ou seja, derreter pedaços de sabonete já prontos. A recomendação é que a base seja feita de sabonete monocromático, para que posteriormente possas criar o teu próprio modelo.
Ingredientes:
300 g de sabonete derretido (rosa)
½ chávena de sementes de lavanda
5 ml de óleo essencial de lavanda
Modo de preparação:
Escolhe um sabonete rosa, corta-o em pedaços e derrete-o.
Adiciona metade da quantidade de sementes de lavanda à base e mistura bem.
Adiciona o óleo essencial no final e despeja a composição nos moldes.
Deixa arrefecer por um dia e, depois, retira o sabonete e corta-o. Para estar no ponto certo para uso, recomendamos-te que o deixes amadurecer por um mês.
Sabonete caseiro com óleo de coco
Sabonete de coco
Se quiseres fazer um sabonete com aroma de coco, basta seguir as instruções abaixo.
Ingredientes:
⅔ chávena de óleo de coco
⅔ chávena de azeite
⅔ chávena de outro líquido (por exemplo, óleo de amêndoa)
¼ copo de soda cáustica
¾ chávena de água destilada fria
15-20 gotas de óleos essenciais
Modo de preparação:
Para te certificares de que respeitas as quantidades mencionadas, utiliza o mesmo copo ou recipiente para medir todos os ingredientes.
Começa por derreter todos os flocos de soda cáustica e aquece os três tipos de óleos de uma só vez. Lembra-te de que a temperatura final, tanto da soda cáustica como do óleo, deve atingir os 38º C. Se a temperatura for mais baixa, a mistura das duas composições vai endurecer mais rápido e ficará quebradiça.
Mistura tudo, adiciona as gotas de óleo essencial e volta a mexer.
De seguida, despeja a composição em formas, deixa repousar por um dia e corta o sabão. Depois de cortado, deixa secar por pelo menos um mês.
Sabonete artesanal com sumo de laranja
Sabonetes de laranja
Para fazer sabonetes caseiros não é obrigatório usar apenas a água destilada. Podes substituí-la por sumo. É até o mais aconselhado se quiseres criar um sabonete de laranja. O motivo é muito simples: os óleos essenciais de laranja tendem a perder a sua intensidade com o tempo. No entanto, se usares o sumo de fruta, o efeito será completamente diferente.
Ingredientes:
320 ml de azeite virgem extra
15 ml de óleo de coco
65 g de soda cáustica
160 ml de água destilada
50 ml de óleo essencial de laranja
2-4 colheres de chá de sumo de laranja
Modo de preparação:
Derrete a soda cáustica em água destilada. Em seguida, aquece os óleos essenciais.
Depois destas composições arrefecerem até aos 38º C, mistura-as com uma espátula ou com o liquidificador.
Adiciona o sumo de laranja e, desta vez, usa apenas uma colher de pau ou uma espátula, não o liquidificador, para incorporar melhor.
Despeja a composição em formas de sabonete e deixa secar por 1-3 dias.
Sabonete caseiro de chá verde e limão
Sabonete caseiro
Uma variante muito popular dos sabonetes artesanais é composta por chá verde, usado no lugar da água, e de óleos essenciais de limão e eucalipto. Na sua preparação podes utilizar os ingredientes abaixo indicados ou fazer a base que desejares (poderás optar, neste caso, pelo método de derreter e despejar).
Ingredientes:
250 ml de óleo de palma
160 ml de óleo de semente de palma
190 ml de óleo de coco
65 g de manteiga de cacau
325 ml de azeite
82 ml de óleo de rícino
136 ml de óleo de soja
150 ml de óleo de girassol
182 g de soda cáustica
370 g de chá verde
4-8 colheres de chá verde fervido (as folhas que sobram após a preparação do chá)
30 ml de óleo essencial de eucalipto
30 ml de óleo essencial de limão
Modo de preparação:
Prepara cerca de 400 ml de chá verde e reserva as folhas. Deixa o chá arrefecer – podes colocá-lo no frigorífico para acelerar o processo.
Derrete a soda cáustica usando o chá quase congelado. Aquece todos os óleos e dissolve a manteiga de coco. Deixa arrefecer até 3ºC.
Por fim, acrescenta os óleos essenciais e as folhas fervidas do chá verde. Mistura tudo muito bem e despeja a composição em formas.
Deixa repousar por, pelo menos, um dia.
Algumas dicas úteis sobre como fazer sabonetes artesanais
Sabonete caseiro
Tal como na confeção de velas artesanais, o processo de preparação de sabonetes caseiros em si não é complicado. Porém, envolve o cumprimento de uma série de regras essenciais, não só para obter um produto de qualidade, mas também para trabalhar com segurança. Deixamos-te mais algumas dicas úteis a esse respeito:
Não uses soda cáustica sem o equipamento de proteção adequado (não uses camisolas de manga curta, calções ou outras peças em que tens pele exposta a este produto).
A partir do momento em que os recipientes e os utensílios utilizados para a criação de sabonetes entram em contacto com a soda cáustica têm de ser utilizados exclusivamente para esse fim.
É aconselhável manter crianças e animais de estimação afastados durante todo o processo de produção.
Se, por alguma razão, entrares em contacto (via mãos, braços ou pernas) com algum destes componentes mais tóxicos, lava essa zona com bastante água fria e unta-a com uma solução diluída de vinagre. No caso de entrar em contacto com os teus olhos, lava muito bem com água e vai ao médico imediatamente.
Não inales os gases tóxicos emitidos durante o processo de dissolução da soda cáustica.
Não é recomendável colocar os recipientes utilizados no processo na máquina de lavar louça.
Não deixes o sabão nas formas por mais de 3 dias, pois vai endurecer e dificilmente conseguirás tirá-lo e cortá-lo.
Guarda o sabonete para secagem num local protegido da luz direta do sol e da humidade.
Quanto mais tempo o sabonete fica a amadurecer, melhor é a sua qualidade. Isto porque assim todos os componentes conseguem estabilizar na totalidade.
Entregas OLX
Seja qual for o método que escolhas para fazer os teus sabonetes caseiros, lembra-te de que é muito importante seguir as regras acima e respeitar as proporções entre a quantidade de gordura utilizada e a quantidade de soda cáustica, para não ficar um sabonete demasiado forte para a pele.
muito interessante.
muito interessante… vou tentar encontrar os ingredientes o que não vai ser fácil na minha região.