O mito de que viver numa casa pequena te impede de ter um jardim repleto de flores exóticas ou de catos de todos os tamanhos e feitios, tem os dias contados. Criar um jardim vertical é uma das grandes tendências de decoração e a solução perfeita para quem não tem muito espaço em casa.

Este tipo de jardins traz inúmeros benefícios: pode ser colocado em qualquer parte da casa, seja na parede da sala, na cozinha, na varanda ou mesmo no exterior para cobrir uma parede sem graça! E, além disso, as plantas melhoram a qualidade do ar e permitem decorar a casa sem gastar muito dinheiro.

Neste artigo, explicamos-te tudo o que precisas de saber para construíres o teu próprio jardim vertical.

Guia prático para criares o teu jardim vertical

Define o local onde o irás colocar

O primeiro passo é definir em que parte da casa vais instalar o teu jardim vertical. O ideal é escolheres um local com luz natural e que seja arejado – na varanda ou perto de uma janela.

Escolhe o modelo que melhor se enquadra no espaço

Basta fazeres um scroll no Pinterest para encontrares inúmeras ideias para a construção do teu jardim vertical. Podes aproveitar materiais (latas, paletes, garrafas de plástico) que tenhas em casa para fazer estrutura ou comprar uma já feita.

Relembra-te de que, ao preencher uma parede da tua casa, este jardim irá fazer parte da tua decoração, por isso escolhe um modelo que se enquadre no estilo da tua casa.

Compra os materiais e utensílios de que precisas

Mesmo que vás reutilizar coisas que tenhas em casa, precisas sempre de comprar alguns materiais, como vasos, suportes ou braçadeiras.

Se preferires comprar uma floreira já feita deixamos te algumas sugestões: suporte em macramé ou suporte em paletes.

Não te esqueças de que irás também precisar de utensílios de jardinagem, como um regador, uma pá e uma tesoura – podes encontrar tudo isto na secção de Jardim e Bricolage do OLX.

Escolhe o que plantar

Esta é uma das etapas mais importantes: definir as plantas que queres ter no teu jardim vertical! Grandes ou pequenas, rasteiras ou trepadeiras, coloridas ou não coloridas são algumas das opções. No OLX podes comprar qualquer uma delas e ainda poupar uns trocos – vê aqui a variedade de plantas que estão à tua espera.

Dica: não escolhas as plantas apenas porque são bonitas! Tem em conta os cuidados que elas requerem e garante que os consegues cumprir.

Constrói o jardim vertical e faz a plantação

Chegou a hora de colocar mãos à obra! Constrói aquilo que planeaste e coloca as plantas que escolheste. Usa preferencialmente terra húmida e fresca para fazer a plantação e caso tenhas plantas de maiores dimensões ou trepadeiras coloca-as nos patamares de baixo.

Cuida das tuas plantas novas

Algumas plantas exigem uma rega regular e outras que se faça a poda. Por isso, informa-te sobre os cuidados que as tuas plantas precisam e assegura-te que não as deixas morrer!


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Um comentário a “Constrói o teu próprio jardim vertical em casa em 6 passos”

  1. Cristina David diz:

    Ótimas ideias 💡

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *