Começas a tratar o teu automóvel por tu quando já conheces todos os ruídos debaixo do capot e, só de ouvido, consegues perceber quando “desafina”. Normalmente, é sinal de que alguma peça está a falhar e a comprometer toda a composição. E pode, inclusivamente, servir de aviso para evitar problemas e despesas maiores, como uma correia do alternador partida.

Se o ruído é uma espécie de assobio sempre que ligas o carro, trata-se geralmente de um tensor partido ou de uma correia que não está em condições ou corretamente esticada. Nenhum dos diagnósticos é positivo. E, quando o problema está na correia do alternador, tratamento urgente precisa-se.

Alternador: o que é e para que serve?

O alternador do automóvel é um dos componentes tecnicamente mais sensíveis do teu automóvel e dele depende o correto funcionamento de uma parte importante dos sistemas do carro. A sua função é transformar a energia cinética — produzida pelo movimento do motor — em energia elétrica, que vai ser usada para alimentar os módulos elétricos do carro. Contudo, apesar de essencial, é também muito provável que nunca tenhas ouvido sequer falar nele. A maioria dos condutores só dá pela sua existência quando o automóvel decide pregar uma partida — e não arrancar. Porque outra das funções deste componente é manter o nível de carga da bateria, além de assegurar o funcionamento de equipamentos que não dispensas, como as luzes do carro, o ar condicionado ou o sistema de multimédia.

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Como detetar problemas no alternador

Quando o alternador não está a funcionar a 100%, (além dos ruídos, a diminuição da potência de iluminação dos faróis ou o abrandamento do funcionamento dos vidros elétricos são sintomas), deixa de ser possível manter a bateria do automóvel na sua capacidade ótima de carga. E, quando utilizamos o carro nessas condições, estamos a obrigar a bateria a um esforço adicional, que pode danificá-la de forma irreversível. Numa utilização prolongada há mesmo o risco de avaria mais grave na eletrónica do carro.

A correia do alternador é um dos seus componentes mais sensíveis. Desgasta-se com a utilização – para além de fazer o alternador funcionar, em alguns veículos este componente é também responsável por fazer acionar a bomba da direção hidráulica e o compressor do ar condicionado. E deteriora-se com o tempo, mesmo quando o carro está parado.

Este tipo de correia é fabricado em materiais flexíveis, borrachas, plásticos reforçados e outras fibras, que ficam ressequidos com o tempo, o que acaba por provocar pequenas fissuras nas nervuras que deveriam encaixar perfeitamente na polia. Com a utilização, essas falhas vão aumentando de tamanho, até que a correia acaba por partir.

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Quando a correia do alternador parte, os problemas mais sérios decorrem obviamente do facto de o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria. A bomba de água vai também deixar de funcionar corretamente, podendo causar o sobreaquecimento do motor. E podem ser afetados o ar condicionado e a direção hidráulica, nos modelos em que a correia do alternador também tem a seu cargo a responsabilidade do seu funcionamento.

Correia do alternador: prevenir para não partir

O bom estado de conservação da correia vai ajudar a prolongar a vida útil do alternador do teu carro. Deves verificar o seu funcionamento a cada seis meses, certificando-te que não está nem demasiado esticada, nem muito larga. Como noutro componente do automóvel, não deves ultrapassar o número de quilómetros recomendados.

No caso de teres comprado um carro usado e não saibas exatamente qual é a idade da correia do alternador, recomendamos que passes numa oficina para que um mecânico especializado possa dar-te o seu parecer sobre o tempo de vida útil estimado. Sendo que, aos primeiros sinais desgaste, deves avançar imediatamente para a sua substituição, a fim de evitar despesas maiores.

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