Se és dos que não abdica de um bom filme ou série, então um home cinema é indispensável. No OLX encontras tudo o que precisas para construir um em casa, sem gastar muito dinheiro.

No entanto, não basta comprar uma televisão de alta definição. Há outros aspetos a considerar, tais como a acústica do espaço e a qualidade do som.

Cria o teu próprio home cinema

Se não estás familiarizado com o termo, home cinema significa literalmente cinema em casa. É usado para designar um espaço que te permite consumir filmes, séries, música ou videojogos – com qualidade de imagem e de som profissionais.

Para criares um espaço destes na tua habitação, há vários fatores a ter em conta.

Ambiente do espaço

A primeira etapa do projeto passa por escolher o espaço onde vais criar o teu home cinema e as suas dimensões. Esta questão é importante para que possas adaptar os móveis e a televisão ao tamanho dessa divisão.

Uma TV grande num espaço reduzido é desconfortável para a visão; já um ecrã de pequenas dimensões numa sala muito grande também não produz o efeito esperado. Antes de escolheres os equipamentos, tiras as medidas e faz as tuas escolhas com base na funcionalidade, estética e conforto do espaço.

Isolamento acústico

A tua sala de cinema possui um isolamento acústico adequado? Se não, é um aspeto que deves corrigir. Por ti e pela tua vizinhança. Garante que o espaço onde tens ou pretendes criar o teu home cinema é fechado e tem um bom isolamento acústico. 

Atualmente já dispões de diversos materiais isolantes para o efeito, como vidros duplos ou rolo de cortiço. Se não pretendes gastar muito dinheiro podes optar por preencher o espaço com elementos em madeira, tais como telas ou estantes. Este material, para além de tornar a divisão mais aconchegante é um bom isolante térmico e acústico.

Iluminação

Cinema não combina com claridade. O ambiente escuro é mais apropriado e não é difícil obter esse efeito. Podes optar por investir num blackout ou numa simples cortina de pano grosso para bloquear a entrada da luz.

Gostavas de simular aquela luz ambiente, típica dos cinemas antes do início da sessão? Opta por lâmpadas de temperatura mais quente e adquire um regulador de intensidade.

TV ou Projetor

Tal como já referimos, deves começar por ter em atenção ao tamanho da tela. Para uma TV de 42 polegadas o ideal é que mantenhas uma distância de cerca de 2,5 metros entre o aparelho e o sofá. A altura do chão até a TV também deve ser pensada, sendo a ideal cerca de 1,5 metros.

Escolhe um equipamento com boa resolução. Atualmente já encontras inúmeros modelos 4k no mercado, a resolução nativa em que são gravados muitos dos filmes atuais

As Smart TVs são uma boa opção uma vez que já que possuem sistema de Wi-Fi integrado. Os televisores mais antigos também podem ser adaptados com o auxílio de dispositivos inteligentes (como Chromecast ou Apple TV).

Transforma a tua televisão numa Smart TV em 5 passos

Se queres um ecrã maior, já ponderaste um projetor? Se dispões de uma divisão grande e pretendes simular o mais possível a experiência cinematográfica, nada melhor do que um projetor par ao teu home cinema.

  • Qualidade do som: As soundbars melhoram a experiência de qualquer filme ou série. Estes acessórios aumentam a capacidade de som da tua TV, tornando-o mais rico e claro. Ao estimular o efeito surround, a soundbar cria um efeito sonoro imersivo, característico dos cinemas. As soundbars possuem duas colunas: a coluna de som e o subwoofer. 
  • Número de colunas: Um verdadeiro sistema home cinema utiliza múltiplas colunas de forma a aumentar o efeito imersivo do som. Para vivenciares o verdadeiro som surround opta por um sistema 5.1. Isto significa que deverás ter na tua sala cinco colunas e um subwoofer, que te permite dar um som mais profundo aos sons graves.

Verifica a conexão da tua televisão tem antes de adquirires um sistema deste tipo. Confirma também se o sistema de som que pretendes possui Bluetooth. Um sistema de som com esta característica permite reproduzir música em streaming ou outro tipo de conteúdo áudio através de um dispositivo móvel como um smartphone ou um tablet.

Conforto

Por fim, mas não menos importante, também o conforto da sala deve ser tido em conta. Um home cinema não fica completo sem um sofá ou uns cadeirões confortáveis. Podes apostar em poltronas reclináveis, com suportes para copos e até carregadores USB.

No OLX encontras tudo o que precisas para o teu home cinema

Sempre quiseste ter uma sala de cinema, mas nunca surgiu a oportunidade? Então não esperes mais. Já é possível criares o teu próprio home cinema sem gastar muito dinheiro. Escolhe a divisão ideal, trata da sua acústica e adquire os acessórios indispensáveis. Já sabes, podes fazê-lo no OLX.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *