Estás em casa e queres manter-te em forma, mas não sabes como? Independentemente dos teus objetivos, treinar em casa é uma ótima maneira de ficar em forma sem teres de pagar uma mensalidade num ginásio.

Mas antes de começares a comprar imensos acessórios, deves refletir sobre os exercícios que tencionas fazer, o espaço necessário e que tipo de equipamentos precisas.

Estás pronto para criar um ginásio em tua casa? Enumeramos algumas dicas.

Treina com o espaço que tens

Se tens muito espaço livre em casa para um ginásio tens muitas opções de treino. Contudo, se tiveres um espaço bastante limitado, deves escolher os melhores treinos que não exigem muito espaço.

Exercícios como flexões, abdominais, prancha e agachamentos, não precisam de muito espaço ou equipamento. Se queres fazer cardio mas não tens muito espaço, experimenta exercícios como saltar à corda.

Outra opção para conseguires aproveitar bem o espaço livre que tens é utilizares equipamentos como fitas de suspensão e barras de elevações para portas e paredes. Podes ainda incorporar a tua mobília nos teus treinos. Um bom exemplo disto são agachamentos com cadeiras aí de casa.

À procura de equipamento em segunda mão para criares o teu ginásio em casa?

Decoração motivacional

Se tens espaço para tornares uma divisão da tua casa num ginásio, porque não a decoras como deve ser?

Personaliza o teu espaço e faz com que esta seja uma divisão que queiras passar tempo. Coloca posters, espelhos ou colunas para ouvires música enquanto treinas, e tudo o que achares necessário para te motivar a treinar.

Se tencionas seguir vídeos de treinos opta por colocares uma televisão ou o teu computador ao pé de ti enquanto treinas.

Equipamento essencial para os teus treinos

Não precisas dos equipamentos mais caros e especializados do mercado para conseguires ter um ginásio em casa.

Começa por comprar equipamentos simples, em segunda-mão e que te ajudem a fazer vários tipos de exercícios.

  • Tapete de ioga: ideal para ioga, pilates, alongamentos e para todo o tipo de exercícios que fazes no chão.
  • Pesos: ideal para musculação, exercícios com pesos, tonificar e definir os teus músculos.
  • Bandas de resistência: ideal para exercícios de musculação e fitness com o próprio peso do corpo.
  • Bolas Fitness: estas bolas multifuncionais são ideais para fazeres exercícios de uma forma eficaz. Ajudam-te com a tua postura, equilíbrio e o fortalecimento dos músculos.

Não te esqueças que deves adaptar os equipamentos aos teus treinos específicos.

Se queres investir numa máquina, recomendamos uma bicicleta que te permita trabalhar a tua resistência. Estas máquinas são ideias para exercícios cardio.

Um orçamento adaptado a ti

Os equipamentos de ginástica podem ser bastante caros. Se queres investir num ginásio em casa com várias máquinas e materiais de ginástica, opta por fazeres um orçamento. Para não teres de investir muito dinheiro logo no início, recomendamos que vás comprando as máquinas uma a uma e em segunda mão.

Na nossa secção de Musculação e Fitness encontras tudo o que precisas para tornar o teu ginásio num sucesso a um preço mais em conta.

Bons treinos!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *