Queres saber como otimizar o teu armário sem comprometer o teu estilo? A resposta é: armário cápsula!
10 Ago 2020 — 5 min leitura
Arranjamos a melhor forma de começar um armário cápsula sem perder a cabeça. Este guia é perfeito para iniciantes, neste conceito e na moda em geral.
O que é um armário cápsula?
No mundo da moda, o termo armário cápsula é muito utilizado. Este tipo de armário é cada vez mais procurado, por ser compacto e conter apenas o mínimo de peças versáteis, que se conjugam na perfeição entre si e que adoras usar. É um armário pensado para se adaptar facilmente ao teu estilo de vida e à tua forma de vestir.
Porque é que é uma ótima opção para os dias de hoje?
O armário cápsula é ideal para as pessoas que adoram moda e que têm dificuldade em organizar todas as peças de roupa nos armários tradicionais.
Cada vez mais compramos e cada vez mais deitamos fora mais rapidamente. Quando limitas o que compras, naturalmente pensas mais em cada peça de roupa antes de a comprares, e este esforço é o que te impede de mais tarde deitares fora as calças que nunca usaste ou a camisa que não te fica muito bem.
É importante também pensares em venderes a tua roupa usada, pois desta forma estás a reciclar a tua roupa e a ajudar outras pessoas. Ao reciclar a tua roupa e ao comprar roupa usada, estás-te a ajudar a ti, aos outros e ao planeta. Aqui ficam algumas dicas práticas para te ajudar a chegar ao Nirvana da moda:
Descobre o que importa: Se estás sobrecarregado com o trabalho e a tua vida pessoal, podes-te ter esquecido do que realmente importa para ti. Às vezes, para conseguires descobrir o que realmente importa, precisas de te livrar do que não importa.
Reduz o teu stress: Decidir o que vestir, por vezes, requer energia mental melhor gasta noutras coisas. Em vez de experimentares várias roupas para te arranjares de manhã, na esperança de encontrares a peça perfeita para vestir, escolhe um armário cápsula pequeno. Desta maneira, não precisas de te preocupar logo de manhã e consegues usar as tuas peças de roupa favoritas todos os dias.
Cria mais espaço e tempo para aquilo que tu amas: Com o tempo que tens de sobra com o teu armário cápsula, vais conseguir ter mais espaço e tempo para descobrires aquilo que adoras fazer. Vais ter mais tempo para respirar fundo e aproveitar a tua vida ao máximo.
Como criares o armário cápsula ideal para ti?
Vê
Coloca toda a tua roupa, sapatos e acessórios em cima da tua cama. Ao colocares tudo na tua cama, vais ficar motivado a acabar o projeto mais rapidamente. Ver toda a tua roupa é uma etapa muito importante para criares o teu armário de sonho. Consegues visualizar tudo o que compraste, quanto gastaste e o que nunca usas.
Arranja
Para tornar este processo mais fácil e mais rápido, coloca a tua roupa em 4 montes:
Roupa que adoras: Estas roupas são as tuas peças favoritas. Aquelas que estás sempre a usar e que não te imaginavas a ficar sem elas;
Roupa sobre a qual estás indeciso: Roupas que talvez não tenhas bem a certeza o que queres fazer com elas;
Roupas para vender: Peças de vestuário que já não usas, mas que ainda estão em bom estado;
Roupas para o lixo: Itens que já não estão em bom estado.
Volta atrás
Depois de acabares de visualizar todas as tuas roupas, volta a ver as tuas “roupas que adoras” e “roupas que estás indeciso”. Recomendamos que experimentes estas roupas e te perguntes a ti mesmo: “Se fosse hoje comprava esta peça?” e “Vou voltar a usar isto nos próximos meses?”.
Escolhe
Faz uma lista dos itens selecionados por categoria. Começa pelas peças que utilizas diariamente. Esta lista pode mudar consoante a estação de ano e circunstância (assuntos pessoais ou de trabalho). A roupa que não utilizas diariamente podes colocar numa caixa e rever o teu armário após uns meses.
Dicas para te ajudar na organização do teu armário cápsula
Não tens de ter um número em específico, mas o ideal seria 50 peças ou menos. Para manter um armário com roupa que utilizes diariamente e sem desperdício, o ideal seria 50 peças ou menos.
Trata o processo como se fosse um jogo. Uma ótima maneira de encarar o processo de criares um armário cápsula é manteres uma atitude aberta e divertida. Vais encontrar algumas frustrações, mas é importante que te lembres que este processo é bom para experimentares e descobrires algo novo sobre ti.
Começa com uma pequena limpeza ao teu armário. No início, para não colocares demasiada pressão sobre ti, estabelece um limite de peças ao teu armário. Mas com o passar do tempo, este número pode já não ser adequado para ti. É importante dares espaço para evoluir.
Dá um tempo antes de voltares a encher o teu armário. Não uses esta experiência como uma desculpa para comprar nova roupa. Recomendamos que tentes apenas utilizar a roupa que tens no teu armário cápsula durante uns tempos, para aproveitares as vantagens deste tipo de armário.
Não stresses muito sobre o assunto. É importante que não stresses muito sobre se o teu armário é adequado ou se tem demasiadas peças. Cada um tem a sua experiência e o conceito foi feito para não te preocupares tanto com a tua roupa e para aproveitares a tua vida de uma forma mais plena.
Começa por um teste simples. Caso não tenhas bem a certeza se um armário cápsula é para ti, experimenta um teste de 10 dias. Nesses 10 dias utiliza apenas 10 peças de roupa do teu armário. É uma boa forma de experimentares sem te comprometeres a 100%.
10 peças essenciais que toda a gente precisa no seu armário
O OLX reuniu as 10 peças chave para teres um armário completo e cheio de estilo, independentemente do teu estilo de moda.
Calças de ganga – Um clássico que pertence ao armário de toda a gente. As calças de ganga são muito de versáteis, adaptam-se a várias situações e conjugam com imensas peças
T-shirt básicas – Como as calças de ganga, umas boas t-shirts de cores variadas ajudam-te a dar vida ao teu armário. Por serem básicas e sem grandes designs, são muito fáceis de conjugar.
Um bom casaco – O teu aliado contra as manhãs e finais de dia mais frios. Independentemente do teu estilo, todos nós precisamos de um bom casaco para nos agasalhar.
Umas sapatilhas para um uso regular – Mesmo que não tenhas um estilo mais desportivo, umas sapatilhas confortáveis são muito fáceis de conjugar e ideais para os teus passeios ao fim de semana.
Calções – Uns calções de cor neutra vão ajudar nos dias de mais calor.
Camisas – Uma camisa algodão ou de linho ajuda-te a tornar o teu outfit mais formal e profissional.
Par de calças formais – Para ocasiões mais formais, nada melhor que um par de calças mais clássico.
Sapatos para todas as ocasiões – Recomendamos que, ao criares o teu armário cápsula, optes por escolher sapatos versáteis e que se adaptem a diversas ocasiões (profissionais e pessoais).
Uma boa camisola – Uma camisola com uma cor fácil de conjugar vai ajudar muito na hora de conjugares peças de roupa.
Uma mala fácil de combinar – Com uma mala com cores sólidas e neutras vai ser muito mais fácil combinares as tuas peças de roupa.
Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog!
Deixe uma resposta