São várias as possibilidades de decoração e é importante conhecer um pouco de todos os estilos, antes de definires aquele com que queres preencher a tua casa. Se a decoração vintage é a que te faz mergulhar num clima original e que te transporta para as décadas de 20 até 60, então encontraste o artigo certo.

No OLX é possível encontrares vários artigos de decoração vintage, desde móveis a pequenas peças decorativas, para criares o teu próprio ambiente e dares personalidade à tua casa. O desenho característico, as cores e traços das peças vintage, compõe cenários únicos.

Móveis vintage: do velho se faz novo

A decoração vintage é nostálgica e, ao mesmo tempo, confortável

É possível decorares a tua casa com artigos vintage, mesmo sem ter de fazer grandes investimentos. Entre as várias opções, podes escolher restaurar móveis ou objetos de decoração vintage, tal como podes comprar artigos usados, em segunda mão, no OLX.

Os móveis e artigos antigos podem ainda ser herdados. Por isso, começa por uma visita às arrecadações, sótãos ou garagens dos teus pais ou avós. Um móvel antigo traz consigo história, têm a sua beleza própria e, por norma, são de boa qualidade. No caso de precisar de um restauro, podes sempre colocar as mãos na massa!

Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

Tudo o que precisas para restaurar um móvel vintage

  • Analisa o móvel e percebe o que precisas de restaurar – Pintar, tratar da madeira, reparar partes danificadas, tapar rachas, trocar puxadores, dobradiças ou parafusos. Percebe se algumas reparações são suficientes ou se o móvel precisa mesmo de uma reparação da estrutura;
  • Elabora uma checklist do material necessáriopincéis, trinchas, rolos de pintura, chaves de fendas, espátulas, tabuleiro de pintura, panos, lixas de vários grãos, betumes, primários, tintas, vernizes ou outros;
  • Reúne os materiais necessários para tua proteção – luvas, máscara e óculos. Verifica ainda se os produtos que vais usar são tóxicos ou têm alertas de segurança sobre o seu manuseamento;
  • Prepara o local de trabalho – Provavelmente um qualquer lugar, não será o local indicado. Escolhe uma zona arejada, forra o chão com um plástico próprio ou cobertores velhos, sendo esta última a opção ideal, reduzindo o desperdício de plástico. Caso sujes o chão com tinta, verniz ou outro produto, limpa-o o quanto antes.

8 ideias de decoração sustentável para fazeres em casa

Passo a passo para a restauração de um móvel vintage

  1. Começa por retirar gavetas, dobradiças, puxadores e todas as outras partes removíveis. Limpa toda a gordura ou outras sujidades da madeira, com um pano macio e, se necessário, usa um produto de limpeza neutro ou diluente sintético;
  2. Remove tinta ou verniz velho com uma lixa fina grão 180, passando em toda a superfície até que esta perca o brilho. Se o móvel tiver já sido pintado, usa o decampante, um produto próprio para remover tinta antiga;
  3. Repara as fissuras ou rachas existentes com betume para madeira, utilizando uma espátula e respeitando os tempos de secagem. No final, lixa para obteres uma superfície lisa;
  4. Limpa muito bem toda a superfície e trata a madeira, se necessário, com um produto de tratamento preventivo inseticidas, como caruncho e anti térmitas e, fungicida, para uma maior duração da madeira;
  5. Aplica uma demão de primário para madeira e, após a secagem, aplica a tinta de esmalte;
  6. Entre demãos de tinta, lixa suavemente toda a superfície com uma lixa fina. Respeita sempre os tempos de secagem entre demãos de tinta. Não tenhas pressa.

O guia completo para restaurar móveis está aqui

7 ideias indispensáveis de decoração vintage para a tua casa

Entre os elementos principais da decoração vintage encontras o recurso a flores, aos tons pastel, lado a lado com os móveis antigos. A estampa floral está muito presente, seja no papel de parede, no tecido de sofás ou no forro dos móveis.

1# Cristaleira

A cristaleira é uma peça fundamental na composição da decoração vintage e podes usá-la para exibir peças antigas como telefones, bonecas ou conjuntos de chá de porcelana, máquinas de escrever e fotografar, caixas estampadas e outros.

Conhece a magia das máquinas fotográficas analógicas

2# Têxteis

Do que é que gostas mais? Toalhas, mantas de patchwork, bordados, rendas ou almofadas de crochê? Os guardanapos de tecido também fazem par com as tolhas, que podem ter padrões florais. Podes colocá-los a cobrir uma mesa de apoio ou de canto, na tua sala.

3# Móveis pés de palito

Estes móveis surgiram nos anos 50 e são, definitivamente, uma característica da decoração vintage. Podes decorá-los com quadros decorativos, garrafas de vidro como vaso para flores, porta-joias, peças de família, e muito mais.

4# Paredes

Escolhe um ambiente ou parte dele para decorar com papel de parede. Encontras uma imensa oferta e possibilidades, mas lembra-te que os padrões florais não são a única opção. Podes forrar as paredes com papel com grafismos, linhas retas, cores fortes, entre amarelos, vermelhos, laranjas, azuis e pretos.

5 ideias low budget para decorar a casa com papel de parede

5# Camas de ferro

Vintage e românticas, assim são as camas de ferro. Ainda mais se lhe colocares uma colcha e manta patchwork. Se tiverem um pouco de ferro oxidado visível, não te preocupes, faz tudo parte do processo decorativo. Podes ainda combiná-las com elementos de madeira e vidro.

6# Iluminação

Faz parte da decoração vintage os pontos de luz, principalmente em objetos de grande impacto visual. podes colocar fios ou luzes led, pendentes, investir em abajures e outros mais.

Como escolher as lâmpadas LED para a tua casa?

7# Outros objetos

Basta dar asas à imaginação e podes substituir quase todos os objetos por outros que se enquadram na decoração vintage. Aposta em malas de viagem antigas, aproveita caixas de bolachas, de chá, rótulos de cerveja, vinho ou whisky, cadeiras de palha, espelhos com molduras clássicas e muito mais.

É vintage ou retro? Não te deixes enganar!

O estilo retro pode ser confundido no meio de uma decoração vintage, por ser, essencialmente, um estilo inspirado em peças antigas. No entanto, trata-se apenas de reprodução e não móveis originais da época.

Móveis e objetos vintage foram conservados ou reformados e podem até atingir elevados valores de venda, conforme a sua originalidade, história e conservação. O valor é, portanto, uma das diferentes destas peças para outras do estilo retro.

O estilo vintage está em voga e podes levá-lo para tua casa facilmente. No OLX encontras praticamente tudo o que precisas para compores a tua decoração vintage, ficando apenas em falta personalizares os ambientes da tua casa conforme a tua preferência!


Próximas leituras:

Como fazer churrascos em casa sem fumo
Todos gostamos de fazer churrascos em casa mas ninguém quer a casa …
Como organizar a cozinha: 10 dicas imperdíveis
Estás cansado de arrumar e nunca ter um espaço totalmente funcional? Revelamos-te …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *