O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. Num momento em que poupar os recursos naturais do Planeta é cada vez mais urgente, deixamos-te 7 sugestões para reduzir o consumo de água em casa.

Dia Mundial da Água: porque celebramos este dia?

O Dia Mundial da Água ocorre no dia 22 de março há já quase 30 anos. Esta comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, em 1992.

Nesta conferência, os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas para combater o desperdício de água. O desafio era tão simples quanto ambicioso: promover a poupança deste recurso natural tão importante e valioso para a vida humana.

Esta data tem como objetivo alertar a população mundial para a necessidade urgente de preservar e poupar água, otimizando o seu consumo.A ideia de celebrar o Dia Mundial da Água surgiu como consequência dos números cada vez mais alarmantes que mostram ao mesmo tempo escassez e desperdício.

A importância do Dia Mundial da Água em números

Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de um modo muito mais rápido do que aquilo que o Planeta consegue repor.

Em casa, cada europeu gasta cerca de 145 litros de água todos os dias – 3 vezes mais água do que aquilo que realmente precisa. Nesta métrica, Portugal está pior que a média europeia e cada cidadão gasta uma média de 190 litros de água por dia.

Fora da Europa, o padrão repete-se: a nível global, o consumo de água tem aumentado gradualmente desde os anos 80. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, o consumo de água mundial atingiu um ritmo anual de 1%. A tendência é para que este crescimento de consumo se mantenha até 2050.

Os números são assustadores e tu podes contribuir para desacelerar esta tendência, começando por celebrar o Dia Mundial da Água e alterando alguns hábitos diários.

7 dicas para poupares água em casa

1# Fecha as torneiras

Enquanto escovas os dentes, deixas a torneira aberta? Durante o ensaboamento, deixas o chuveiro ligado? Está na hora de perderes esses maus hábitos: duches, banhos e outras rotinas de higiene pessoal representam cerca de 40% do consumo de água de tua casa.

Para isso, só tens de começar a fechar as torneiras quando não é necessário. Não deixes a água a correr quando estás a enxaguar-te, quando estás a escovar os dentes, a esfregar a loiça ou a fazer a barba. Tão simples quanto isso.

2# Deteta e elimina fugas de água

Aproveita o Dia Mundial da Água para te certificares de que não tens fugas de água em casa e, caso isso esteja a acontecer, trata de as consertar.

Uma torneira com fuga de água pode desperdiçar até 75 litros de água por dia. Uma sanita com uma fuga pode chegar até aos 757 litros.

Se reparações não são bem a tua onda, contrata um picheleiro/canalizador ou outro profissional que faça o trabalho por ti.

3# Aproveita cada gota de água

Pode parecer uma dica um pouco extremista, mas vais ver que vai fazer toda a diferença ao final do mês.

Se gostas de tomar banho de água bem quente, reaproveita a água fria que cai até ficar à temperatura que desejas. Depois, usa-a para lavar o chão.

Enquanto lavas frutas ou legumes, coloca um recipiente na banca e utiliza a água “suja” para regar as plantas ou o jardim.

11 dicas para teres uma cozinha sustentável

4# Otimiza a lavagem da loiça

Otimizar o consumo de água, significa fazer uma utilização mais consciente e funcional deste recurso natural.

Por exemplo, em vez de esfregares um copo e passares logo por água, experimenta esfregar toda a loiça e só depois passá-la toda por água.

Ou então, em vez de deixares a água a correr, enche uma pia ou recipiente grande com água quente e sabão e outro com água fria para enxaguar.

De ambas as formas, vais conseguir usar apenas metade da água que normalmente usas.

Encontra uma máquina de lavar loiça eco para a tua casa

5# Opta por eletrodomésticos eficientes

A tua máquina de lavar loiça e/ou de lavar roupa apresentam consumos elevados de água? Está na hora de as venderes no OLX e de as substituíres por outros mais eficientes e modernas.

A título de exemplo, uma máquina de lavar roupa antiga pode usar até 200 litros de água para lavar uma carga de 5 kg de roupa. Um modelo mais recente necessita apenas de 50 litros para a mesma carga.

Começa a poupar com estes eletrodomésticos eficientes

6# Utiliza corretamente os equipamentos

Temos mais uma dica para ti ainda relacionada com as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça. Para conseguires reduzir o desperdício de água e até de energia em tua casa, garante que fazes uma correta utilização destes equipamentos.

Reduz a frequência de lavagens, enche as máquinas até à carga máxima recomendada e opta por ciclos de lavagens mais curtos e a água fria.

7# Reduz a irrigação do jardim

Tens um espaço exterior, como um jardim, e optaste por um sistema de irrigação automático? Boa decisão! Assim, já estás a otimizar o uso da água para regar esse espaço.

Porém, ainda é possível poupar mais uns litros e algum dinheiro. Para isso, só tens de reduzir os tempos de rega e alterar o horário em que o sistema liga/desliga. Dá preferência por períodos de rega antes do amanhecer, de madrugada e durante a noite – entre as 22h e as 6h.

Estas são as nossas dicas para poupar água em casa. Sugerimos-te ainda que aproveites o Dia Mundial da água para começares a adotar hábitos e rotinas mais sustentáveis e que promovam a preservação da água. Aproveita esta data para calculares a tua pegada hídrica aqui.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

6 comentários a “Dia Mundial da Água: como poupar água em casa”

  1. Elisabete Tavares diz:

    Gostei muito das dicas e todo o texto em questão

  2. Armando Santos diz:

    Excelente informação. Muito obrigado.

  3. Maria Teresa Militão diz:

    Gostei muito do artigo, e vou seguir estes conselhos

  4. Antonio Soares Carvalho diz:

    A vossa atitude é optima, contudo as pessoas eu incluido temos a tendência de não ter cuidado com os pormenores de poupar e o prejuízo vem depois.

  5. Serafim Falcão diz:

    Eu, desde sempre, tenho estes hábitos. Máxima: “se não estou a usar a água não corre”, por exemplo, enquanto faço a barba…

  6. Vera diz:

    Gostei muito das vossas dicas para poupar água.
    As sugestões parecem-me interessantes agora há que pôr em prática. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *