E-readers: e se ler fosse ainda mais sustentável?
Os e-readers com tecnologia e-ink conferem a experiência da leitura mais realista a qualquer leitor. Conhece as principais marcas no mercado.
Os e-readers são pequenos aparelhos que funcionam como leitores de livros digitais. Trazem consigo imensas vantagens para os verdadeiros apreciadores de uma boa leitura.
Se adoras folhear um livro, sentir o cheiro de cada folha e até marcar algumas passagens que consideras mais importante, não termines já aqui a tua leitura. Temos várias razões para te fazer crer que os e-readers também podem ter lugar no teu coração.
Com um tamanho perfeito e muito leves, podes levar milhares de livros contigo para qualquer lugar. Mais precisamente entre 2 e 3 mil livros, ou e-books. Além disso, ainda tens a vantagem de os conseguires ler apenas com uma mão.
Encontra a maior variedade de livros em segunda mão!
Se já tiveste de retirar livros da tua mala por falta de espaço ou por excesso de peso, então acredita que com um e-reader esses dias acabaram.
Cria a tua biblioteca transportável com milhares de e-books. Esta é a solução perfeita para te acompanhar em qualquer viagem, seja num transporte público, na praia ou num avião.
7 livros de viagem para descobrires outros locais sem sair do sofá
Não é preciso sair de casa nem esperar para comprar livros. Com um e-reader e alguns cliques, rapidamente encontras e compras os teus livros preferidos.
Os e-books também são conhecidos pelos preços mais acessíveis, quando comparados com o livro físico correspondente. Até podem ser totalmente gratuitos, principalmente quando se trata de livros menos conhecidos ou de autores independentes.
Se no smartphone ou tablet a bateria te pode deixar a meio da leitura, com um e-reader isso não acontece. A autonomia pode ir de algumas semanas até um mês, consoante o uso que lhe dês.
Os componentes dos e-readers são pouco potentes, e os ecrãs de baixa resolução; como servem apenas para arquivo e leitura, não exigem muito do hardware. E mesmo que esgotes a bateria, basta carregar com o tradicional cabo USB e esperar até 4 horas.
O e-reader é útil na interpretação dos textos, uma vez que vêm já com dicionários embutidos que permitem encontrar o significado de qualquer palavra.
Para além disso, também é possível descarregar gratuitamente dicionários adicionais em diferentes línguas, o que te ajuda na aprendizagem ou treino de uma nova língua.
Existem várias semelhanças entre um livro físico e um e-reader. Em alguns e-readers podes fazer marcações, tal como acontece nos livros. Consegues assinalar as tuas passagens favoritas e ainda acrescentar notas.
Ao contrário de um smartphone, tablet ou Notebook, um e-reader utiliza a tecnologia e-ink, que faz com que o ecrã pareça uma folha de papel. Esta tecnologia traz pigmentos brancos e pretos que o tornam mais parecidos ao papel.
Para além de já termos referido as vantagens no que diz respeito à portabilidade, capacidade de armazenamento de livros e a autonomia geralmente prolongada, deves ainda ter em atenção três aspetos:
Se estás indeciso entre os dois principais fabricantes de e-readers, vê qual o melhor para ti.
Com o Kobo, desenvolvido pela Rakuten Kobo, vais ter 8GB de memória interna garantida, para poderes levar contigo para qualquer lado uma média de 6 mil livros. Para além disso, junta-lhe mais de 260 mil e-books e audiobooks gratuitos. Oferece 3600 e-books em português e mais de 213 mil em inglês.
O e-reader Kindle, lançado pela Amazon em 2007, conta também com 8GB de capacidade. Vem com WiFi incorporado e, se ativares o modo avião, a bateria pode até passar de um mês de duração.
Existem já dois modelos Kobo à prova de água, para que não fiques em sobressalto com um pequeno descuido junto da piscina, no verão.
O Kindle também conta já com vários modelos resistentes à água, como o Kindle Oasis.
Para além disso, também podes ler em qualquer altura do dia ou da noite. A luminosidade ajusta-se e, de dia, graças à tecnologia antirreflexo, vai poupar também a tua vista.
Deves ter em conta que um livro comprado no Kindle, apenas pode ser lido neste equipamento e nos programas da Amazon. Não é possível transferir e-books do Kindle para o Kobo, por exemplo.
Estes são os formatos de e-books que cada modelo permite:
Dispositivo | Formato de leitura |
Kindle | PDF TXT AZW3 AZW MOBI PRC DOC DOCX JPEG GIF PNG BMP |
Kobo | EPUB TXT RTF HTML MOBI CBR CBZ JPEG GIF PNG BMP TIFF |
Se durante e após a leitura és daqueles que gostam de fazer anotações, então o modelo indicado será o Kindle, com o teclado QWERTY que possui. Sabias que com o Kindle até podes partilhar um excerto do texto diretamente no Facebook ou no Twitter?
Já te decidiste entre um Kindle ou um Kobo?
O Kobo permite escolher entre diferentes tipos e estilos de letras, fazendo com que o esforço para ler as letras pequenas façam parte do passado.
Com dicionários integrados em português, oferecidos pelo Priberam, o Kobo disponibiliza-te também traduções multilingues. Para utilizares, basta premir a palavra em questão e, quando esta fica sublinhada, encontras a sua definição.
Em relação ao Kindle, tem a vantagem de poder ser utilizado como um dispositivo externo, pelo que podes conectá-lo ao teu computador e copiar o que precisares, como se de uma pendrive se tratasse.
Como os e-books não são impressos, não consomem papel nem precisam de tintas tóxicas. Para além disso, como não é necessário empacotar e transportar, não poluem o ambiente. Portanto, podes continuar a ler e mesmo assim reduzir o teu impacto ambiental.
Podes ficar de consciência tranquila com a economia deste setor, uma vez que ao comprares livros digitais de determinado autor, estás a contribuir e a apoiá-lo.
Pronto para despachar o teu tablet e apostar num e-reader?
Próximas leituras:
Posso ler um ebook da livraria wook no kobo
Sim, desde que o Formato seja ePUB