Os e-readers são pequenos aparelhos que funcionam como leitores de livros digitais. Trazem consigo imensas vantagens para os verdadeiros apreciadores de uma boa leitura.

Se adoras folhear um livro, sentir o cheiro de cada folha e até marcar algumas passagens que consideras mais importante, não termines já aqui a tua leitura. Temos várias razões para te fazer crer que os e-readers também podem ter lugar no teu coração.

6 motivos para teres um e-reader

1# Podes ler em qualquer lugar

Com um tamanho perfeito e muito leves, podes levar milhares de livros contigo para qualquer lugar. Mais precisamente entre 2 e 3 mil livros, ou e-books. Além disso, ainda tens a vantagem de os conseguires ler apenas com uma mão.

Encontra a maior variedade de livros em segunda mão!

2# Já não tens de escolher apenas um livro para te acompanhar na próxima viagem

Se já tiveste de retirar livros da tua mala por falta de espaço ou por excesso de peso, então acredita que com um e-reader esses dias acabaram. 

Cria a tua biblioteca transportável com milhares de e-books. Esta é a solução perfeita para te acompanhar em qualquer viagem, seja num transporte público, na praia ou num avião.

7 livros de viagem para descobrires outros locais sem sair do sofá

3# Compras imediatas

Não é preciso sair de casa nem esperar para comprar livros. Com um e-reader e alguns cliques, rapidamente encontras e compras os teus livros preferidos.

Os e-books também são conhecidos pelos preços mais acessíveis, quando comparados com o livro físico correspondente. Até podem ser totalmente gratuitos, principalmente quando se trata de livros menos conhecidos ou de autores independentes.

4# Autonomia prolongada

Se no smartphone ou tablet a bateria te pode deixar a meio da leitura, com um e-reader isso não acontece. A autonomia pode ir de algumas semanas até um mês, consoante o uso que lhe dês.

Os componentes dos e-readers são pouco potentes, e os ecrãs de baixa resolução; como servem apenas para arquivo e leitura, não exigem muito do hardware. E mesmo que esgotes a bateria, basta carregar com o tradicional cabo USB e esperar até 4 horas.

5# Dicionários embutidos e em diferentes idiomas

O e-reader é útil na interpretação dos textos, uma vez que vêm já com dicionários embutidos que permitem encontrar o significado de qualquer palavra. 

Para além disso, também é possível descarregar gratuitamente dicionários adicionais em diferentes línguas, o que te ajuda na aprendizagem ou treino de uma nova língua.

6# Semelhança com os livros físicos

Existem várias semelhanças entre um livro físico e um e-reader. Em alguns e-readers podes fazer marcações, tal como acontece nos livros. Consegues assinalar as tuas passagens favoritas e ainda acrescentar notas.

Ao contrário de um smartphone, tablet ou Notebook, um e-reader utiliza a tecnologia e-ink, que faz com que o ecrã pareça uma folha de papel. Esta tecnologia traz pigmentos brancos e pretos que o tornam mais parecidos ao papel.

O que ter em conta na hora de comprar um e-reader

Para além de já termos referido as vantagens no que diz respeito à portabilidade, capacidade de armazenamento de livros e a autonomia geralmente prolongada, deves ainda ter em atenção três aspetos:

  1. Conectividade: Alguns e-readers já possuem WiFi e 3G, o que facilita o acesso a novos e-books.
  2. Formatos de leitura: Analisa os formatos que o e-reader aceita, como Word ou PDF.
  3. Ecrã: O ecrã com a tecnologia e-ink é amigável para os teus olhos e economiza bateria. Podes ler ao sol, que não refletem a luz de volta.

Kobo ou Kindle?

Se estás indeciso entre os dois principais fabricantes de e-readers, vê qual o melhor para ti.

Capacidade de armazenamento

Com o Kobo, desenvolvido pela Rakuten Kobo, vais ter 8GB de memória interna garantida, para poderes levar contigo para qualquer lado uma média de 6 mil livros. Para além disso, junta-lhe mais de 260 mil e-books e audiobooks gratuitos. Oferece 3600 e-books em português e mais de 213 mil em inglês.

O e-reader Kindle, lançado pela Amazon em 2007, conta também com 8GB de capacidade. Vem com WiFi incorporado e, se ativares o modo avião, a bateria pode até passar de um mês de duração.

Modelos à prova de água

Existem já dois modelos Kobo à prova de água, para que não fiques em sobressalto com um pequeno descuido junto da piscina, no verão.

O Kindle também conta já com vários modelos resistentes à água, como o Kindle Oasis.

Leitura

Para além disso, também podes ler em qualquer altura do dia ou da noite. A luminosidade ajusta-se e, de dia, graças à tecnologia antirreflexo, vai poupar também a tua vista.

Deves ter em conta que um livro comprado no Kindle, apenas pode ser lido neste equipamento e nos programas da Amazon. Não é possível transferir e-books do Kindle para o Kobo, por exemplo. 

Estes são os formatos de e-books que cada modelo permite:

DispositivoFormato de leitura
KindlePDF
TXT
AZW3
AZW
MOBI
PRC
DOC
DOCX
JPEG
GIF
PNG
BMP
KoboEPUB
PDF
TXT
RTF
HTML
MOBI
CBR
CBZ
JPEG
GIF
PNG
BMP
TIFF

Se durante e após a leitura és daqueles que gostam de fazer anotações, então o modelo indicado será o Kindle, com o teclado QWERTY que possui.  Sabias que com o Kindle até podes partilhar um excerto do texto diretamente no Facebook ou no Twitter?

Já te decidiste entre um Kindle ou um Kobo?

Extras

O Kobo permite escolher entre diferentes tipos e estilos de letras, fazendo com que o esforço para ler as letras pequenas façam parte do passado.

Com dicionários integrados em português, oferecidos pelo Priberam, o Kobo disponibiliza-te também traduções multilingues. Para utilizares, basta premir a palavra em questão e, quando esta fica sublinhada, encontras a sua definição.

Em relação ao Kindle, tem a vantagem de poder ser utilizado como um dispositivo externo, pelo que podes conectá-lo ao teu computador e copiar o que precisares, como se de uma pendrive se tratasse.

Reduzir a pegada ecológica e apoiar os autores

Como os e-books não são impressos, não consomem papel nem precisam de tintas tóxicas. Para além disso, como não é necessário empacotar e transportar, não poluem o ambiente. Portanto, podes continuar a ler e mesmo assim reduzir o teu impacto ambiental.

Podes ficar de consciência tranquila com a economia deste setor, uma vez que ao comprares livros digitais de determinado autor, estás a contribuir e a apoiá-lo.

Pronto para despachar o teu tablet e apostar num e-reader?


Próximas leituras:

Como escolher o melhor projetor de vídeo para ter em casa
Os projetores de vídeo são a escolha ideal para veres filmes e …
Relógios com GPS: a melhor relação qualidade-preço
Os relógios com GPS são ótimos para a saúde. Estes são os …

2 comentários a “E-readers: e se ler fosse ainda mais sustentável?”

  1. Adelino diz:

    Posso ler um ebook da livraria wook no kobo

  2. FLORINDA FAJARDO diz:

    Sim, desde que o Formato seja ePUB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *