Os smartwatches evoluiram, amadureceram, e até aproveitaram as sugestões e pedidos dos próprios utilizadores às marcas. Os modelos mais atuais não param de nos surpreender. Aqui ficam 3 razões para comprares um.

Por que comprar um smartwatch?

Versatilidade

Modelos como o Apple Watch permitem a conexão a redes móveis de operadoras compatíveis. Podes sair sem o telemóvel e ainda atender chamadas, responder a mensagens, ouvir músicas, podcasts e usar aplicativos.

As funções que os smartwatches vêm a adquirir acabam por torná-los uma extensão do teu smartphone, garantindo que te manténs sempre conectado.

Praticidade

Um smartwatch não te limita a experiência de utilização de apps, nem a interação com o mundo digital. Acaba por te deixar menos suscetível a distrações, emite alertas de mensagens e redes sociais, de aplicativos de notícias e lembretes.

Facilmente se conectam com dispositivos Bluetooth, como auriculares ou earbuds, Também garantem a ligação com assistentes inteligentes, como a Alexa ou Siri, para realizar comandos e controlar outros dispositivos inteligentes.

Encontra aqui os melhores earburds do mercado!

Desporto e saúde

Em comum, os smartwatches têm a função de te ajudar a levar uma vida mais saudável. Alguns são mais focados em desporto, com ferramentas de diagnóstico, mas todos eles estão relacionados com saúde. 

Praticamente todos os modelos fazem o acompanhamento da frequência cardíaca do utilizador, têm contador de passos e resistência contra água. Alguns ainda monitorizam o sono, o nível do stress e outras opções de controlo da saúde física e mental.

Compatibilidades com sistemas Android e iOS

Mulher usando Apple Watch

É extremamente importante que tenhas em conta o sistema operativo do teu telemóvel antes de comprares um smartwatch. Um Apple Watch é apenas compatível com iPhone, por exemplo.

Por isso, se estás à procura de um telemóvel novo, verifica se vais continuar no mesmo sistema ou se vais trocar, para que o teu investimento num smartwatch não seja em vão.

Procuras um telemóvel novo?

Por sua vez, a linha Galaxy Watch é compatível com qualquer smartphone Android e ainda com o iPhone. No entanto, o recomendado para quem tem um telemóvel Apple é mesmo o smartwatch da marca, isto porque encontrarás algumas limitações, tais como:

  • Não podes interagir com notificações, atender chamadas, ver lembretes do iPhone, sincronizar configurações como senhas de Wi-Fi, entre outras;
  • Não podes usar o Samsung Pay no Galaxy Watch;
  • Não podes transferir capturas de ecrã do relógio para o iPhone.

O que ter em conta na hora de comprar um smartwatch

Homem com smartwatch a trabalhar no computador

Decidir o smartwatch ideal para ti é uma tarefa que exige que avalies as tuas necessidades. Reflete sobre o tipo de uso que lhe pretendes dar ou como queres que te acompanhe no dia-a-dia.

Um smartwatch deve integrar com o teu smartphone, para que faças uso dele nas tarefas do teu quotidiano, de forma simples e prática. Para além do sistema operativo, tem em conta as seguintes características:

Estrutura e personalização

Podes personalizar os smartwatches que dispõem de braceletes para os seus modelos. Atualmente, estas variam entre os 16mm e os 44mm. Deves escolher um modelo que corresponda ao tipo de atividades que vais realizar.

Existem braceletes de estilo clássico, semelhantes a um relógio tradicional, em cabedal ou aço inoxidável, e as mais flexíveis, de silicone, aconselhadas para atividades ao ar livre ou práticas desportivas.

Não te esqueças que o conforto tem de estar garantido, para que depois não fiques arrependido com a tua compra. O teu smartwatch não pode ser maior do que o teu pulso nem te deve deixar desconfortável ou causar dores durante a utilização.

A disposição dos botões e a facilidade do uso da tela também é importante, uma vez que as molduras externas podem fazer com que a navegação nas apps fique comprometida.

Ecrã

Quase todos os smartwatches possuem um ecrã OLED, LCD ou AMOLED o que permite ver fotos, aplicações ou outros conteúdos com cores mais ricas e brilhantes. O Apple Watch, por exemplo, já oferece um ecrã retina. 

Contudo, tem em conta que estes ecrãs também comprometem a duração da bateria do equipamento.

Interface

Um ecrã touch screen vai facilitar a navegação, sendo a preferência para quem pretende a interface com o smartphone.

Memória interna

É importante para armazenar músicas e apps. Quanto maior, melhor! Se possível, opta por um smartwatch que comporte cartão de memória.

Autonomia

Uma grande parte dos smartwatches tem a capacidade de autonomia para um ou dois dias, que depende da potência do ecrã. A duração pode diminuir devido às funcionalidades do dispositivo. Por exemplo, um smartwatch com capacidade de voz tem menor duração de bateria.

É importante perceber como funciona o carregamento. Este pode ser por cabo micro USB ou carregamento magnético. Em caso de emergência, a primeira opção é mais fácil de encontrar e até de substituir. A vantagem do cabo de carregamento magnético é a facilidade de o unir ao equipamento.

Para que não fiques desprevenido, compra já uma powerbank!

Funcionalidades

Os smartwatches atuais apresentam várias vantagens, conforme a tua necessidade e o uso que lhe queiras dar. Se és amante do desporto, podes procurar um smartwatch com pedómetro, acelerómetro e monitor de atividade cardíaca.

Estas funcionalidades permitem gravar informação útil na gestão da tua atividade física e podes, também, utilizar aplicações que permitam um conhecimento pleno do tipo de desporto que praticas. 

O controlo por voz é interessante se pretendes gravar lembretes, receber e enviar mensagens ou realizar pesquisas na internet, em modo “mãos livres”.

Sensores

Alguns smartwatches oferecem a capacidade de bússola e detetores de quedas, que podem ser de extrema importância para alguns utilizadores. Podem também realizar  chamadas de emergência.

3 smartwatches que podes encontrar no OLX

1. Samsung Galaxy Watch 46mm

Tamanho do display1.3”
Resolução360×360
Memória interna4 GB
Memória RAM768 MB
Autonomia168, 80 h

Prós:

  • Design analógico que garante maior segurança ao uso;
  • 39 programas específicos para treinos desportivos;
  • À prova de água até 50 metros;
  • Streaming de música;
  • Samsung Pay para compras e pagamentos;
  • Controlo à distância de outros dispositivos inteligentes Samsung;
  • Fundo do ecrã personalizável.

Contras:

  • Não contém Slot para cartão de memória.

2. Apple Watch Series 5 – 40mm

Tamanho do display4.4”
Resolução368×448
Memória interna32 GB
Autonomia18 h

Prós:

  • Tamanho do display;
  • Alta resolução;
  • Desempenho comparável a um notebook;
  • Streaming de música;
  • Pesquisa por comando de voz;
  • Navegação web;
  • Comunicação via redes sociais, mensagens e chamadas;
  • Tela de retina sem comprometimento da bateria;
  • Várias opções de cores e pulseiras.

Contras:

  • Incompatibilidade com Android.

3. Xiaomi AmazFit BIP

Tamanho do display1.28”
Resolução176×176
Memória interna4 GB
Memória RAM1 MB
Autonomia1080 h

Prós:

  • Preço acessível;
  • À prova de água;
  • Pesquisa por comando de voz;
  • Multitouch com movimento do punho: permite a visualização das horas;
  • Comunicação via redes sociais, mensagens e chamadas;
  • Material de ecrã resistente a riscos;
  • Sensores de acelerómetro, bússola, barómetro, monitor cardíaco e pedómetro.

Contras:

  • Não possui Wi-Fi;
  • Não suporta memória externa;
  • Não faz navegação na web.

Agora que sabes tudo sobre smartwatches, não percas nem mais um minuto! Visita o OLX e escolhe o modelo que mais te cativou! Se precisares de apoio para realizar a compra ou se quiseres saber como funcionam os pontos de encontro do OLX, entra em contacto.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

2 comentários a “O guia para encontrares o teu smartwatch usado no OLX”

  1. Leal Dias diz:

    Procuro um ” Smartwatch ” que para além de diversos indicadores,também de ” A leitura de Oxigénio no Sangue ”

    Cumprimentos

  2. Fernando CALDEIRA diz:

    Boa tarde

    Otima informação, sobre os smartwatches, estou a pensar comprar um, mas na função de alerta, tem de vibrar, pois sou surdo, é mesmo o requisito, para mim.

    Muito obrigado
    Com os meus agradecimentos
    Fernando Caldeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *