Ter uma bicicleta estática em casa é uma forma eficaz de melhorar a forma física e perder peso. 

Sabias que a bicicleta estática foi criada pelo ciclista, Johnny Goldberg, em 1980, que queria atravessar os Estados Unidos da América em apenas oito dias? Como precisava de treinar todos os dias, quaisquer que fossem as condições climatéricas, criou a bicicleta estática.

Seja para manutenção do físico ou para reforço muscular, o exercício com bicicletas estáticas é ótimo para o coração e não tem de ser aborrecido. Se precisares de uma ajuda extra para te motivares, podes usar em frente de uma televisão ou acompanhado de música.

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Qual é o teu objetivo com a bicicleta estática?

  • Manutenção do peso: Com uma bicicleta estática consegues realizar um excelente exercício cardiovascular que te permite queimar até 260 calorias, em apenas 30 minutos. Também é recomendado se o teu objetivo for o aumento de massa muscular.
  • Aumentar a resistência: Ao exercitares com frequência, os músculos adaptam-se e tornam-se mais fortes. Com o reforço dos músculos também estás a melhorar a saúde dos ossos e ligamentos, evitando lesões nas atividades diárias.
  • Tonificar o corpo: Ao pedalar com resistência numa bicicleta estática, para além de fortaleceres os teus músculos, estás também a tonificá-los, sendo mais notório nas pernas e nas nádegas.
  • Proteger as articulações: Por um lado, os exercícios na bicicleta estática ajudam a fortalecer as articulações. Por outro, ajudam a recuperar de lesões ortopédicas. Este tipo de exercício diminui o impacto das articulações no quadril, joelho e tornozelo.
  • Prevenir doenças cardiovasculares: Visto como um equipamento fundamental para fazer exercícios cardiovasculares, tem como função diminuir a pressão arterial, melhorar o funcionamento do coração e controlar os níveis de açúcar no sangue. Ajuda ainda a reduzir o colesterol mau, aumenta o colesterol bom e, diminui o risco de formação de coágulos. Com o uso frequente é ainda possível prevenir problemas de saúde como pressão alta, enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.
  • Reduzir o stress: Para reduzir o stress e criar uma sensação de prazer, não há nada como fazer 30 minutos de exercício numa bicicleta estática, seja a solo ou a participar numa aula de spinning. A prática leva o corpo a libertar adrenalina e endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar geral.

Sabes qual é a roupa imprescindível na hora de treinar?

É importante manter a postura correta ao utilizar bicicletas estáticas

Utilizar a bicicleta estática incorretamente pode interferir nos resultados e provocar lesões. Para evitar que algo corra mal durante ou após a sua utilização, está atento à postura que deves adotar:

  1. As costas devem estar retas;
  2. Os braços ligeiramente dobrados e confortáveis;
  3. Os joelhos paralelos aos pedais;
  4. As pernas esticadas, mas ligeiramente dobradas.

Guia para escolheres uma bicicleta estática à tua medida

Há certos pormenores que tens de ter em conta na hora de comprares a tua bicicleta estática. Assim sendo, está atento ao seguinte:

Peso da roda

Para permitir um andamento fluído, o peso da roda deve ter no mínimo 3 kg. Quanto mais peso tiver, mais confortável será a pedalada, principalmente no treino regular.

Conforto

Escolhe uma bicicleta com guiador e selim reguláveis, para que seja mais fácil manteres uma postura correta durante os teus treinos.

Informações disponíveis

Todas bicicletas estáticas têm indicadores básicos com velocidade, distância percorrida, tempo decorrido e média de calorias queimadas.

Os modelos um pouco mais avançados trazem programas de perda de calorias, melhoria de desempenho e monitorização da frequência cardíaca. Algumas opções incluem o cinto torácico para uma precisão máxima da medição desta frequência.

Por fim, os modelos mais avançados de bicicletas estáticas têm ainda aplicações compatíveis para treinares de forma personalizada e ecrãs que te projetam para outra realidade – como a volta à França ou cenários de montanha.

Transporte

A maioria das bicicletas estáticas são difíceis de transportar mas também existem opções com rodas caso a queiras arrumar depois de usar.

Depois de algum treino, sai de casa à descoberta das ciclovias em Portugal!

TOP 3 nas vendas OLX

Pronto para as nossas sugestões? Este é o Top 3 de bicicletas estáticas no OLX.

1# Bicicleta estática Miralago

Este modelo de bicicleta estática vintage está à venda a partir de 50 euros e é uma verdadeira relíquia. Conta com temporizador, conta-quilómetros, regulação de esforço com diferentes níveis e, além disso, é de fabrico português pela SOCAL, em Águeda.

Descobre a tua aqui mesmo!

2# Bicicleta estática Domyos

Esta é uma bicicleta estática ideal para manter a forma física. O modelo EB 900 garante o máximo conforto ao sentar, com um selim confortável e quadro baixo. É silenciosa no pedalar e a roda de inércia é de 8 kg.

Tem 6 funções e 24 programas, 2 estabilizadores de nível e, desloca-se facilmente graças às suas grandes rodas. É uma excelente opção se não usares mais do que 2 a 3 vezes por semana. Se és um utilizador intensivo, vê a opção abaixo.

Há modelos Domyos à venda no OLX partir de 65 euros!

3# Bicicleta estática NordicTrack

Esta é uma bicicleta concebida para uma prática intensiva, cujo objetivo é de manter a forma e desenvolver as capacidades cardíacas. O selim é ergonómico e acolchoado, ajustável em altura e profundidade. 

A roda de inércia é de 9 kg e garante uma pedalagem fluida. A NordicTrack GX 4.4 conta com 30 programas de treino pré-instalados e 25 níveis de resistência. Tem pés ajustáveis em função do atrito do chão e rodas para uma melhor maneabilidade.

Encontra a tua NordicTrack por apenas 150 euros!

Sabes qual é o programa certo para emagrecer?

A bicicleta estática é ótima para emagrecer, desde que utilizes um programa correto. Não te esqueças de manter a postura correta e de te manteres hidratado. Segue este plano

  • 1º de bloco de 25 minutos (treino contínuo): Começa a sessão com 25 minutos de esforço a pedalar a um ritmo confortável a ligeiramente desconfortável.
  • 2º bloco de 15 minutos (treino com intervalo): Podes alternar esta fase de exercício com 1 minuto de esforço com 30 segundos de recuperação ativa, tentando manter a intensidade. Faz 10 séries deste esquema para concluíres os 15 minutos de treino. 
  • 3.º bloco de 5 minutos (treino de abrandamento): São os últimos 5 minutos de esforço, onde deves pedalar a um ritmo que te permita reduzir a respiração ofegante e eliminar a sensação de fadiga muscular. É uma forma de terminar o treino gradualmente.

No OLX podes ainda encontrar um Personal Trainer à tua medida!

Para melhores resultados, mantém este programa por pelo menos 8 semanas, conjugando com uma alimentação equilibrada. Se necessário, recorre a um robot de cozinha para te facilitar a preparação de várias ementas!


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2 comentários a “Estas são as melhores bicicletas estáticas para arrancar o ano”

  1. Nuno Rodrigues diz:

    Onde aparecem as melhores bicicletas?

  2. Nuno Rodrigues diz:

    Não vejo nenhuma bicicleta

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