Gostavas de comprar um tablet sem gastar muito dinheiro mas não sabes como escolher? Confere os passos para que encontres o modelo ideal para ti.

Antes de avançarmos é importante que definas qual o uso que pretendes dar ao teu tablet. É em função da sua utilidade que deves avaliar as características.

Nesta tabela mostramos-te as features mais importantes a ter em conta de acordo com o tipo de utilização que pretendes dar ao teu tablet.

UtilizaçãoFeatures
Uso ocasional ou leitura– Navegar na internet
– Consultar email
– Consumir multimédia
– Autonomia
– Peso
– Dimensão do ecrã
Levar para as aulas– Navegar na internet
– Consultar email
– Abrir ficheiros em vários formatos
– Processador
– Autonomia
– Dimensão do ecrã
Trabalho e gaming
– Uso intensivo do navegador
– Várias aplicações em simultâneo
– Edição de imagem
– Processador
– Memória RAM
– Armazenamento
– Ecrã: dimensão e resolução

Já pensaste no que pretendes fazer com o teu tablet? Ótimo! O OLX ajuda-te no resto com estes 6 passos.

1. Sistema operativo do tablet

A escolha do sistema operativo é um passo fundamental e depende muito da tua preferência pessoal. Na verdade, existem excelentes opções em cada um dos 3 sistemas operativos principais – IOS, Android e Windows.

  • iOS: Conhecido pela excelente performance dos seus dispositivos. A sua qualidade deve-se, sobretudo, ao facto do software (sistema operativo) e o hardware (equipamento) serem desenvolvidos pela mesma empresa, a Apple.
  • Android: Desenvolvido pela Google, pode dizer-se que este é um sistema operativo “universal” pois equipa a maioria dos tablets. É mais exigente do que o iOS e os requisitos a nível de hardware (processador e RAM) são superiores.
  • Windows: Software muito usado em computadores, mas pouco comum em tablets. Este surge mais frequentemente em portáteis híbridos, como os da linha Surface.

2. Armazenamento

O armazenamento é a característica que te vai permitir guardar ficheiros (aplicações, músicas, vídeos, filmes, fotos entre outros) no tablet.

Regra geral, a capacidade mínima deste tipo de dispositivos é de 8GB e pode chegar até ao 1TB.

Tal como nos smartphones, escolheres um dispositivo com uma capacidade de armazenamento reduzida, como por exemplo de 8GB ou 16GB, poderá trazer-te constrangimentos de performance devido às constantes atualizações de sistema e à dimensão dos ficheiros.

Recomendamos-te a aquisição de um dispositivo com pelo menos 32GB de armazenamento.

3. Processador

Nos tablets, tal como nos computadores, existem vários processadores. Para escolher o processador de um tablet, há 2 fatores que deves ter em atenção: a velocidade (GHz) e o número de núcleos.

Velocidade

Quanto maior for o número de GHz, mais rápido o tablet executará uma determinada tarefa. Regra geral, a velocidade destes processadores situa-se entre o 1.0 GHz e os 2.5 GHz. 

Se fores um utilizador exigente deves optar por um processador com uma velocidade de pelo menos 1.5 GHz.

Núcleos

Os núcleos tornam o tablet mais rápido e eficiente em ambiente multitarefas. Existem processadores: dual-core, quad-core, hexa-core e octa-core, que são constituídos por 2, 4, 6 e 8 núcleos respetivamente.

Para um tablet que seja rápido a executar mais do que duas ou três tarefas, recomendamos-te a escolha de um processador de 6 ou 8 núcleos, em que a velocidade de cada núcleo é a mais alta possível.

Se o uso é ocasional, o objetivo do tablet é consultar a internet, ver fotografias e aceder ao email, um processador de 2 ou 4 núcleos poderá ser suficiente para ti.

4. Memória RAM

A memória RAM auxilia o processador a executar várias tarefas ao mesmo tempo e de forma rápida. Nos tablets, a memória RAM está disponível desde 1GB até 8GB.

Se procuras apenas navegar na internet ou realizar algumas leituras, 2GB serão suficientes.

Se pretendes jogar, fazer edição de vídeo e imagem ou outras funções mais exigentes, o teu tablet deverá ter no mínimo 4GB.

5. Autonomia

A autonomia é um fator importante a ter em conta para quem usa o tablet fora de casa. Se pretendes andar sempre com o teu tablet, seja para as aulas, para ler no autocarro ou até mesmo para comunicar, deves escolher uma solução com boa autonomia.

A autonomia de um tablet pode ir das 4 horas até a 14 horas.

6. Ecrã

Há, pelo menos, dois fatores a ter em conta para a escolha do ecrã: a dimensão e a resolução.

Dimensão

Os ecrãs de dimensões mais reduzidas, de 7 a 9 polegadas, são recomendados para usos ocasionais e para quem procura mobilidade.

Por sua vez, os ecrãs de maiores dimensões, de 10 a 13 polegadas, são mais indicados para uso exigente, intensivo e de longa duração, quer para momentos de trabalho ou lazer.

O OLX dispõe de capas para tablet de todos os tamanhos

Resolução

Tal como acontece nos computadores, telemóveis e televisões, os tablets apresentam níveis de resolução distintos. As principais são as seguintes:

DesignaçãoResolução em pixels
WVGA800×600
WSVGA1024×600
XGA1024×768
WXGA1280×800 ou 1366×768
WXGA+1440×900
WSXGA+1600×900
WUXGA1920×1080 ou 1920×1200
QXGA2048×1536
WQHD2560×1440 ou 2560×1600
UHD3180×2160

As resoluções mais elevadas, a partir da WUXGA, são indicadas para quem trabalha com imagem e vídeo, para os utilizadores que consomem muito conteúdo multimédia e ainda para os jogadores mais exigentes.

7. Peso

O peso dos tablets pode variar entre cerca de 200g até quase 1kg. Geralmente, um ecrã de maiores dimensões implica um peso superior.Se não necessitas de um ecrã de grandes dimensões, compara o peso entre tablets com características semelhantes.

Antes de partires para a escolha do teu futuro tablet, tem em conta a sua finalidade e analisa as características em função disso. Nós apresentámos-te as características mais relevantes.  Contudo, os tablets possuem muitas outras características – tais como a conectividade, as câmaras ou o sistema de som – que poderás explorar.

Se pretendes adquirir um tablet sem gastar muito dinheiro, aconselhamos-te a vender o teu antigo e a comprar um usado. Podes fazê-lo no sítio do costume: o OLX.


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Um comentário a “7 fatores para encontrares o melhor tablet para ti”

  1. Fernando Duarte diz:

    Muito informação.
    Ram Rom processador
    Falta a versão Android
    9 10 ou 11
    Mesmo assim boa ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


%d bloggers like this: