É importante perguntar o que podemos fazer pelo ambiente e pelo nosso planeta, mesmo sem sair de casa. Felizmente, cada vez mais pelo mundo fora as pessoas estão a tentar tornar-se mais eco-friendly. Contudo, devido ao nosso dia a dia atarefado torna-se complicado ter atitudes mais amigas do ambiente.

Se a poluição ambiental é um tópico que te preocupa, mas não tens disponibilidade para te envolveres em associações ou atividades de conservação ou sensibilização do ambiente, opta por tornares a tua casa mais eco-friendly.

Ao transformares o teu lar num espaço mais amigo do ambiente vais economizar e ajudar a contribuir para um ambiente sustentável.

Neste artigo, mostramos-te passo a passo como é que podes transformar a tua amiga do Planeta sem complicações.

O que torna uma casa amiga do ambiente?

Uma casa eco-friendly é uma casa de baixo impacto ambiental com materiais e tecnologias que reduzem a pegada de carbono e diminuem a necessidade de energia.

Para conseguires a sustentabilidade, deves optar por conservar água, reduzir o desperdício ao reutilizar e reciclar, gerar a tua própria energia, entre outras medidas.

Pronto para tornar a tua casa eco-friendly? Segue os nossos passos:

Armário

  • Roupa em segunda mão

As roupas em segunda mão ajudam-te a manter a sustentabilidade pois ao comprar este tipo de roupa estás a reduzir o desperdício de água e a poluição química associados aos métodos atuais de produção de roupa.

No OLX não faltam roupas em segunda-mão.

Garagem

  • Transportes públicos ou bicicleta

Em vez de andares de carro tão regularmente, tenta optar por transportes públicos ou bicicleta. Caso precises mesmo de andar de carro, não te esqueças de conduzires a uma velocidade apropriada, verificar o motor e se for possível viaja em grupo (desta forma, conseguem reduzir a emissão de dióxido de carbono).

  • Carros elétricos

Se não podes optar por utilizares transportes públicos ou andares de bicicleta pensa em investires num carro elétrico quando pensares em comprar um carro. Este tipo de carro é extremamente amigo do ambiente, não aumenta a tua pegada de carbono e ajuda-te a economizar.

Encontra o melhor carro elétrico para ti

Jardim

  • Compostagem doméstica

Sabias que 40% do nosso lixo diário são resíduos orgânicos? De forma a evitar que diariamente sejam enviadas para aterro cerca de 130 toneladas destes resíduos opta por fazeres compostagem doméstica. É um processo simples e eco-friendly que te permite reciclar a matéria orgânica.

  • Horta

Ter uma horta em casa tem inúmeras vantagens, nomeadamente, ajuda-te a praticar mais exercício físico, permite-te ter vegetais biológicos e é eco-friendly.

Caso não tenhas muito espaço, podes sempre optar por colocar as plantas em vasos, basta que estejam perto de uma janela e que recebam luz natural, pelo menos, 4 horas por dia.

Painéis verticais, floreiras e vasos feitos de materiais recicláveis também são outras das possíveis opções quando estiveres a optar por criar a tua horta em casa.

  • Painéis Solares

Os painéis solares geram energia sem poluição e sem impacto ambiental significativo. São económicos e conscientes para a questão energética, pois os painéis fotovoltaicos conseguem produzir uma boa parte da energia necessária para a tua casa.

Ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, atualmente qualquer pessoa pode comprar e instalar um ou mais painéis solares na sua varanda, telhado ou jardim, e começar logo a consumir a eletricidade que produz, sem burocracias. Por isso, mesmo que vivas num apartamento, não há desculpas para não transformares o teu lar numa casa eco-friendly.

O investimento num único painel solar traduz-se numa poupança anual que pode variar entre os 60 e os 96 euros. Já imaginaste a poupança que terás se instalares mais do que um painel?

Cozinha

  • Culinária inteligente

Opta por tomar decisões mais amigas do ambiente na cozinha. Por exemplo: evita abrir a porta do forno durante o tempo de cozedura, pois perdes uma quantidade enorme de calor.

Mesmo que o forno esteja aberto apenas por um curto período, será preciso uma quantidade significativa de aquecimento de energia novamente.

  • Opções com menos plástico

Para evitares usar tanto plástico de utilização única, recomendamos que optes por comprar a granel. Ao comprar a granel consegues adquirir uma série de produtos a peso e podes utilizar os teus próprios sacos e frascos, evitando desta forma o uso de plástico.

  • Produtos de limpeza naturais

Os produtos de limpeza naturais são amigos do ambiente e ajudam-te a poupar dinheiro. Estas soluções mais sustentáveis permitem-te substituir os químicos nocivos que utilizas para limpares a tua casa.

Estás à procura de eletrodomésticos A+++?

Geral

  • Eletrodomésticos com boa classificação energética

Ao investires em equipamentos eficientes vais conseguir poupar bastante na fatura da eletricidade. Os eletrodomésticos mais recentes são feitos para serem mais eficientes e consumirem menos energia.

  • Lâmpadas LED

As lâmpadas LED consomem muito menos energia elétrica para produzir a mesma quantidade de luz do que as lâmpadas incandescentes. Além de serem mais económicas, também duram bastante mais tempo.

  • Água

Uma maneira de poupares água é investires em chuveiros inteligentes. Este tipo de chuveiro vai-te permitir controlar o desperdício de água, sendo que podes poupar até 40% da água que normalmente consomes.

– Tomadas inteligentes Opta por investires em tomadas inteligentes que desligam de forma automática os equipamentos que não estão a desempenhar a sua função principal.


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *