O fim do confinamento pede uma celebração, mas com cuidados. Afinal, as recomendações das instituições de saúde são claras: nada de exageros nestes primeiros tempos se não queremos regredir. Por isso, é importante pensar em algumas formas de celebrar estes graus adicionais de liberdade sem descurar as medidas de segurança. Um piquenique bem recheado, em sintonia com a natureza, pode ser o escape perfeito. Descobre como o fazer com estas dicas.

Planeia o local do piquenique

Se tiveres o teu próprio espaço verde, como um quintal, considera a possibilidade de fazer um piquenique em casa. Caso contrário, planeia a visita ao parque com antecedência.

Em muitas das principais cidades portuguesas, os parques estão lotados. Por isso, evita os locais mais movimentados e, se possível, opta por um dos parques de bairro mais próximos de casa. Afinal, o piquenique perfeito exige apenas um pequeno pedaço de terra, do tamanho de um cobertor.

Em Lisboa, experimenta o Jardim das Ondas, entre o Oceanário de Lisboa e o Tejo, o Jardim Caixa, que abriu portas em 2020 na Avenida João XXI ou ainda o Jardim da Amália Rodrigues, um enorme espaço verde em formato de anfiteatro. São três opções para estar confortavelmente distanciado dos outros.

No Porto, opta pelo parque Oriental, o Parque de São Roque da Lameira ou pela Quinta do Covelo. Menos conhecidos do que o Parque da Cidade, por exemplo, estes locais são ótimos para evitar multidões.

Prefere alimentos fáceis de dividir

Se possível, divide ou corta os alimentos em porções, pois é melhor ter os alimentos em doses individuais do que em estilo buffet. Alimentos transportáveis, como sandwiches, doces ou tostas, são ótimos para piqueniques.

As sugestões dos nutricionistas incluem algumas escolhas saudáveis como ovos cozidos, tostas de abacate e até muffins caseiros de café. Tudo em doses unitárias, de preferência.

Prepara o equipamento necessário

Trazer alguns equipamentos adicionais, como cobertores a mais, almofadas ou cadeiras dobráveis, torna mais confortável estar sentado no chão por várias horas. Dar a cada um seu próprio cobertor ou cadeira também pode encorajar o distanciamento.

Quais são os elementos fundamentais para um piquenique confortável e saudável? Confere esta checklist: canivete suíço, pratos e talheres descartáveis, cadeiras, desinfetante quanto baste e vários sacos do lixo, brinquedos, colunas Bluetooth, arca frigorífica, cesta e uma toalha ou manta.

Escolhe um jogo recomendado para a ocasião

Deixem as bolas de futebol em casa, especialmente porque não se pode controlar onde vão aterrar (no meio de outro piquenique?). E afasta as crianças dos equipamentos públicos, como parques infantis ou bebedouros. Em vez disso, prepara vários jogos diferentes mais adequados às medidas de segurança. 

Deixamos uma recomendação que talvez não conheças: um jogo de associação de palavras chamado Meio Termo. Funciona da seguinte forma: sentem-se num círculo e comecem com duas palavras diferentes, como “tempo” e “deserto”, as primeiras palavras que vierem à cabeça. Contem até 3, momento em que os jogadores tentam encontrar o Meio Termo, aquilo que ambas as palavras têm em comum. Neste caso, poderia ser “areia”. O primeiro a adivinhar ganha um ponto. É a vez da pessoa seguinte pensar em duas palavras e por aí em diante.

Esta é apenas uma sugestão: podes jogar às adivinhas ou ao Pictionary, desde que consigam manter uma distância saudável.

10 jogos de tabuleiro para jogar em família

Cria uma receita inesquecível

Para este piquenique brilhar, deixamos-te aqui algumas ideias de receitas simples, mas surpreendentes:

  • Sandwich Caprese. Um bom menu de piquenique não precisa de ser complicado. Para preparar uma sandwich deliciosa bastam tomates maduros, mozarela cremosa e manjericão fresco. Uma receita com um sabor e textura deliciosos.
  • Wrap de Pêssego e Abacate. Estes wraps, recheados de pêssego e abacate são fantásticos. Para um toque adicional de sabor, junta manjericão. O sabor fresco e surpreendente torna-os realmente excecionais.
  • Salada de Cuscuz com Tomate Cereja. Tomates cereja de duas maneiras? Sim por favor. Podes criar uma deliciosa mistura de tomates assados e crus nesta abundante salada de verão.
  • Hummus de Lentilhas Vermelhas. As lentilhas vermelhas misturam-se de uma forma rica e cremosa com o grão-de-bico. Tempera generosamente com açafrão, cominho e coentro.

O bom tempo convida a sair de casa. E, de facto, porque não fazer uma refeição diferente? Com estas dicas à mão, um piquenique divertido e seguro está bem ao teu alcance.


Próximas leituras:

14 sugestões de prendas para o Dia da Mãe até 50€
O dia em que as mães têm toda a atenção aproxima-se. Temos …
12 boas ideias para celebrar o Dia da Mãe
O Dia da Mãe é já a 2 de maio e a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *