Ideias para o piquenique perfeito e em segurança
Nada melhor para celebrar o fim do confinamento do que um piquenique em comunhão com a natureza, cumprindo as regras de segurança. Descobre como o fazer com estas dicas.
O fim do confinamento pede uma celebração, mas com cuidados. Afinal, as recomendações das instituições de saúde são claras: nada de exageros nestes primeiros tempos se não queremos regredir. Por isso, é importante pensar em algumas formas de celebrar estes graus adicionais de liberdade sem descurar as medidas de segurança. Um piquenique bem recheado, em sintonia com a natureza, pode ser o escape perfeito. Descobre como o fazer com estas dicas.
Se tiveres o teu próprio espaço verde, como um quintal, considera a possibilidade de fazer um piquenique em casa. Caso contrário, planeia a visita ao parque com antecedência.
Em muitas das principais cidades portuguesas, os parques estão lotados. Por isso, evita os locais mais movimentados e, se possível, opta por um dos parques de bairro mais próximos de casa. Afinal, o piquenique perfeito exige apenas um pequeno pedaço de terra, do tamanho de um cobertor.
Em Lisboa, experimenta o Jardim das Ondas, entre o Oceanário de Lisboa e o Tejo, o Jardim Caixa, que abriu portas em 2020 na Avenida João XXI ou ainda o Jardim da Amália Rodrigues, um enorme espaço verde em formato de anfiteatro. São três opções para estar confortavelmente distanciado dos outros.
No Porto, opta pelo parque Oriental, o Parque de São Roque da Lameira ou pela Quinta do Covelo. Menos conhecidos do que o Parque da Cidade, por exemplo, estes locais são ótimos para evitar multidões.
Se possível, divide ou corta os alimentos em porções, pois é melhor ter os alimentos em doses individuais do que em estilo buffet. Alimentos transportáveis, como sandwiches, doces ou tostas, são ótimos para piqueniques.
As sugestões dos nutricionistas incluem algumas escolhas saudáveis como ovos cozidos, tostas de abacate e até muffins caseiros de café. Tudo em doses unitárias, de preferência.
Trazer alguns equipamentos adicionais, como cobertores a mais, almofadas ou cadeiras dobráveis, torna mais confortável estar sentado no chão por várias horas. Dar a cada um seu próprio cobertor ou cadeira também pode encorajar o distanciamento.
Quais são os elementos fundamentais para um piquenique confortável e saudável? Confere esta checklist: canivete suíço, pratos e talheres descartáveis, cadeiras, desinfetante quanto baste e vários sacos do lixo, brinquedos, colunas Bluetooth, arca frigorífica, cesta e uma toalha ou manta.
Deixem as bolas de futebol em casa, especialmente porque não se pode controlar onde vão aterrar (no meio de outro piquenique?). E afasta as crianças dos equipamentos públicos, como parques infantis ou bebedouros. Em vez disso, prepara vários jogos diferentes mais adequados às medidas de segurança.
Deixamos uma recomendação que talvez não conheças: um jogo de associação de palavras chamado Meio Termo. Funciona da seguinte forma: sentem-se num círculo e comecem com duas palavras diferentes, como “tempo” e “deserto”, as primeiras palavras que vierem à cabeça. Contem até 3, momento em que os jogadores tentam encontrar o Meio Termo, aquilo que ambas as palavras têm em comum. Neste caso, poderia ser “areia”. O primeiro a adivinhar ganha um ponto. É a vez da pessoa seguinte pensar em duas palavras e por aí em diante.
Esta é apenas uma sugestão: podes jogar às adivinhas ou ao Pictionary, desde que consigam manter uma distância saudável.
10 jogos de tabuleiro para jogar em família
Para este piquenique brilhar, deixamos-te aqui algumas ideias de receitas simples, mas surpreendentes:
O bom tempo convida a sair de casa. E, de facto, porque não fazer uma refeição diferente? Com estas dicas à mão, um piquenique divertido e seguro está bem ao teu alcance.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta