Só tu podes dizer o que te transmite a tua cozinha. Esta divisão não resume apenas à funcionalidade de preparar as refeições. Uma nova decoração pode transformar a cozinha  na tua divisão preferida.

Com o OLX podes inspirar-te numa nova decoração, com peças  modernas ou clássicas, excêntricas ou minimalistas. Os anúncios do OLX são autênticas fontes de inspiração e um excelente ponto de partida.

Diferentes opções sobre a mesa

Existem inúmeras possibilidades de artigos de decoração de cozinha. Podes começar por observar atentamente o espaço que tens disponível, o que precisas de ter e o que está a mais.

O que estiver a mais podes colocar à venda no OLX e permitir que esses objetos integrem outras casas, novas cozinhas, evitando o desperdício pelo descarte massivo e desnecessário.

Para além de reaveres algum do valor investido na altura em que os compraste, estás a ajudar o ambiente, a praticar a política dos 5R’s: recusar, reduzir, reusar, reutilizar e reciclar.

Decide a cor, o layout e o tipo de cozinha que pretendes. Podes usar a aplicação Pinterest como inspiração. Anotas os elementos que te agradaram e que gostarias de ter presente na tua nova decoração de cozinha. Depois é só procurar no OLX.

Cozinha com torneira a deitar água

Atenção particular aos materiais

Se já encontraste a tua inspiração, deves guardar um tempo para refletir sobre os materiais que pretendes utilizar. Entre vidro, pintura, aço, plástico ou madeira, não te prendas apenas ao fator estético.

O orçamento não é tudo. É também necessário pesquisar sobre a durabilidade do material escolhido, a textura, se as cores disponíveis em determinado material funcionam com o resto da cozinha ou até se não te vais cansar rapidamente dessa escolha.

Projetar antes de pintar

Se pretendes dar um ar clean e intemporal, nada como as cozinhas brancas, brilhantes ou mates, mas também é possível arriscar e apostar em cores mais ousadas. Antes de colocares mãos à obra, define bem o esquema de cores a aplicar às paredes, aos objetos, e ao mobiliário.

E não descuides os aspetos práticos, como a luminosidade, facilidade de limpeza e de movimentação. A funcionalidade e higiene devem estar na base da tua nova decoração de cozinha.

Procuras material de pintura? Encontra aqui!

A organização faz toda a diferença

Uma cozinha arrumada é mais apelativa. Por vezes, mesmo arrumada, um mau aproveitamento do espaço pode transmitir a ideia de que a cozinha está desarrumada.

A disposição dos pratos quando arrumados, as panelas e testos organizados, as compras que guardas na despensa – a organização vai fazer toda a diferença.

Casal a cozinhar

Experimenta diferentes opções

Um orçamento pode oscilar quando experimentas diferentes opções para a mesma solução. Podes fazer a experiência com o orçamento para um móvel de cozinha com gavetas e, o mesmo, com portas, pensando sempre na funcionalidade do equipamento.

Não te esqueças dos eletrodomésticos

Se estás com vontade para criar uma decoração de cozinha diferente, é inevitável pensares nos eletrodomésticos. Já sabes que os eletrodomésticos A+++ são os mais eficientes e que isso vai ter impacto no teu orçamento familiar.

Para além disso, pensa nos equipamentos apropriados, embutidos ou não, consoante o que te permitir desfrutar da cozinha da melhor forma.

Escolhe os profissionais e compara orçamentos

Procura recomendações de profissionais com base na opinião de outras pessoas ou recomendações nas redes sociais, caso se trate de uma empresa.

Está atento aos detalhes das cozinhas que encontras em exposição, para perceberes se os profissionais se conseguem adaptar a diferentes estilos ou se seguem uma linha própria de design.

Depois de alguma pesquisa, pede dois ou três orçamentos detalhados, tendo em conta as mesmas características e elementos e compara-os, de forma a escolheres o que te é mais vantajoso.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *