Se há coisa que faz poupar tempo e dinheiro é uma lista de compras. Organizamos a lista de compras em 3 áreas de forma a poupar tempo: alimentação, limpeza e higiene. Estes são os artigos essenciais.

Lista de compras de alimentação

Quantas vezes já compraste alimentos que afinal já tinhas em casa? Uma forma de evitar perder dinheiro e de diminuir o desperdício alimentar, passa por organizar a tua despensa.

Retira tudo o que tens dos armários, anota os prazos de validade, quantidades e o que está em falta. Limpa e volta a guardar tudo de forma organizada.

Fazer uma lista de compras é agora muito mais fácil. Estes são alguns dos ingredientes fundamentais a incluir.

  • Para refeições de carne: A carne de frango, de peru, de porco, ou de vaca são alguns dos indispensáveis e de fácil preparação.
  • Para incluir peixe na dieta: Linguados, douradas, atum ou salmão são opções nutritivas com benefícios comprovados para a saúde, fáceis de preparar e que encontras em qualquer supermercado a bom preço.
  • Para tornar as refeições mais verdes: Alface, tomate, cebola, espargos, pimentos, ou courgette são alguns dos indispensáveis para uma dieta alimentar saudável. Acrescenta-os à lista de compras.
  • Para fazer sopas deliciosas: Não são precisos muitos ingredientes para ter sempre pronta em casa. Na lista de compras, não te esqueças de cebola, alho francês, batata e abóbora.
  • Para acompanhar: O arroz, massas, batatas, saladas ou ovos são os acompanhamentos mais comuns em Portugal mas é possível fugir à rotina com lentilhas ou quinoa.
  • Para o pequeno-almoço e lanche: Não te esqueças dos essenciais como pão, manteiga, fiambre, leite, iogurtes, manteiga ou café. E se precisares de uma iogurteira para tornar os pequenos-almoços mais especiais, descobre como escolher.
  • Para petiscar ao longo do dia: Queijo, chouriço, presunto, azeitonas, tostas ou salmão fumado são alguns dos petiscos favoritos dos portugueses que não podem faltar numa lista de compras.
  • Para temperar: Azeite e vinagre são os mais óbvios, mas o sal, pimenta e as ervas aromáticas também são excelentes opções. E para dar outro brilho a qualquer refeição, acrescenta à lista de compras molho de tomate, pesto ou bolonhesa.
  • Para quando não há tempo para cozinhar: Nestes casos, os enlatados são uma solução de recurso e por isso a lista de compras deve incluir sempre sardinhas, salsichas, atum, grão ou feijão.
  • Para terminar a refeição de forma saudável: A fruta é um elemento indispensável na lista de compras. Prefere fruta da época, sempre que possível e tenta incluir sempre uma peça como laranjas, peras, maçãs ou bananas. Se preferires beber sumo em vez de comer fruta, estas são as melhores máquinas para o fazer.
  • Para congelar: Há alguns ingredientes que aguentam bem congelados durante muito tempo, sem perder propriedades. O pão, frango e peixe são algumas das escolhas para quem quer ter sempre opções em casa.
  • Para limpar a cozinha: Qualquer bom cozinheiro sabe a importância de manter sempre o espaço de trabalho limpo. Na lista de compras devem constar bens de limpeza como detergentes, esfregões e papel absorvente.

Percorrendo esta lista, é fácil identificar os ingredientes de que vais precisar para toda a semana. Depois, verifica quais desses produtos já tens em casa e retira-os da lista de compras. Por fim, cuidado com as quantidades, principalmente nos produtos que costumam sobrar. Faz um esforço para ser mais racional na compra destes artigos e acrescenta à lista de compras a quantidade que pensas ser indicada.

O que não incluir na lista de compras do supermercado: Evita os produtos de tentação, como chocolates, cereais com muito açúcar, gelados, batatas fritas, álcool ou produtos com muita gordura. Se estiverem na dispensa, a probabilidade de serem ingeridos com maior regularidade é elevada. O caminho para uma dieta saudável começa logo no momento da criação da lista de compras – não devem ser incluídas e, no supermercado, resiste à tentação de os comprar.

Lista de compras de limpeza

Depois da alimentação, a limpeza. Ao construir esta lista de compras, há certos artigos que por serem de compra muito pouco frequente, tendem a ficar esquecidos. Por isso, verifica se faz falta algum destes produtos antes de sair para as compras.

  • Amaciador para a roupa: O amaciador deixa a roupa macia e perfumada mas prefere um que seja amigo do ambiente e, de preferência sem fragrâncias. Estes aromas são obtidos a partir de químicos prejudiciais ao planeta e só atuam em fibras naturais, como o algodão e o linho, o que não é o caso da maioria da roupa que vestimos.
  • Detergentes para as superfícies: Os desinfetantes mais comuns dependem de várias versões de cloro – cloro líquido, hipocloritos, cloraminas inorgânicas e cloraminas orgânicas. Estas estas soluções são altamente corrosivas e não devem ser usadas em superfícies que enferrujem com facilidade. Em alternativa, prefere compostos de amónio que são inodoros, não mancham, não são corrosivos e apresentam baixa toxicidade.
  • Detergentes para a loiça: Por norma, os detergentes simples são mais baratos do que as pastilhas “tudo em um”. Dado que as doses variam de marca para marca (1 pastilha, 10 ml de líquido ou 8 g de pó, por exemplo), para comparar corretamente o preço dos detergentes é necessário verifica o preço por lavagem. Para a mesma marca, quanto maior a quantidade comprada, menor será o custo por dose.
  • Detergentes para roupa: Mesmo quem lava a baixas temperaturas deve ter um detergente para cada tipo de tecido. Por exemplo, a lã e a seda exigem produtos mais delicados do que lençóis ou panos de cozinha. O mesmo se passa com os detergentes específicos para roupa de cor. Para além destes dois tipos, é importante ter um detergente universal para quase todo o tipo de roupa, com agentes de branqueamento, que removem nódoas de origem vegetal, e enzimas que combatem outras nódoas. No OLX encontras dezenas de opções de detergentes aos melhores preços.
  • Esponja: Se estiver na altura de trocar de esponjas, algo que deve ser feito com regularidade, prefere modelos com íones de prata, que reduzem grande parte da proliferação de bactérias na própria esponja, tornando-as mais resistentes e duráveis.
  • Luvas plásticas: Um item a ter sempre por casa, essencial para as tarefas de limpeza. Evita os modelos descartáveis e prefere luvas com proteção química contra lixívia, detergentes, diluente e amoníaco. 
  • Sacos de lixo: Os sacos de lixo devem ser feitos de plástico reciclado sempre que possível. Prefere os modelos mais resistentes para que não haja fugas no momento de colocar o lixo na rua e evitar pragas em casa.

Estes são alguns dos produtos essenciais na lista de compras, mas que muitas vezes passam despercebidos. O melhor é registares na lista sempre que faltarem dois ou três unidades, para que tenhas tempo de ir às compras e repor o “stock” sem falhas.

Lista de compras de higiene

Os artigos de higiene são outro bem essencial que deve ser incluído nas listas de compras.

  • Escova de dentes: As escovas de dentes acabam muitas vezes no fundo dos oceanos. Para minimizar este problema, e como ainda não existe um circuito de reciclagem para este produto, prefere escovas de bambo ou de plástico reciclado, que é seguro para utilização humana.
  • Pasta dos dentes: Quanto à pasta, prefere uma com 1000 a 1500 ppm de flúor, mesmo no caso de crianças. Este mineral é essencial para a remineralização dos dentes e prevenção das cáries. As pastas sem flúor não são eficazes a prevenir cáries e doenças dos tecidos periodontais, isto é, à volta dos dentes.
  • Papel higiénico: Precisas mesmo de tantas folhas, acolchoamento e cores? Para poupar, prefere marca branca, compra em grandes quantidades (mas sem exageros) e opta pelas versões mais simples.
  • Gel de banho, champô e condicionador: Prefere um modelo profissional que recorra ao mínimo de químicos. Evita produtos “reparadores” porque não existem – é impossível reparar células mortas. As fragrâncias exóticas são normalmente obtidas de forma artificial e devem ser evitadas. Se tens algum problema no couro cabeludo ou irritação na pele, visita o dermatologista para que te possa recomendar um champô ou gel de banho apropriado.

Antes de saíres de casa, volta a confirmar a tua despensa para garantires que tens tudo o que precisas na lista de compras. Simplifica o teu dia-a-dia e poupa nas idas às compras com o OLX, onde encontras tudo o que precisas de forma conveniente.


Próximas leituras:

Como fazer panquecas em casa
Descobre como fazer esta receita clássica de panqueca em casa e todos …
As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …