Se estás a pensar mudar de casa, se precisas de equipar o espaço atual ou se estás a preparar um imóvel para arrendamento, descobre os 9 bens essenciais de segurança e conforto.

1. Kit de primeiros socorros

Faz parte dos bens essenciais e é o primeiro item da nossa lista: um kit de primeiros socorros. É importante ter, inclusive, dois tipos, sendo um mais básico para uso em emergências do dia a dia e, outro, mais completo para emergências maiores

O kit de primeiros socorros deve ser composto por pensos rápidos de vários tamanhos, compressas esterilizadas e não esterilizadas, ligadura de gaze e fita adesiva.

Para além destes elementos essenciais, é importante que inclua uma tesoura sem pontas, pinça, luvas descartáveis, termómetro, e toalhetes ou outra solução antissética. E claro, deve ter também os sempre necessários analgésicos ou anti-inflamatórios como paracetamol ou ibuprofeno, para além da pomada para queimaduras e picadas de insetos, manual de primeiros socorros e máscaras de proteção.

2. Essenciais para casos de falha de energia

O kit de bens essenciais deve prevenir também em situações de falha da energia elétrica. Deve estar guardado numa caixa bem sinalizada, num local apropriado e de fácil acesso, e deve incluir velas, caixa de fósforos, lanterna a pilhas ou bateria, luminárias LED, e até uma powerbank

Em caso de falha de energia deves verificar se existe luz na rua ou se existe algum equipamento que esteja a fazer “disparar” o disjuntor da tua instalação elétrica. Após esta primeira avaliação e na contínua ausência de eletricidade, deves então contactar a companhia e comunicar a falha ou possível avaria.

Artigo relacionado: 8 dicas simples para poupar energia

3. Detetor de monóxido de carbono

O detetor de monóxido de carbono é um dispositivo que protege contra este perigo invisível. É capaz de detetar quantidades acima da média de monóxido de carbono, que podem prejudicar o bem-estar e saúde ao longo do tempo.

O detetor inteligente Nest é um bom exemplo destes equipamentos. Tem detetores de monóxido de carbono e fumo e, com alertas sonoros e luminosos, emite notificações em caso de perigo. O controlo é feito através da aplicação para o smartphone e tem ainda a possibilidade de iluminar o caminho à noite. Pode ser aplicado no teto da tua cozinha, na parede ou sobre um móvel.

4. Extintor

Apesar de não ser muito comum, um extintor ou uma manta ignífuga podem ser fundamentais em situações de emergência, principalmente na cozinha. Estes bens essenciais devem estar num local acessível e visível, e podem facilmente evitar um incêndio.

Um extintor de neve carbónica (CO2) é o mais indicado para espaços domésticos onde possam existir riscos elétricos ou gás combustível. Já a manta ignífuga ou manta corta-fogo, é um dispositivo de segurança concebido para extinguir pequenos focos de incêndio. Podem ser utilizadas para enrolar uma pessoa que foi atingida por chamas ou, ainda, como um escudo de proteção contra faíscas.

5. Produtos de limpeza

Com apenas alguns bens essenciais já é possível manter toda a casa limpa. Nessa lista entram o balde, a vassoura, escova, luvas de limpeza, sacos do lixo, esponjas e panos de microfibra, seguindo-se o desentupidor e os detergentes para as diferentes superfícies.

Para a loiça e roupa, há ainda mais alguns bens essenciais a considerar, nomeadamente o detergente para a loiça, o detergente e amaciador da roupa, desinfetante e desengordurante.

Artigo relacionado: Cria os teus próprios produtos de limpeza

6. Produtos de higiene

Os produtos de higiene pessoal incluem bens essenciais óbvios como a escova dos dentes e o papel higiénico. Mas há sempre outros que podem ficar esquecidos, como as toalhas de banho, o champô, os sabonetes, os cremes hidratantes ou o secador. E claro, é importante ter em conta o ambiente no momento de ir às compras, e preferir produtos ecológicos, feitos de materiais reciclados ou recicláveis. 

7. Eletrodomésticos básicos

O frigorífico, a placa ou fogão, o forno, o microondas, e o exaustor são eletrodomésticos básicos que devem fazer parte de qualquer cozinha. Depois, consoante a dinâmica familiar, é possível acrescentar alguns outros de forma a facilitar a preparação de refeições no dia a dia. Exemplos disso são a cafeteira, a torradeira, a batedeira ou o liquidificador.

Da cozinha para o resto da casa, também se incluem na lista de bens essenciais equipamentos como a máquina de lavar a roupa, de loiça ou o aspirador, para que a roupa e a limpeza da casa não fiquem comprometidas.

Artigo relacionado: Guia para comprar eletrodomésticos usados

8. Utensílios de cozinha básicos

A lista de bens essenciais para equipar a cozinha é extensa: colheres, facas e garfos, copos, chávenas e pratos, tachos e panelas são alguns dos indispensáveis. Para preparar refeições, é ainda importante não esquecer colheres de pau, conjunto de facas, coador, descascador, e tábua de cortar.

Para uma cozinha organizada e limpa, importa ainda não esquecer de bens essenciais como os panos de cozinha, a esponja de aço e a de espuma e borracha, e o caixote do lixo, preferencialmente incluindo a reciclagem.

9. Produtos de alimentação essenciais

Os enlatados e embalados, com prazo de validade mais extenso, constituem uma oferta variada e alto valor nutricional – bens essenciais para qualquer dispensa. Atum, azeite, feijão, grão-de-bico, frutos secos, grão, feijão, granola, massas ou cereais são bons exemplos.

Estes produtos de alimentação são de fácil confeção e permitem fazer uma grande variedade de receitas. No entanto, devem ser conjugados com legumes e outros frescos, para uma dieta equilibrada. Além disto, é importante não esquecer a água engarrafada ou, a pensar na poupança no orçamento mensal e no meio ambiente, um filtro ou purificador de água.

Artigo relacionado: 17 dicas simples para poupar no supermercado

Uma casa saudável contribui para o bem-estar físico, mental e emocional. Para conseguir este equilíbrio é necessário ter em conta as necessidades individuais e da família, e assegurar um stock permanente destes bens essenciais. Descobre-os aos melhores preços no OLX


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …