O arranque do ano letivo exige às famílias alguma preparação e ginástica orçamental. Entre questões relacionadas com ação social (para obtenção de subsídios), alimentação ou transportes, também a aquisição de material e livros escolares exige tempo e dinheiro. 

Na verdade, a maior fatia do orçamento vai mesmo para os manuais cuja aquisição se torna, muitas vezes, um verdadeiro pesadelo.Se ainda não encomendaste os manuais para o próximo ano e queres rentabilizar os que já não usas, apresentamos-te motivos suficientes para começares já a dar uma nova vida aos teus livros escolares usados.

Regressa às aulas com o OLX: 9 essenciais para o novo ano letivo

4 motivos para vender os teus livros escolares usados ainda hoje

Pode nunca te ter ocorrido, mas a venda dos teus livros escolares usados traz-te vários benefícios. Entre questões ambientais, económicas ou até mesmo solidárias, são muitas as vantagens associadas à reutilização de manuais. 

1. Sustentabilidade

Uma das primeiras vantagens é a gratificação pessoal associada a uma atitude responsável, em prol da preservação do Planeta. Já ouviste falar dos 5Rs da sustentabilidade? O conceito de recusar, reduzir, reusar, reutilizar e reciclar são o mote de uma das campanhas de consciencialização ambiental mais difundidas nos dias que correm.

Pensa no papel e no plástico que poderás reduzir. Ao dares uma segunda vida aos teus livros escolares estarás a contribuir para a proteção do nosso Planeta.

2. Poupança

Os livros escolares em segunda mão têm um preço muito mais em conta do que quando são comprados novos em folha. Em alguns casos, o preço cai para menos de metade do valor original.

Esta diferença pode significar uma grande poupança se multiplicares o dinheiro que vais economizar nos livros de todas as tuas disciplinas.

Além disso, ao aproveitares para vender também o material escolar do ano anterior, a poupança pode ser ainda maior.

3. Ajudar o próximo

Alguma vez pensaste que ao venderes o que já não usas podes estar a ajudar outras pessoas? É verdade! Ao venderes os livros escolares que já não precisas, poderás estar a aliviar o orçamento de outra família. Não hesites, os novos donos agradecem!

4. Destralhar a casa

Deixa de fazer Tetris e desocupa as estantes do sótão. Já ouviste falar em acumuladores compulsivos? Não sejas um!

Ao venderes aquilo que já não usas, não só ajudas outros estudantes, como a ti próprio. Aqui tens uma excelente oportunidade de te livrares do que já não precisas, reorganizares e arrumares a casa.

5 cuidados a ter com os livros escolares antes de os colocares à venda

Um dos critérios mais importantes, quer na aquisição, quer na venda de qualquer objeto, são as suas condições físicas. Lembra-te que o bom estado dos manuais é importante para que consigas obter um valor elevado por eles. Segue algumas dicas úteis que vão contribuir para o bom estado de conservação dos teus livros escolares:

1. Define regras de utilização

Quer sejam teus, dos teus filhos ou de outras pessoas, é muito importante que desde o início sejam definidas regras de utilização dos livros. Deves explicar-lhes que no final do ano letivo os livros deverão estar bem estimados para poderem ser usados por outros alunos.

Folhear com cuidado, não dobrar as páginas e escrever apenas o imprescindível são alguns cuidados essenciais a ter para manter os manuais escolares em bom estado.

2. Compra uma mochila impermeável

Na hora de comprares a tua mochila, será boa ideia optares por uma que seja impermeável. Desta forma, evitas que o material escolar fique danificado num dia de chuva mais intensa – um dos acidentes mais comuns com livros escolares.

O OLX dispõe de centenas de mochilas à tua espera!

3. Forra as capas

Outra forma de preservar o estado dos livros escolares passa por proteger as capas, forrando-as com papel autocolante ou proteções de plástico.

Se optares por forrar os manuais com plástico autocolante fá-lo de forma cuidadosa, para não ficarem com bolhas de ar ou danificar as capas. Se a tua escolha recair sobre as capas para encadernar, quando o ano letivo terminar, retira-as e volta a usá-las no ano seguinte. Outra vantagem destas proteções é a possibilidade de poderes desinfetar os teus manuais escolares sem os danificares.

4. Coloca os livros escolares em pastas de elásticos

A organização é outro aspeto a ter em conta na preservação dos manuais. Para que os livros escolares não andem soltos na mochila, correndo o risco de ficarem com as capas dobradas ou rasgadas, podes comprar pastas de elásticos para os guardar.

Com estas capas vais ainda reduzir as hipóteses de os livros ficarem molhados, caso haja uma garrafa de água mal fechada na mochila, ou cheios de tinta, se eventualmente uma caneta rebentar.

5. Escreve com lápis

A prática de sublinhar e tirar notas nos manuais é muito comum entre os alunos. Infelizmente, é também uma das formas mais recorrentes de danificação dos livros. Podes evitá-lo adquirindo canetas de tinta apagável ou escrevendo as tuas anotações a lápis.

Dicas extra para comprar ou vender livros escolares no OLX

Se os manuais escolares dos anos anteriores continuam a ganhar pó nas prateleiras aí de casa e se nunca ponderaste adquirir livros em segunda mão, fica atento às dicas extra que se seguem. 

Para comprares manuais em segunda mão

Se queres poupar na compra dos livros deste ano, nós ajudamos-te. O OLX dispõe de um vasto leque de opções. Podes pesquisar diretamente pelo livro pretendido na página inicial ou através da seleção de categorias. 

Lazer > Livros – Revistas > Livros Escolares

Faz alguma pesquisa e se tiveres dúvidas quanto ao livro em questão, contacta diretamente o vendedor de forma a evitar enganos. Um dos critérios mais importantes na escolha do livro é o seu estado de conservação, se tiveres dúvidas quanto às condições do livro sugere a entrega em mãos num ponto de encontro OLX. Desta forma, poderás verificar o teu manual antes de pagares por ele.

Para venderes os teus livros #likeaboss

Para vender o processo também é super simples! Basta criares uma conta no OLX e podes começar a anunciar de imediato. Aconselhamos-te a detalhar ao máximo as características do livro e a descrever o seu estado de conservação. As fotografias também são um “plus”, que contribui muito para o sucesso da venda.

Apresentados todos os argumentos, esperamos ter-te convencido a dar uma nova vida aos teus livros escolares. Já conheces as vantagens e as dicas para o fazeres, não percas tempo e começa já a faturar com a tralha que tens em casa.

Se tiveres alguma dúvida associada à compra e venda de artigos poderás encontrar a resposta aqui ou acedendo ao nosso centro de ajuda OLX, dedicado ao esclarecimento de todo o tipo de questões. Não te esqueças, estamos cá para descomplicar!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *