O arranque do ano letivo exige às famílias alguma preparação e ginástica orçamental. Em particular, a aquisição de material e livros escolares é uma das principais prioridades. Para rentabilizar o que já não se usa, nada como começar já a dar uma nova vida aos livros escolares usados.

Artigo relacionado: 12 essenciais para o regresso às aulas

Porquê vender os livros escolares usados?

Entre questões ambientais ou económicas, são muitas as vantagens associadas à reutilização de manuais.

1. Sustentabilidade

Uma das primeiras vantagens é a gratificação pessoal associada a uma atitude responsável, em prol da preservação do Planeta. Já ouviste falar dos 5Rs da sustentabilidade? O conceito de recusar, reduzir, reusar, reutilizar e reciclar é o mote de uma das campanhas de consciencialização ambiental mais difundidas nos dias que correm.

Pensa no papel e no plástico que poderás reduzir. Ao dares uma segunda vida aos teus livros escolares estarás a contribuir para a proteção do nosso Planeta.

2. Poupança

Os livros escolares em segunda mão têm um preço muito mais em conta do que quando são comprados novos. Em alguns casos, o preço cai para menos de metade do valor original.

Esta diferença pode significar uma grande poupança se multiplicares o dinheiro que vais economizar nos livros de todas as disciplinas.

Além disso, ao aproveitares para vender também o material escolar do ano anterior, a poupança pode ser ainda maior.

Artigo relacionado: Vende o teu material escolar usado no OLX!

3. Destralhar a casa

Deixa de fazer tetris e desocupa as estantes do sótão. Já ouviste falar em acumuladores compulsivos? Não sejas um!

Ao venderes aquilo que já não usas, não só ajudas outros estudantes, como a ti próprio. Aqui tens uma excelente oportunidade de te livrares do que já não precisas, reorganizares e arrumares a casa.

Cuidados a ter antes de colocar à venda os teus livros escolares usados

Um dos critérios mais importantes, quer na aquisição, quer na venda de qualquer objeto, são as suas condições. Lembra-te que o bom estado dos manuais é importante obter um valor elevado.

Segue estas dicas úteis que vão contribuir para o bom estado de conservação dos teus livros escolares.

Define regras de utilização

Quer sejam teus, dos teus filhos ou de outras pessoas, é muito importante que desde o início sejam definidas regras de utilização dos livros. É importante explicar que no final do ano letivo os livros deverão estar bem estimados para poderem ser usados por outros alunos.

Folhear com cuidado, não dobrar as páginas e escrever apenas o imprescindível são alguns cuidados essenciais a ter para manter os manuais escolares em bom estado.

Compra uma mochila impermeável

Na hora de comprar a mochila, é boa ideia optar por uma que seja impermeável. Desta forma, evitas que o material escolar fique danificado num dia de chuva mais intensa – um dos acidentes mais comuns com livros escolares.

Forra as capas

Outra forma de preservar o estado dos livros escolares é proteger as capas, forrando-as com papel autocolante ou proteções de plástico. Se optares por forrar os manuais com plástico autocolante fá-lo de forma cuidadosa, para não ficarem com bolhas de ar nem danificares as capas.

Outra vantagem destas proteções é a possibilidade de poderes desinfetar os manuais escolares sem os danificares.

Escreve com lápis

A prática de sublinhar e tirar notas nos manuais é muito comum entre os alunos. Infelizmente, é também uma das formas mais recorrentes de danificar os livros. Podes evitá-lo adquirindo canetas de tinta apagável ou escrevendo as tuas anotações a lápis.

Dicas extra para comprar ou vender livros escolares no OLX

Se os manuais escolares dos anos anteriores continuam a ganhar pó nas prateleiras aí de casa e se nunca ponderaste adquirir livros em segunda mão, fica atento às dicas extra que se seguem. 

Para comprar manuais em segunda mão

Se queres poupar na compra dos livros escolares, nós ajudamos-te. O OLX dispõe de um vasto leque de opções. Podes pesquisar diretamente pelo livro pretendido na página inicial ou através da seleção de categorias. 

Lazer > Livros – Revistas > Livros Escolares

Faz alguma pesquisa e se tiveres dúvidas quanto ao livro em questão, contacta diretamente o vendedor de forma a evitar enganos. Um dos critérios mais importantes na escolha do livro é o seu estado de conservação, e se tiveres dúvidas quanto às condições do livro sugere a entrega em mãos num ponto de encontro OLX. Desta forma, poderás verificar o teu manual antes de pagar.

Para vender os teus livros escolares

Para vender o processo também é muito simples! Basta criar uma conta no OLX e começar a anunciar de imediato. Detalha ao máximo as características do livro e a descreve o seu estado de conservação. As fotografias também são essenciais para o sucesso da venda.

Esperamos ter-te convencido a dar uma nova vida aos teus livros escolares. Já conheces as vantagens e as dicas para o fazer, por isso não percas tempo e começa já a faturar com tudo o que tens em casa.

Se tiveres alguma dúvida associada à compra e venda de artigos poderás encontrar a resposta aqui ou acedendo ao nosso centro de ajuda OLX, dedicado ao esclarecimento de todo o tipo de questões. Não te esqueças, estamos cá para descomplicar!


Próximas leituras:

10 dicas de consumo sustentável que fazem a diferença
Com apenas algumas dicas, é possível ver a diferença no dia-a-dia. Descobre …
Economia Circular: o que é, porque é importante e como implementar na prática
A economia circular é essencial para um futuro mais sustentável. Descobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *