Estás à procura de uma máquina de café? Estas são as mais amigas do ambiente
Escolher uma máquina de café não é fácil. Há um sem fim de características a analisar, mas não te podes esquecer do impacto de cada opção no ambiente.
Escolher uma máquina de café não é tarefa fácil. Há um sem fim de características a analisar, mas não te podes esquecer do impacto de cada opção no ambiente.
Sabias que 42% dos portugueses bebe dois cafés ou mais por dia? Um café ao pequeno almoço ou depois de almoçar faz parte da nossa rotina e é uma hábito que completa qualquer refeição.
Há quem não consiga encarar o mundo de manhã sem beber o seu café. Há quem diga “cimbalino”, mas também há quem chame “bica” ou simplesmente “café”. Há quem goste dele simples e há quem goste dele com caramelo, natas e tantas outras combinações. Há quem tenha o seu spot de eleição, mas também há quem não troque a sua máquina de café por nada deste mundo.
E máquinas de café há muitas. Mas neste artigo, partilhamos as opções mais sustentáveis.
Existem vários modelos de máquinas de café – uns mais eco-friendly do que outros. Por isso, sabemos que pode ser difícil encontrar a máquina ideal. O segredo é mesmo descomplicar: compra uma máquina que satisfaça as tuas necessidades do quotidiano, mas que não prejudique o ambiente. Deixamos-te algumas opções:
Estas máquinas aceitam café em pó e a, alguns dos modelos, também trabalham com pastilhas de café. Para além de ser uma opção económica, consegues tirar um bom café – como se fosse tirado num café de rua.
Podes escolher vários tipos de café e criar as tuas próprias misturas, verter mais do que um café em simultâneo e fazer aqueles cappuccinos ou latte macchiatos que tanto adoras! Isto porque normalmente têm o acessório para fazer espuma de leite.
Quanto à sustentabilidade das máquinas de café tradicionais, escolhe sempre café fair trade e um modelo A+++.
Começa a poupar e ajuda o ambiente com estes eletrodomésticos eficientes
Este é o modelo preferido dos portugueses para tomar café em casa: nos últimos 10 anos, as vendas de máquinas de café de cápsulas duplicaram. Hoje, 2 em cada 3 portugueses têm este tipo de máquina.
O problema é que a esmagadora maioria das cápsulas acaba em aterros sanitários e a poluir o ambiente. O truque é repensar a sua utilização.
Para tornar esta rotina mais sustentável podes:
As máquinas de café de pastilhas são muito semelhantes às máquinas de cápsulas e também podem tornar-se numa opção mais sustentável se trocares as pastilhas tradicionais por umas biodegradáveis.
Ao contrário do modelo anterior, as máquinas para café moído ou em grão utilizam filtros. Mas podes recorrer a uma versão mais sustentável: trocando os filtros de papel pelos de pano. Sabias que os filtros de papel molhado e sujos já não são considerados recicláveis? Já os filtros de pano, só tens de os lavar para os poderes usar novamente.
Se mesmo assim preferires filtros de papel, um dos destinos pode ser a compostagem – assim crias adubo e evitas que acabem no aterro mais próximo.
Descobre quais são os 7 erros mais comuns na hora de reciclar
Sim, nós sabemos que as cafeteiras não são uma máquina de café, mas servem para o mesmo efeito e são uma solução bem sustentável.
Existem vários tipos de cafeteiras, desde a italiana (também conhecida por Moka) à francesa, sendo que esta última é uma das opções mais amigas do ambiente. Porquê? Porque não precisas de filtro nem de energia para a usar.
As cafeteiras são práticas, baratas, muitas não precisam de energia ou filtros, e são as únicas que conseguem deixar aquele aroma inigualável do café da avó.
Deves escolher uma solução que combine o melhor dos dois mundos: uma máquina de café ajustada às tuas necessidades e às do planeta.
Para escolheres uma máquina de café adequada para ti, define bem:
Para contribuíres ainda mais para um planeta mais sustentável, podes optar por comprar a tua nova máquina de café em segunda mão. Desta forma, estás a contribuir para a economia circular e a poupar uns trocos, dando oportunidade a uma máquina que ainda está apta para tirar muitos cafés.
Visita o OLX e encontra a melhor máquina de café ao melhor preço! Não te esqueças de vender a tua máquina de café antiga para dares uma segunda vida a um eletrodoméstico em bom estado. Se não for o caso, garante que a deixas num contentor de recolha de equipamentos eletrónicos.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta