Escolher uma máquina de café não é tarefa fácil. Há um sem fim de características a analisar, mas não te podes esquecer do impacto de cada opção no ambiente.

Sabias que 42% dos portugueses bebe dois cafés ou mais por dia? Um café ao pequeno almoço ou depois de almoçar faz parte da nossa rotina e é uma hábito que completa qualquer refeição.

Há quem não consiga encarar o mundo de manhã sem beber o seu café. Há quem diga “cimbalino”, mas também há quem chame “bica” ou simplesmente “café”. Há quem goste dele simples e há quem goste dele com caramelo, natas e tantas outras combinações. Há quem tenha o seu spot de eleição, mas também há quem não troque a sua máquina de café por nada deste mundo.

E máquinas de café há muitas. Mas neste artigo, partilhamos as opções mais sustentáveis.

Máquinas de café: os modelos mais sustentáveis

Existem vários modelos de máquinas de café – uns mais eco-friendly do que outros. Por isso, sabemos que pode ser difícil encontrar a máquina ideal. O segredo é mesmo descomplicar: compra uma máquina que satisfaça as tuas necessidades do quotidiano, mas que não prejudique o ambiente. Deixamos-te algumas opções:

1# Máquinas de café de manípulo (ou tradicionais)

Estas máquinas aceitam café em pó e a, alguns dos modelos, também trabalham com pastilhas de café. Para além de ser uma opção económica, consegues tirar um bom café – como se fosse tirado num café de rua.

Podes escolher vários tipos de café e criar as tuas próprias misturas, verter mais do que um café em simultâneo e fazer aqueles cappuccinos ou latte macchiatos que tanto adoras! Isto porque normalmente têm o acessório para fazer espuma de leite.

Quanto à sustentabilidade das máquinas de café tradicionais, escolhe sempre café fair trade e um modelo A+++.

Começa a poupar e ajuda o ambiente com estes eletrodomésticos eficientes

2# Máquinas de café de cápsulas

Este é o modelo preferido dos portugueses para tomar café em casa: nos últimos 10 anos, as vendas de máquinas de café de cápsulas duplicaram. Hoje, 2 em cada 3 portugueses têm este tipo de máquina.

O problema é que a esmagadora maioria das cápsulas acaba em aterros sanitários e a poluir o ambiente. O truque é repensar a sua utilização.

Para tornar esta rotina mais sustentável podes:

  • Reciclar as cápsulas, colocando-as no ponto de recolha da respetiva marca e não no ecoponto amarelo, pois acabam por ir para o lixo indiferenciado;
  • Trocar as cápsulas descartáveis por cápsulas de café reutilizáveis. As cápsulas reutilizáveis podem ser usadas vezes e vezes sem conta;
  • Optar por cápsulas de café compostáveis ou biodegradáveis feitas de materiais que se degradam através de compostagem caseira ou industrial;
  • Usar cápsulas de café recicláveis. Apesar de não serem a opção mais sustentável, pode ser um começo;
  • Reutilizá-las para decoração ou outros trabalhos manuais.

Conheces a política dos 5R’s?

3# Máquina de café de pastilhas

As máquinas de café de pastilhas são muito semelhantes às máquinas de cápsulas e também podem tornar-se numa opção mais sustentável se trocares as pastilhas tradicionais por umas biodegradáveis. 

4# Máquinas para café moído ou em grão

Ao contrário do modelo anterior, as máquinas para café moído ou em grão utilizam filtros. Mas podes recorrer a uma versão mais sustentável: trocando os filtros de papel pelos de pano. Sabias que os filtros de papel molhado e sujos já não são considerados recicláveis? Já os filtros de pano, só tens de os lavar para os poderes usar novamente.

Se mesmo assim preferires filtros de papel, um dos  destinos pode ser a compostagem  – assim crias adubo e evitas que acabem no aterro mais próximo.

Descobre quais são os 7 erros mais comuns na hora de reciclar

5# Cafeteiras manuais

Sim, nós sabemos que as cafeteiras não são uma máquina de café, mas servem para o mesmo efeito e são uma solução bem sustentável.

Existem vários tipos de cafeteiras, desde a italiana (também conhecida por Moka) à francesa, sendo que esta última é uma das opções mais amigas do ambiente. Porquê? Porque não precisas de filtro nem de energia para a usar.

As cafeteiras são práticas, baratas, muitas não precisam de energia ou filtros, e são as únicas que conseguem deixar aquele aroma inigualável do café da avó.

Qual é a melhor máquina de café para mim?

Deves escolher uma solução que combine o melhor dos dois mundos: uma máquina de café ajustada às tuas necessidades e às do planeta.

Para escolheres uma máquina de café adequada para ti, define bem:

  • Budget: Se procuras uma solução barata, as cafeteiras ou máquinas elétricas podem ser a melhor solução. Se queres investir numa máquina superior, dependendo dos modelos, as máquinas tradicionais ou de manípulo podem ser aquilo que procuras.
  • Conveniência: Se queres tirar o melhor café em menos de 3 passos, tens as máquinas de cápsulas ou as de pastilhas. Se o que te dá mesmo prazer é todo o processo de tirar um bom café, porque não uma máquina para café em grão?
  • Quantidade: A máquina de café vai ser servir uma família inteira que não sai de casa sem o seu cafezinho? Então, opta por uma cafeteira tradicional, que permite fazer grandes quantidades de café rapidamente. Se apenas tu e a tua cara metade vão desfrutar de um belo café caseiro, então uma de cápsulas será suficiente.
  • Tipo de café: Se não és muito exigente com o teu café, sugerimos as cápsulas, as pastilhas, as cafeteiras… Preferes criar o teu próprio café? O melhor é optares por uma máquina para café moído ou em grão em que podes misturar diferentes tipos de café.
  • Limpeza e manutenção: As máquinas de manípulo são mais complexas de lavar, pois exigem que limpes vários acessórios (manípulo, acessório de fazer espuma, etc.). As cafeteiras requerem algumas lavagens regulares; já as máquinas de cápsulas ou pastilhas necessitam de pouca manutenção.
desempata no olx

Para contribuíres ainda mais para um planeta mais sustentável, podes optar por comprar a tua nova máquina de café em segunda mão. Desta forma, estás a contribuir para a economia circular e a poupar uns trocos, dando oportunidade a uma máquina que ainda está apta para tirar muitos cafés.

Visita o OLX e encontra a melhor máquina de café ao melhor preço! Não te esqueças de vender a tua máquina de café antiga para dares uma segunda vida a um eletrodoméstico em bom estado. Se não for o caso, garante que a deixas num contentor de recolha de equipamentos eletrónicos.


Próximas leituras:

9 formas de reutilizar borras de café
Alia a tua paixão por café à missão de tornar o planeta …
Fast fashion: sabes qual é o impacto ambiental da roupa que compras?
Já pensaste no impacto ambiental da fast fashion? A indústria têxtil é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *