Os dias começam a ficar maiores, a brisa mais quente vai perdendo a vergonha e a vontade de aproveitar os espaços exteriores da tua casa aumenta. Se tens dúvidas sobre como tirar partido do teu jardim ou terraço, estás no sítio certo. Decorar os espaços exteriores é mais do que criar um espaço charmoso, convidativo e agradável. Na hora de compor o espaço com os equipamentos necessários, há determinados fatores a ter em conta no que respeita aos móveis de jardim.

Definir o objetivo da utilização do espaço

Começa por definir qual a finalidade do terraço ou jardim. Se para algumas pessoas é importante aproveitar o terreno para ter uma pequena horta ou pomar, para outras este pode ser um espaço de refeições, simplesmente para descontrair ou para ser utilizado para a diversão das crianças da casa.

Outro fator a ter em conta e que vai determinar a escolha dos equipamentos e móveis de jardim é a dimensão do espaço exterior, disposição dos elementos fixos e fluxos de circulação.

Se pretendes que esse espaço seja para refeições e para receber convidados, uma mesa de vidro alongada com estrutura de ferro e cadeiras resistentes é a mais indicada. Para os convívios, os sofás são excelentes opções para garantir momentos relaxantes.

Para aqueles dias mais quentes com a família e os amigos, e caso pretendas colocar uma piscina, então não te esqueças de acrescentar os guarda-sóis, bancos e cadeiras. Podes acrescentar espreguiçadeiras, se o espaço o permitir, e pequenas mesas de apoio.

Piscinas desmontáveis ideais para jardins ou pátios pequenos

Não te esqueças também de analisar a viabilidade do teu projeto. Se tens animais que vão usar o espaço exterior e queres ter uma horta, vais ter de ponderar a forma de a proteger, por exemplo.

Depois, define o teu budget e dá largas à imaginação.

Móveis de jardim: quais os materiais mais indicados?

Esta é uma das maiores dúvidas quando se procura decorar os espaços exteriores. Existem 4 opções de materiais possíveis para os móveis de jardim:

Tecido

Todos os elementos que tenham uma superfície de tecido, como poltronas, sofás e almofadas, apesar de bonitos e confortáveis, são pouco resistentes às condições climatéricas. Optar por tecidos impermeáveis é meio caminho para aumentar a resistência e durabilidade. Prefere tela impermeável, ignífugos e resistentes aos raios Ultra Violeta, tecidos poliéster com revestimento, tecidos com valores elevados de solidez à luz ou algodão impermeável.

Madeira

Apesar de também contribuírem bastante para o fator estético, este tipo de móveis de jardim deteriora-se gradualmente, não sendo por isso a opção mais indicada. Se optares por móveis de jardim de madeira, escolhe os que são integralmente de madeira maciça ou que seja misturada com outros materiais como o metal, por exemplo. A madeira liga-se muito bem com a natureza e cria uma sensação de aconchego.

Plástico

A melhor escolha em termos de durabilidade e impermeabilidade para mesas, cadeiras, ou bancos. Suportam o sol e a água, sendo uma boa opção para compor espaços exteriores. Os móveis de jardim de plástico também são mais económicos, mas se não os protegeres do sol extremo ou das temperaturas baixas, podem ficar desbotados e quebradiços.

Metal, ferro ou alumínio

Resistem às condições climatéricas adversas. Ao contrário do que acontece com os elementos de madeira, este material permite que fique permanentemente no exterior. É possível conjugar com outros elementos decorativos e conseguir criar ambientes convidativos.

Os móveis de jardim destes materiais permitem dar um toque moderno aos espaços exteriores. Podes optar por linhas retas ou arredondadas, modernos ou com um ar retro. O efeito arrojado e moderno está garantido.

Seja qual for o material que escolhas, lembra-te que a funcionalidade deve estar sempre presente. Escolhe algo que realmente funcione para ti e para a tua casa, para além do aspeto decorativo, tendo em consideração que o jardim ou terraço é uma extensão da tua casa e não um espaço isolado.

5 dicas para aumentares a durabilidade dos teus móveis de jardim

1# Limpeza profunda

Durante o inverno, limpa muito bem todo o teu mobiliário exterior e, se necessitares de o lavar, deixa-o secar totalmente.

2# Manutenção e consertos

O inverno é a altura ideal para fazer a manutenção e todos os arranjos necessários dos teus móveis de jardim. Depois de lavados, verifica se é necessário apertar ou olear parafusos, porcas e dobradiças, se é necessário lixar ou preencher rachaduras, e se algum móvel precisa de algum tratamento específico.

3# Armazenamentos e acondicionamento

Armazena os móveis de jardim em locais secos e arejados, uma vez que a humidade é o inimigo número um de grande parte dos materiais.

Caso tenhas de manter os teus móveis no exterior, deves garantir que ficam elevados, afastados do solo molhado e húmido, e protegidos com uma capa própria para móveis de exterior, ou seja, impermeável e respirável.

4# Impermeabilização dos diferentes tipos de materiais

Segue estas recomendações para impermeabilizar os móveis de exterior:

  • Madeira – É importante aplicar um óleo para madeiras que, para além de renovar o aspeto, evita que a humidade penetre. Limpa bem o móvel, usa água morna e detergente neutro para lavar, antes de aplicar o óleo;
  • Plástico – Não necessitam de impermeabilização, mas limpa-os de forma frequente no verão e, de uma forma mais profunda, antes do inverno;
  • Metal ou ferro – É o material mais sensível ao inverno, pois o excesso de humidade causa corrosão, sendo importante a manutenção anual e o correto armazenamento. Caso ganhe ferrugem, deves retirar com uma lixa de grão fino e só depois proceder à limpeza com água morna e sabão neutro. Depois de bem seco, retoca a pintura e aplica um produto neutralizador de corrosão. Finaliza com uma camada fina de cera para automóveis, para brilho e proteção extra.
  • Alumínio – O alumínio é à prova de ferrugem. É um material resistente, não exigindo uma manutenção constante. Limpa os móveis de jardim de alumínio com uma escova macia e um shampoo para lavagem de carros, assim não vais danificar o acabamento pintado e consegues retirar a sujidade. O ideal é manter uma limpeza regular durante o verão. Se existirem arranhões, podes retocar com pintura e finalizar com cera automóvel para uma maior proteção.

5# Camas de rede, guarda-sóis e outros

Para garantires uma maior durabilidade de elementos como guarda-sóis ou camas de rede, é necessário que os limpes muito bem no final de cada verão. Limpa-os com água, sabão neutro e uma esponja macia e deixa-os secar bem. Depois enrola-os, dobra-os e guarda-os.

Checklist de imprescindíveis para o teu espaço exterior

Seleciona as que mais se adequam à utilidade do teu jardim ou terraço, e acrescenta as necessárias para responder às tuas necessidades.

Checklist para o teu espaço exterior:

Set de mesas e cadeiras de refeição
Set de jardim para relaxar
Mesas de apoio
Sofás para jardim
Aquecedor exterior
Almofadas
Mantas
Iluminação exterior
Piscina
Espreguiçadeiras
Guarda-sol
Cama de rede
Baloiço
Toldo
Vasos, plantas e flores
Churrasqueira

Depois de escolhidos os móveis de jardim, dá-lhes o destaque que merecem. Aposta na iluminação com lanternas e velas, na mistura de cores claras e intensas e em diferentes materiais, assim como colunas Bluetooth para completares o ambiente.


Próximas leituras:

Guia para escolher um forno elétrico
Descobre tudo o precisas de saber acerca dos fornos elétricos e acerta …
Como escolher o sofá? Um guia prático
Procuras o teu primeiro sofá ou está na hora de trocar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *