Os móveis vintage são a melhor forma de dar personalidade a qualquer divisão da casa. Acumulam um passado de décadas em cada superfície e aresta. Alguns dos que encontras no OLX são uma verdadeira máquina do tempo, recuando até aos anos 20. 

São peças restauradas, ou que foram bem mantidas e vão integrar perfeitamente a decoração de uma casa moderna. Uma das particularidades dos móveis vintage é que cada detalhe é pormenorizado, pelo seu trabalho realizado à mão, proporcionando qualidade, valor e características únicas e distintas.

Os móveis vintage são peças de uma época passada, que nos transportam consigo. Podem ter preços mais elevados mas por isso é que existe o OLX; é o teu detetive pessoal dos melhores preços em peças que são autênticas obras de arte.

Compor a decoração da casa com móveis vintage

Cada detalhe conta na decoração da tua casa e recomendamos conjugar este estilo com outro mais moderno, conferindo classe e elegância a cada divisão.

Junto dos móveis vintage podes apostar nos acessórios com detalhes únicos. Se gostas de viajar, porque não colocar malas de viagem antigas a servir de mesa de cabeceira? Uma antiguidade aqui e ali e compões todo o ambiente.

Para que saibas como usar da melhor forma os móveis vintage, segue estas 4 tendências de decoração para 2021:

Espaços neutros e menos elementos desnecessários

Os tons neutros e claros ganham espaço na decoração dos ambientes, assim como a procura de peças com linhas simples. Esta mudança associa-se à procura de criar em cada casa um espaço tranquilo, de paz e relaxamento, focando apenas no que realmente é funcional e faz falta.

Os elementos decorativos são elegantes e tornam os ambientes aconchegantes, como é o caso das colchas, almofadas, com predominância do branco, tons neutros e madeira.

Móveis vintage e modernos, desde que multifuncionais

Espera-se uma forte aposta em ambientes multifuncionais e inteligentes, numa união entre o vintage e o moderno. Entre aspetos um pouco mais modernos e minimalistas, surgem os móveis vintage para caracterizar o ambiente.

Inspiração para decoração

Nas tendências de decoração para 2020/2021 o estilo escandinavo assume a sua posição. Alinha-se à neutralidade e ao minimalismo, apostando em paleta de cores neutras, simplicidade e muita luz natural. Se estás à procura de mudança, podes inspirar-te a partir deste estilo.

Luz natural e plantas

Prevalece a luz natural e a simplicidade. As plantas saem das varandas para dentro de casa, tornando-a mais agradável e proporcionando uma maior aproximação da natureza.

As melhores plantas de interior para ter em casa sem muito trabalho

Então… como e por onde começar?

Antes demais, define o teu conceito vintage. Preferes decorar a tua casa com móveis vintage sem qualquer tipo de adaptação ou alteração para parecerem modernos? Ou o teu objetivo é dar alguns apontamentos vintage à tua casa, complementando a decoração atual, mas com peças restauradas?

Alguns móveis vintage que podes incluir na tua sala podem ser, por exemplo, cristaleiras, cadeiras de baloiço ou vitrines. Para decorar o ambiente, podes apostar em apontamentos como candeeiros ou luminárias, molduras, relógios, telefones antigos, entre outros.

Neste ambiente decorativo há uma certa tendência para registos mais românticos e elegantes. Os móveis vintage são geralmente feitos de madeira e em tons mais escuros, mas isto não significa que não o possas pintar de uma cor que o destaque entre a restante decoração.

Vê aqui como podes reaproveitar bicicletas antigas para a decoração de tua casa!

3 oportunidades de móveis vintage à venda no OLX

Sala de estar com aparador vintage

1# Aparador – A partir de 150 euros

Encontras aparadores horizontais de madeira de carvalho maciça. Este é um dos móveis vintage que podes adquirir e integrar na decoração da tua casa, complementando o espaço da sala ou tendo um único destaque no hall de entrada.

Geralmente, os aparadores vintage têm pés palito ou cavalete, embora possas encontrar e optar por outros que não tenham. Podes encontrá-los em madeira crua, sem acabamento, envernizados ou então coloridos.

Seja qual for o material ou a cor final que pretendas, é um móvel vintage funcional, uma vez que serve de apoio à organização da casa. Geralmente o aparador é utilizado para guardar louças, sendo colocado na sua superfície vasos, molduras ou louças decorativas.

Se queres voltar a tua decoração mais para o tradicional, os aparadores de madeira maciça ou compensada são a opção ideal. Caso pretendas uma mistura com o moderno ou ter um toque mais alternativo, podes escolher pintá-lo e deixá-lo colorido.

Escolhe o teu aparador vintage aqui

2# Cristaleira vintage – A partir de 35 euros

A cristaleira é um dos móveis antigos que compõe a sala de jantar e é resgatada para a decoração atual. É um peça elegante, que surgiu com o objetivo de guardar objetos de luxo, como taças de cristal, peças mais caras ou raras. 

Encontras este móvel vintage geralmente feito em madeira e vidro, com linhas curvilíneas. Para quem pretende conjugar com um estilo rústico, pode inserir a cristaleira vintage com a pintura desgastada. Para uma combinação com um estilo moderno, também é uma opção pintar de uma cor que lhe dê algum destaque.

Inserir a cristaleira na decoração dá-te uma série de opões que vão desde o tradicional, cumprindo o objetivo para o qual foi criada, ao arrojado, como utilizar para mostrador de óculos, jóias ou até sapatos. O que conta é a imaginação.

Escolhe a tua cristaleira vintage aqui

3# Poltrona vintage – A partir de 10 euros

A poltrona é uma excelente opção, se procuras introduzir móveis vintage na decoração da tua casa. Existem vários tipos disponíveis, para diferentes gostos.

Esta é uma daquelas peças individuais que vai marcar o ambiente em que for inserida. Combina perfeitamente com decorações retro, nórdicos ou ecléticos.

Para além da sua personalidade, serve para dar conforto. Normalmente são estofadas, com linhas redondas que suavizam o seu perfil. É comum encontrar estas poltronas com pés cónicos de madeira de faia maciça, que servem de suporte à estrutura.

Antes de adquirires a tua poltrona vintage, verifica o espaço disponível e como a vais inserir em conjunto com o sofá, caso a coloques na sala. Uma opção será certamente conjugar com um sofá também vintage, outra será a combinação com um sofá moderno, misturando os estilos.

Escolhe a tua poltrona vintage aqui

Vender para desocupar!

Quando fazemos uma remodelação nas nossas casas, por mais simples que esta seja, há sempre alguma coisa que deixa de fazer sentido continuar connosco. Assim, aproveita para rentabilizar esse objeto ou móvel e coloca-o à venda no OLX.

O OLX é a maior montra virtual de anúncios, permitindo que todo o país veja os teus artigos. E se houver pressa em desocupar espaço, então opta por destacar o teu anúncio para vendê-lo ainda mais rápido.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *