Quantas vezes já tiveste de deitar fora alimentos com prazos de validade expirados? Quantas vezes compraste alimentos que afinal já tinhas em casa? Quanto tempo perdes de manhã à procura das tuas cápsulas de café preferidas? Isto deve-se apenas à falta de organização.

Uma despensa organizada simplifica o teu dia-a-dia e permite-te gerir melhor a tua casa. Sabe como consegui-lo!

4 dicas para uma despensa sempre organizada

1# Verifica regularmente os prazos de validade

Começa por retirar tudo o que tens na despensa. Verifica e anota os prazos de validade de todos os produtos. Deita ao lixo aquilo que já se encontra estragado ou fora do prazo de validade estabelecido ou que está aberto há demasiado tempo sem sere consumido.

Se preferires, podes até colar etiquetas nas embalagens ou frascos de cada produto com as respetivas validades. Assim, os prazos máximos de consumo ficam mais visíveis e não tens de repetir este processo tantas vezes.

2# Opta por colocar os produtos em frascos

Acaba de vez com embalagens e pacotes abertos, espalhados pelas prateleiras da despensa. Utiliza frascos, preferencialmente de vidro, para armazenar os alimentos. Deste modo, os bens não se estragam com tanta facilidade, o seu sabor fica inalterado – ao contrário do que acontece com o plástico – e consegues visualizar imediatamente o que tens dentro de cada frasco.

3# Organiza os produtos por categorias e validade

É hora de voltar a colocar os produtos na prateleira. Dispõe os produtos por categorias como o tipo de produto – cereais, enlatados –, por frequência de utilização, peso e prazo de validade.

Por exemplo, os produtos mais utilizados devem estar mais acessíveis do que aqueles que raramente usas. Os produtos mais pesados, devem estar nas prateleiras mais próximas do chão, para não correres o risco de te magoares ao pegar. Produtos com prazos de validade mais próximos do fim devem estar à frente daqueles cuja validade ainda é extensa.

Tem ainda atenção para nunca misturares alimentos com produtos químicos e de limpeza. E não deixes este tipo de bens ao alcance das crianças ou dos animais!

4# Instala prateleiras e módulos de organização

Um dos principais segredos para manter uma despensa organizada passa por aproveitar de forma consciente todos os espaços da despensa.

Independentemente do tamanho da tua despensa, recorrer a prateleiras e módulos de organização para expor os produtos são sempre uma ótima solução. Desta forma, é possível aproveitar ou até mesmo criar espaços novos e organizar melhor a disposição da própria despensa.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …