Queres comprar um novo computador, mas não sabes qual sistema operativo deves optar? Não te preocupes. Prepara o bloco de notas e a caneta: enumeramos as grandes diferenças do PC e do Mac para conseguires escolher o melhor computador para ti.

Tecnicamente, um Mac é um PC pois é um Personal Computer (em português, Computador Pessoal). Contudo, no dia a dia o termo PC é mais utilizado para nos referirmos a um computador que tem o sistema operativo Windows e não o sistema operativo desenvolvido pela Apple.

Estes dois computadores são altamente funcionais, mas têm um aspeto e características distintas.

Estás à procura de um computador da Apple?

As grandes diferenças entre um Mac e um PC com Windows

1. Design

Uma das grandes diferenças entre um Mac e um PC é o design. Desde sempre, a Apple procura assumidamente ter sempre designs muito modernos e distintos das outras marcas de computadores e de tecnologias. Os Mac são conhecidos por terem um design mais sofisticado, clean e inovador.

Hoje em dia os fabricantes de computadores Windows procuram também criar modelos com designs mais modernos e simples. Como existem várias marcas com o sistema operativo Windows, há centenas de diferentes designs no mercado, desde um design mais centrado para pessoas que usam o computador para lazer (link artigo PC Gamer), a designs mais focados para negócios.

2. Preço

A diferença de preços entre estes dois computadores tem sido reduzida com o passar dos anos. Poucos produtos Mac custam menos de 1 000 euros, enquanto existem dezenas de modelos de PC abaixo desse preço. 

No entanto, é importante referir que os PCS com especificações similares aos Mac costumam ser vendidos por um valor similar.

Se preferes uma solução mais em conta para ambas as opções, opta por comprar um computador Windows ou Mac em segunda mão.

Vais optar pelo sistema Windows?

3. Configurações

As configurações técnicas de um Mac e de um PC podem ser muito semelhantes ou muito diferentes, dependendo da marca e da gama que estás a comprar. Embora ambos possuam partes internas semelhantes (processadores, RAM, discos rígidos, entre outros), a velocidade e a capacidade dos componentes variam.

Se o computador será utilizado para gaming (link para artigo de gaming), talvez os computadores Windows sejam uma opção melhor pois podes comprar facilmente peças e criares praticamente do zero o teu computador. Se és designer gráfico, talvez um Mac seja a melhor solução, tendo em conta que programas como os da Adobe Cloud que irás utilizar no dia a dia estão otimizados para este tipo de computadores.

Dito isto, verifica sempre se as configurações da opção que estás a ponderar comprar irão permitir-te usar o computador para aquilo que necessitas.

4. Sistemas Operativos

Os sistemas operativos são a principal diferença entre as duas soluções. Ambos os sistemas operativos são muito específicos e diferem bastante um do outro. O sistema operativo do Mac foi sempre considerado muito user-friendly e simples. O sistema operativo Windows está a evoluir e é considerado atualmente também muito user-friendly.

5. Segurança

Os Mac são conhecidos por serem mais difíceis de hackear. Como a maioria dos computadores no mundo são Windows, a maioria dos ataques informáticos são centrados nestes computadores. Mas quer optes por um Mac ou por um PC com sistema operativo Windows, deves ter sempre instalado um antivírus.

Então, qual devo escolher?

Estamos na “era dourada” da tecnologia. Com a procura que existe por computadores, cada vez mais os fabricantes e as marcas de tecnologia apostam em tornar os seus modelos distintos e melhores que os computadores dos seus concorrentes. 

Devido a esta competitividade, é seguro dizer que há computadores para todos os gostos e requisitos. Deves escolher um computador que se adapte às tuas necessidades, seja ele um PC ou um Mac. Antes de fazer a tua escolha tenta fazer uma pesquisa online sobre as especificidades e as avaliações de utilizadores que têm os modelos que estás a pensar adquirir. E lembra-te sempre do propósito que queres dar ao computador.

O debate entre estes dois gigantes vai continuar aceso enquanto forem as duas principais opções de sistemas operativos. O que quer que escolhas, aproveita!


Para encontrares uma grande variedade de computadores recomendamos que espreites a nossa secção de Informática.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *