Verão é sinónimo de calor que, por sua vez, é sinónimo de piscina. Não é assim?

Se tens um espaço em casa, ao ar livre, podes aproveitá-lo para colocar uma piscina desmontável. E não, não precisas de ter um grande espaço, pois existem piscinas de vários tamanhos e feitios. Terminado o verão, podes voltar a utilizar o espaço para outro fim.

As piscinas desmontáveis mais pequenas ajudam quando tens pouco espaço, permitindo-te usufruir de um canto para banhos e de entretenimento para pequenos e graúdos. Nem sempre é necessário um grande jardim para desfrutar em pleno de uns banhos de sol na espreguiçadeira e mergulhos numa piscina.

Se não sabes que piscina podes colocar no teu quintal ou terraço com pouco espaço, está atento a este artigo, pois foi escrito a pensar em ti. Vamos falar-te especificamente de piscinas desmontáveis de vários formatos e profundidades, para dares uns belos mergulhos!

Diferentes tipos de piscinas desmontáveis

Nas piscinas desmontáveis existe alguma variedade, entre formas retangulares, quadradas, redondas, ovais ou octogonais, que permitem ser instaladas facilmente em propriedades, jardins, pátios, terraços ou outros.. O revestimento interior geralmente é o liner e o exterior pode ser variado.

Estas piscinas são a alternativa perfeita para orçamentos reduzidos e para aproveitares o espaço exterior para diferentes finalidades, consoante a estação do ano.

Todos os modelos de piscinas desmontáveis são pensados para facilitar a sua montagem e requerem pouca manutenção. Apesar de as suas características permitirem que se arrume o material durante o inverno, também existem piscinas que podem permanecer montadas durante o inverno.

Piscinas Tubulares

Estas piscinas são simples e económicas. Os tubos são geralmente fabricados em aço, tornando-se muito resistentes. O seu revestimento é de liner, com uma espessura adaptada às medidas da piscina.

Existem modelos tubulares de PVC, com uma estrutura autoportante bastante resistentes, redondos e retangulares. Estas piscinas limpam-se com muita facilidade, admitem escadas e estão preparadas para ligar o sistema de depuração portátil.

Piscinas desmontáveis de Aço

Existem inúmeras possibilidades de tamanhos e formas. As piscinas desmontáveis fabricadas com lâminas de aço e perfil plásticos são as mais comuns. Podes escolher uma redonda, oval ou retangular. O que melhor se adaptar para o espaço que tens disponível.

Os painéis em lâminas de aço são tratados para resistir às intempéries e aos produtos químicos, montados de uma forma simples. O revestimento interior é o liner de diferente espessura e acabamento.

Para o exterior, este tipo de piscina oferece várias possibilidades, desde a imitação a rocalha, à madeira, mosaico, pedra, vime ou acabamentos lisos de cor.

Piscinas de compósito

Amplamente utilizado em pavimentos exteriores, o compósito também existe para o revestimento de piscinas desmontáveis. É um material muito resistente e decorativo, feito a partir de fibras de diferentes materiais.

O compósito resiste inalterável face às diferentes estações do ano, pesa menos que a madeira e é mais manejável.

Piscinas de revestimento exterior de madeira

A maioria das piscinas desmontáveis de aço pode ser revestida com uma estrutura de madeira espessa e tratada, conferindo um acabamento mais personalizado e podendo, inclusive, rematar com uma coroação de madeira bastante segura.

jovem mulher com óculos de natação a dar um mergulho numa piscina

Dicas a ter em conta na hora de montar piscinas desmontáveis

Espaço e localização

O local onde pretendes colocar a tua piscina desmontável deve ser firme e resistente, pois vai suportar muito peso. Também deve estar nivelado, para não danificar a estrutura da piscina.

Na escolha do sítio ideal para colocares a piscina deves ter em conta se é uma zona com sol, protegida de vento e sem árvores. Se estiver próxima a uma fonte de água, assim como, a uma zona de drenagem, vai facilitar e muito a tarefa de encher e esvaziar a piscina.

Instalação

Para a instalação convida dois ou três amigos, escolhe um dia sem vento e em que o calor não seja excessivo. Verifica se tens chaves de fenda, corda e funil.

Se queres mesmo instalar em terrenos recomendamos, primeiramente, que marques o espaço que vais usar. Deixa cerca de 50 centímetro à volta de toda a piscina, sendo que no caso das piscinas ovais ou retangulares, a distância pode ir até 1 metro, devido aos esforços a realizar.

Em segundo lugar, deves nivelar o terreno, removendo a terra em excesso, pedras, mobiliário e tudo o que houver no espaço. A terra deve ficar plana e sólida. Poderás precisar de uma enxada, de pá e um nível.

Por último, deves espalhar uma camada fina de areia e regá-la, para compactar. Voltas a verificar se o terreno está nivelado. Podes tomar por referência que para cada piscina com 1000 litros de água deverás dispor de 1 metro cúbico, que corresponderá a 1000 quilos.

Manutenção

Quando o verão acabar tens sempre duas opções: manter a piscina montada ou desmontá-la. As piscinas desmontáveis que não requerem muita manutenção podem manter-se montadas durante todo o ano, sem grandes problemas.

Se optares por deixar a piscina montada todo o ano deves verificar se o sistema de filtragem fica a funcionar bem e analisar semanalmente o nível do pH da água. Convém reduzir também o nível da água em pelo menos 5 centímetros.

Enquanto montada, deves verificar com regularidade se o forro da piscina está limpo, se as mangueiras estão bem conectadas e sem perdas, se a escada está bem montada.

Não te esqueças de ver também se os parafusos estão bem apertados, se o sistema de filtragem funciona corretamente e de analisar semanalmente a qualidade de pH e cloro da água, para ajustá-los sempre aos níveis indicados. O pH deve estar entre 7,2 a 7,6 e, o nível de cloro, entre 0,5 e 2 partes por milhões (ppm).

chão castanho ao pé de uma piscina desmontável

No OLX podes encontrar piscinas desmontáveis desde as insufláveis às de grande porte. Porque há poucas coisas melhores do que um mergulho refrescante em pleno verão, começa já a procura pela piscina perfeita para a tua casa.


Próximas leituras:

Carrinhas usadas que podes comprar por menos de 10.000€
Se o teu orçamento tem o teto máximo de 10.000€, mostramos-te 4 …
Arrumação da casa de banho: 8 dicas para ganhar espaço
Tens dificuldade em manter a arrumação da casa de banho? Trazemos-te 8 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *