Caso tenhas em casa bicicletas antigas que já não usas, podes dar-lhes uma nova vida. Desde o jardim à sala de estar, uma bicicleta vintage pode ser a peça de decoração que estavas à procura!

Quase todos os componentes de uma bicicleta podem ser reaproveitados para decoração exterior ou interior. O OLX dá-te a conhecer as melhores formas de reciclares e dar uma nova vida à tua bicicleta antiga.

Visita o OLX e descobre as melhores bicicletas antigas para ti!

11 ideias de decoração para reaproveitar bicicletas antigas

1. Bicicleta de jardim

Limpa bem a tua bicicleta e pinta da cor que desejas. Após estes passos, apenas necessitas de colocar uns vasos com flores no selim e nas rodas. Recomendamos que prendas os vasos à bicicleta com arames ou fios apropriados, para que os vasos não caiam ao chão.

Bicicleta azul com flores em vasos

2. Suporte de velas

suporte para vela feito com corrente de bicicleta
Foto: Pinterest

Se gostas de deixar a tua casa perfumada e com um ambiente confortável, experimenta fazer estes suportes de velas. Para fazeres este objeto de decoração, vais precisar de cortar a corrente da tua bicicleta em vários segmentos.

Com cola, fixa 3 a 4 pedaços em círculos de diferentes tamanhos, uns por cima dos outros. Recomendamos que limpes muito bem a corrente antes de a utilizares e pintes os suportes para dares mais vida à tua casa!

3. Suporte de fotografias

moldura para fotos feita com roda de bicicleta antiga
Foto: Pinterest

Retira o pneu da tua bicicleta antiga e utiliza o aro e os raios. Escolhe as fotografias que queres destacar e prende-as com molas ou com cola. 

Depois de colocares as fotografias desejadas, é altura de pendurares a estrutura à parede com pregos. Também podes optar por utilizar este suporte para colocar recados ou pequenas lembranças. 

Não te esqueças de limpar muito bem as partes da bicicleta que utilizes para este projeto!

4. Candeeiros de teto

Começa por limpar a bicicleta, retirar o pneu e usar o aro e os raios. Fixa luzes à volta desta peça (aconselhamos um sistema de iluminação LED com várias luzes) e prende o candeeiro ao teto com arames ou fios apropriados. 

Estes candeeiros vão proporcionar uma bonita iluminação decorativa.

5. Relógios de parede

relógio feito com roda de bicicleta antiga
Foto: Pinterest

Se és engenhocas, queres um relógio de parede inovador e tens um mecanismo que seja compatível, opta por retirar o pneu da tua bicicleta antiga e prende os ponteiros e números ao equipamento com arames e fios apropriados. 

Não te esqueças no fim de pregar o relógio à parede. É importante que limpes bem o equipamento antes de utilizares as peças.

6. Porta-joias

Aproveita o selim da tua bicicleta antiga para colocares os teus colares e brincos. 

Limpa o equipamento e usa o ferro que permite ajustar a altura do banco. Para fazeres mais um suporte para manter o selim mais estável, utiliza parte da corrente.

7. Cesto de basquetebol

Retira o pneu e os raios da tua bicicleta antiga. Pendura o aro a um suporte de madeira com arame ou fios apropriados. Uma ótima maneira de reciclares e fazeres desporto!

8. Chaveiros

Limpa, pinta os discos dos travões, coloca parafusos razoavelmente compridos a passar entre algumas das reentrâncias dos discos e fixa-os a uma parede com o corpo desses parafusos virado para fora. Nunca mais vais perder as tuas chaves de casa. 

9. Brincos

Caso gostes de brincos originais, podes utilizar parte da corrente das bicicletas antigas para joias inovadoras. Corta a corrente em vários segmentos e com um alicate prende-os a ganchos de brincos.

Para um design diferente fixa com cola pedaços da corrente em círculos. Recomendamos que limpes muito bem a corrente antes de a utilizares.

10. Suporte para panelas

Limpa muito bem o equipamento, retira o pneu da tua bicicleta antiga e utiliza o aro e os raios. Escolhe as panelas que queres colocar e prende-as com arames ou fios apropriados.

Depois de colocares as panelas desejadas, pendura a estrutura ao teto com arames ou fios. Também podes optar por utilizar este suporte para colocar canecas.

11. Mesa de sala de jantar

Limpa a bicicleta e retira o guiador e o selim. Coloca dois suportes para garantir que a bicicleta fica estável e uma tábua de madeira com comprimento e largura suficientes para a cobrir.

Para a mesa ficar equilibrada, não te esqueças de prender a tábua à tua bicicleta. Recomendamos que pintes a bicicleta para combinar com a tua decoração.

Outras soluções para reciclar bicicletas antigas

Caso não queiras utilizar a tua velha bicicleta para decoração, podes dar uma nova vida a este equipamento ao doares a uma instituição ou venderes no OLX.

Podes também deixar a tua bicicleta no centro de reciclagem mais próximo de ti. Os centros de reciclagem conseguem muitas vezes aproveitar o metal da bicicleta.  

Não te esqueças o quão importante é a reciclagem para conseguirmos ajudar o meio ambiente!

Queres ser mais sustentável? Conhece a política dos 5R’s!

Esperamos ter te dado ideais mais criativas e sustentáveis para reciclar a tua bicicleta. Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog.


Próximas leituras:

Como funciona um motor de injeção direta?
Ao introduzir a mistura ar/combustível diretamente dentro dos cilindros, os motores de …
Está na altura de mudares a panela de escape do carro?
Como a maioria das peças para automóveis, a panela de escape pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *