Nos dias que correm, as estatísticas dizem-nos que mais de 100 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo e que cerca de um terço da comida produzida mundialmente é desperdiçada.

Estes números são surpreendentes e, ao mesmo, tempo contraditórios. Como é possível desperdiçarmos toneladas de comida anualmente, enquanto tantas pessoas não têm sequer o que comer?

O desperdício alimentar é uma realidade dura e cruel que, aos poucos, tem vindo a ser combatida, principalmente no seio da restauração e da indústria alimentar.

Existem associações como a Refood e o Banco Alimentar Contra a Fome, que se disponibilizam a levar as refeições que sobram dos restaurantes, ou os alimentos que não cumprem os parâmetros legais para venda, até quem mais precisa. Contudo, ainda há muito por fazer para inverter estes números, nomeadamente evitar que haja também desperdício de comida nas nossas casas.

Se és daquelas pessoas que tem por hábito deitar no lixo um iogurte cuja validade terminou ontem ou um bife que sobrou do jantar, este artigo é para ti! Temos dicas para te ajudar a reduzir o desperdício alimentar em casa.

zero desperdício alimentar - legumes biológicos frescos diretamente com sua bolsa de malha de algodão no mercado dos agricultores, sem plástico

Reduz o desperdício alimentar em casa

1. Sê realista nas tuas idas às compras

Se a tua comida perde a validade antes de a comeres é porque provavelmente estás a comprar em excesso! O ideal é planeares as refeições que vais fazer durante a semana e comprares apenas os ingredientes que precisas para as confecionares.

Sugerimos-te que escrevas uma lista de compras e te foques nela enquanto estiveres no supermercado.

Dica extra: vai ao supermercado sem fome e, de preferência, com a barriga “aconchegada” – assim é mais fácil resistir àquelas bolachas deliciosas em promoção!

2. Aprende a conservar durante mais tempo os alimentos

Congelar é a forma mais tradicional de se preservar a comida. No entanto, existem outras formas de conservar os alimentos e que podem até tornar-se mais saborosas.

Se a tua horta biológica excedeu todas as expetativas e te deu legumes a mais, que tal fazeres uns pickles? Ou se estás com maçãs em excesso por que não fazeres umas chips? A fruta desidratada pode durar anos se for bem embalada!

Dica extra: Sempre que congelares, desidratares ou fizeres pickles lembra-te de escreveres a data na embalagem, para conseguires monitorizar o seu tempo de vida útil.

Não sabes como desidratar a fruta?

3. Organiza a tua despensa

Quantas vezes já não encontraste produtos (fora de validade) que nem sabias que tinhas? É um facto que, muitas vezes, deixamos que os alimentos passem o prazo de validade apenas porque não os vemos.

Por isso, uma das regras mais importantes para combateres o desperdício alimentar em casa é organizar a despensa e colocar os alimentos mais recentes (com maior validade) atrás e os mais antigos nas fileiras da frente, para que sejam os primeiros a ser utilizados.

Descobre como podes organizar a tua despensa em apenas 4 passos.  

4. Aprende a interpretar corretamente as validades

É normal olharmos para as datas de validade e esquecermo-nos de ler as letrinhas pequeninas. Numas lê-se “consumir até” e noutras “consumir de preferência antes de”.

A primeira indica-nos que o alimento deve ser consumido até aquela data, caso contrário pode representar um risco para a saúde. A segunda significa que o alimento conserva as suas propriedades até à data indicada no rótulo.

No entanto, ainda é seguro consumi-lo depois da validade assinalada – apenas pode ter perdido alguma das suas propriedades em cor ou sabor.

5. Organiza o teu frigorifico

De forma a que otimizes ao máximo a frescura dos teus alimentos deves manter o frigorífico entre 1 e 5 graus Celsius.

Quanto à disposição, segue as indicações que constam nas prateleiras do eletrodoméstico (símbolos de carne, peixe, fruta, legumes, leite, etc). Desta forma poderás aumentar o tempo de vida útil dos teus alimentos.

Queres organizar o teu frigorifico com estilo?

6. Cria refeições com as sobras

Quem cozinha sabe o quanto é difícil acertar nas quantidades e evitar que sobre comida. Por isso, é fundamental que saibas como aproveitar as sobras de comida!

Se não souberes como fazê-lo, o OLX dá-te 5 receitas onde podes utilizar os excedentes das refeições.

7. Aproveita os alimentos na sua totalidade

A melhor forma de reduzir o desperdício alimentar é aproveitar ao máximo os alimentos, principalmente dos vegetais.

Podes aproveitar a casca da courgette ou o tronco do brócolo para colocar na sopa – se for triturada não sentirás a diferença de textura. A casca da fruta tem um elevado valor nutricional, se não a conseguires comer por inteiro utiliza para fazer um batido ou uma máscara facial.

Por fim, tudo o que não conseguires reaproveitar coloca na compostagem!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *