Estamos em contagem decrescente para entrar em 2021. Já tens a lista de resoluções de ano novo preparada? Se o teu objetivo é ser mais sustentável e consciente nas tuas escolhas, partilhamos algumas resoluções para conseguires dar finalmente o salto para uma vida mais amiga do ambiente no próximo ano.

O ano de 2020 em revisão

Este foi sem dúvida um ano atípico e desafiante devido à COVID-19. Desde famílias a empresas, todos fomos postos à prova. Mas é sempre possível encontrar o lado positivo e em 2020 todos tivemos mais tempo para parar e refletir.

Muitas pessoas aproveitaram esta “pausa obrigatória” para pôr projetos em prática, para dedicar mais do seu tempo a si mesmos, à família ou aos amigos via Teams, Zoom ou Facetime. Vimos várias pessoas a remodelarem as suas casas, a lançarem negócios online, a começarem a fazer exercício físico em casa, a criarem hortas, a fazerem escolhas mais conscientes daquilo que compraram, desde a alimentação à roupa ou até produtos de beleza mais naturais.

Também o planeta beneficiou com esta paragem. As emissões de CO2 reduziram significativamente porque as empresas passaram a produzir e a poluir menos, o trânsito diminui abruptamente porque passamos a trabalhar em casa, a pegada ecológica mundial diminuiu quase 10% e esgotamos os recursos naturais da Terra três semanas mais tarde do que em 2019.

O OLX em 2020

Em 2020 decidimos fazer um upgrade à nossa imagem e dissemos “olá!” ao novo OLX. Lançamos este blog, com tudo o que precisas para desempatar a tua vida e o blog Sou Pro by OLX, para te ajudar a começar ou a fazer crescer o teu negócio online.

Unimo-nos a inúmeros parceiros para tornar a tua experiência na nossa plataforma o mais simples e segura possível, nomeadamente aos CTT, em que disponibilizamos uma nova solução de entregas OLX exclusiva para clientes profissionais. Também demos o salto com a Jumpseller para que qualquer cliente OLX possa criar a sua própria loja online de forma fácil, rápida e acessível.

Em 2021 esperam-nos novos desafios e oportunidades para simplificar ainda mais a tua vida!

Perante estes resultados vimos que, quando queremos realmente fazer a diferença, tudo é possível. E por isso, fazemos-te um desafio: aproveita os últimos dias de 2020 para pensares nas tuas resoluções de ano novo, e compromete-te a tornar 2021 um ano mais sustentável. Aceitas?

12 resoluções de ano novo para um 2021 mais sustentável: uma para cada mês do ano

Resoluções sustentáveis para 2021

1# Janeiro – Zero Waste na cozinha

O desperdício alimentar é um dos maiores problemas que o Planeta enfrenta – cerca de 1/3 da comida produzida mundialmente é desperdiçada. Diminuir a tua contribuição nestes números é uma das resoluções de ano novo sustentáveis.

Descobre como reduzir o desperdício alimentar em 7 passos, desde comprar bens essenciais a reaproveitar sobras de comida.

2# Fevereiro  – Diz não ao plástico!

Se em 2021 queres reduzir o uso de plástico de utilização única, esta resolução de ano novo deve fazer parte da tua lista.

Este tipo de plástico é muito comum em garrafas de água, detergentes, cotonetes, talheres, pratos e copos descartáveis e palhinhas. Existem inúmeras alternativas que são amigas do ambiente e reutilizáveis para te ajudarem a atingir esta meta em 2021.

Vê o nosso TOP 5 de documentários sobre o plástico para te inspirares

3# Março – Compra em segunda mão

Queres remodelar a casa, renovar o teu guarda-roupa ou trocar os teus eletrodomésticos em 2021? Dá uma oportunidade aos artigos em segunda mão. Mas antes de comprares, tens de desempatar aquilo que já não faz sentido continuar em tua casa.

Aproveita para rentabilizar esses objetos, peças de roupa ou móveis e coloca-os à venda no OLX. Livras-te daquilo que já não queres, ganhas uns trocos extra para comprares outros artigos em segunda mão e ainda estás a ajudar o planeta.

Economia Circular: sabes como tornar o planeta ainda mais redondo?

4# Abril – Adere ao turismo ecológico

Portugal é palco de alguns dos locais mais incríveis do mundo. A Estrada Nacional 2, o Douro e as nossas praias fluviais são apenas alguns exemplos.

Se juntares esta vontade de conhecer novos locais com o desejo de ser mais sustentável, opta pelo ecoturismo. Este tipo de turismo utiliza de forma sustentável o património natural e cultural, e procura conservar e desenvolver a nossa consciência ambiental.

Junta à tua lista de resoluções de ano novo uma outra lista com destinos rurais para praticares ecoturismo.

5# Maio – Reduz o consumo de água

Para teres um lifestyle mais consciente e eco-friendly em 2021, esta resolução de ano novo tem mesmo de fazer parte da tua lista. Estamos a falar da poupança de água.

Com algumas mudanças de comportamento e mindset, é possível reduzir significativamente o consumo de água e, consequentemente, dinheiro todos os meses!

6# Junho – Opta por equipamentos energeticamente eficientes

Os eletrodomésticos podem ser os principais “culpados” pelos valores exorbitantes da tua fatura da luz. Para mudares isso e começares a poupar a tua carteira e o ambiente, adiciona este compromisso à tua lista de resoluções de ano novo.

Para colocar isto em prática em 2021, só precisas de perceber que eletrodomésticos estão a consumir demasiada energia e trocá-los por opções mais eficientes, como por exemplo os famosos eletrodomésticos A+++.

7# Julho – Escolhe a mobilidade sustentável

O futuro da mobilidade é cada vez mais presente e elétrico. Não restam dúvidas de que os veículos elétricos são ideais para quem procura um estilo de vida mais sustentável. Se é o teu caso, podes adicionar esta sugestão à tua lista de resoluções de ano novo.

Atualmente existe uma grande variedade nos veículos de mobilidade elétrica, sendo estes desenvolvidos para se adequarem a condutores diferentes. Podes escolher entre carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, trotinetes e bicicletas elétricas, e-scooters, e muito mais.

8# Agosto – Recicla, Reutiliza, Reduz, Recusa e Recupera

Estes são os pilares da política dos 5 R’s. Quantas vezes não compraste um artigo por impulsividade e depois te arrependeste? Quantas vezes já não deitaste ao lixo um artigo que, nas mãos de outros, tinha imenso potencial? Está na hora de mudar isso e 2021 é o ano ideal para o fazer, por isso aponta esta resolução de ano novo.

9# Setembro – Faz tu mesmo

Em 2021, antes de partires logo para a compra de novos artigos, pensa em criares tu mesmo aquilo que precisas ou gostarias de ter. Desde decoração, a presentes ou roupa, põe mãos à obra e dá asas à tua imaginação para criar peças únicas e amigas do ambiente. Temos uma categoria exclusiva para projetos do-it-yourself no nosso blog. Espreita aqui!

10# Outubro – Compra apenas o que precisas

Desde roupa, calçado, tecnologia, jogos, decoração ou até mesmo comida. Se realmente queres ter um estilo de vida consciente em 2021, deves começar por ponderar bem aquilo que compras no teu dia a dia.

Perguntas como “eu preciso mesmo disto?” vão ajudar-te a perceber se aquilo que tencionas comprar te faz mesmo falta ou se é o teu lado consumista a falar. Se puseres em prática esta resolução de ano novo, vais ver que sentirás logo uma grande diferença na tua vida, incluindo no teu orçamento.

Fast fashion: sabes qual é o impacto ambiental da roupa que compras?

11# Novembro – Dá preferência a granel

E por falar em compras conscientes, não podemos deixar de falar do processo em si. Já reparaste que praticamente tudo o que compras num supermercado está embalado com plástico?

Basta pensares nos pacotes de arroz, massa, cereais, farinhas, frutos secos… A lista é longa, mas tu podes começar a riscar alguns destes produtos ao comprar a granel. Em Portugal existem imensas opções em que podes comprar produtos a peso, levando os teus próprios sacos ou recipientes reutilizáveis.

12# Dezembro – Dá o fim merecido ao teu lixo

Sabes onde devem ser colocadas as escovas de dentes usadas, as beatas de cigarro, cartões bancários, lâmpadas ou uma televisão? Cada um deste tipo de lixo tem um fim adequado para si e conhecê-los é fundamental para adotar um estilo de vida eco-friendly.

Descobre como dar o fim merecido a todos os teus resíduos

A Equipa OLX deseja-te um feliz e próspero ano novo! ;D


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Um comentário a “Resoluções de ano novo para um 2021 mais sustentável”

  1. Esmeralda Rodrigues diz:

    A minha opinião , aplicar multas .
    A quem não respeita o planeta!
    Em todos os países do mundo.
    O lixo tem de ser metido no lixo , e não a ponto de ir parar ao oceano .
    Se eu tivesse algum poder nas mãos, seria isso mesmo que faria.
    Afinal em relação as pontas de cigarros , toda a gente as mete no chão.
    Não há respeito nenhum .
    Nem amor á própria vida tem.
    Isto já não se endireita.
    Só com mãos de ferro!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *