Cada vez mais há uma grande procura por sistemas eficazes que aqueçam diferentes divisões sem recorrer a combustíveis fósseis e de forma económica. Os sistemas de aquecimento que estão a ser mais procurados são a salamandra e o recuperador de calor. Estes dois equipamentos, para além de serem fáceis de instalar, são uma ótima alternativa a aquecedores centrais.

Quais as vantagens de comprar um recuperador de calor?

Um recuperador de calor é um equipamento parecido com uma lareira. Contudo, o calor que este equipamento produz é reutilizado pela combustão dos materiais e distribuído pelos espaços da casa, conseguindo assim um maior rendimento.

Os recuperadores de calor são mais seguros do que as lareiras, pois têm um sistema fechado e mais fácil de controlar. São construídos com chapa de aço ou ferro fundido e uma porta de vidro vitrocerâmico que permite a libertação de calor. 

As opções mais procuradas deste tipo de equipamentos de aquecimento são os recuperadores de calor a lenha e os recuperadores de calor a pellets.

Qual é o melhor recuperador de calor? A pellets ou a lenha?

Os dois tipos de combustível são vantajosos, sendo que os pellets são extremamente práticos e permitem que os equipamentos sejam programáveis. A lenha dá uma grande sensação de conforto e é mais acessível.

Recuperador de calor a pellets

Os recuperadores de calor a pellets utilizam restos de serradura, lascas de madeira e outros resíduos orgânicos, compactados em forma de granulado. São muito populares devido ao seu consumo e à poupança que representam a médio longo prazo.

Vantagens:

  • Não precisa de uma chaminé tradicional, pode ser instalado em qualquer divisão;
  • Proporciona aquecimento sem cheiros nem fumos;
  • Fácil de utilizar;
  • Elevado poder calorífico.

Desvantagens:

  • É necessária manutenção e limpeza ao longo do ano e durante o período de maior utilização.

Podes comprar os pellets no OLX! Dependendo do espaço e do poder calorífico do aparelho, o recuperador de calor consome 1 kg por hora.

Recuperador de calor a lenha

O recuperador de calor a lenha consegue aproveitar muita mais energia do que uma lareira normal (um rendimento que pode atingir os 80%).

Vantagens:

  • Tem um rendimento superior às lareiras, devido ao facto de a combustão dos materiais ser depois recuperada e reutilizada;
  • Não precisa de uma chaminé tradicional.

Desvantagens:

  • Apesar de não ser necessário a instalação de uma chaminé, este tipo de equipamento necessita de uma entrada de ar frio vinda do exterior;
  • É necessária manutenção e limpeza ao longo do ano e durante o período de maior utilização.

A lenha é mais barata do que os pellets, mas é importante referir que arde mais depressa e produz menos calor.

Quais são as grandes diferenças entre as salamandras e os recuperadores de calor?

Quando estás à procura de soluções de aquecimento, é fácil ficar na dúvida entre um recuperador de calor e uma salamandra. Antes de comprares o teu equipamento deves ter em atenção que normalmente os recuperadores de calor são a lenha, apesar de existir soluções em que o combustível é a pellets.

Uma salamandra é uma opção de aquecimento que pode ser instalada na tua casa. Este tipo de equipamento é extremamente eficiente e tem um grande poder calorífico. Como produzem uma chama estável e duradoura, as salamandras são uma forma de aquecimento mais ecológica e económica.

Queres saber mais sobre Salamandras? O OLX conta-te tudo!

As salamandras, tanto a lenha como a pellets, podem ser colocadas em qualquer zona da divisão (desde que estejam reunidas condições, como a exaustão pela chaminé) e são de fácil instalação, o que reduz na mão-de-obra. Estes equipamentos aquecem apenas o local onde estão instalados.

Os recuperadores de calor são embutidos na parede (podem ser incorporados em lareiras já existentes) e são capazes de recuperar parte do calor gerado e que é perdido pela chaminé. Não ocupam espaço na sala e podem canalizar o calor recuperado para outras divisões através de tubagens.

A nível de conforto, o recuperador de calor é mais eficiente do que uma salamandra. Contudo, é importante referir que os dois equipamentos têm uma eficiência muito elevada. Os recuperadores de lenha apresentam uma eficiência muito superior às lareiras a lenha. 

Recomendamos que fales com um profissional ligado a esta área, para que tenhas uma instalação bem feita e que esteja de acordo com todos os requisitos em vigor.

Para teres um maior conforto na tua casa nos dias mais frios, é importante que controles de forma eficaz a temperatura ambiente, as salamandras e os recuperadores de calor são uma boa maneira de cumprir este objetivo.

Esperamos que este artigo te ajude a poupar e aproveitar os dias mais frios ao máximo! Visita o OLX e descobre estes equipamentos.

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *