Encontrar as televisões ideais para casa não é tarefa fácil, especialmente quando não sabemos o significado de todos aqueles palavrões que as acompanham!

LED, QLED, HD e 4k são alguns dos termos que te devem ser familiares, caso andes à procura de uma TV, mas cujos seus verdadeiros significados desconheces.

Mas não desesperes! Neste artigo explicamos-te as principais características das televisões, para que encontres facilmente a televisão que melhor se adequa às tuas necessidades.

Existem várias características a ter em conta na compra da tua TV, contudo é importante teres em mente de que a qualidade de imagem de uma televisão depende essencialmente de dois fatores: a resolução da imagem e o tipo de tecnologia utilizada no fabrico do ecrã.

1. Resolução da imagem

A resolução da imagem representa a quantidade de informação que é possível exibir, dentro dos limites físicos do ecrã. Difícil de compreender, certo? Nós simplificamos!

A imagem exibida nas televisões é dividida em pontos extremamente pequenos, que se chamam pixéis. Os pixéis são organizados em linhas (na horizontal) e colunas (na vertical).

A resolução resulta, portanto, da medição que indica quantos pixéis há em cada linha e em cada coluna do ecrã. E, sendo que cada pixel suporta uma cor – uma informação -, quanto mais pixéis a televisão tiver mais detalhada será a sua imagem, porque consegue exibir mais informações.

As resoluções de imagem mais comuns nas televisões são HD, Full HD e Ultra HD (ou 4K).

HD

As televisões HD (High Definition) têm uma resolução de 1280×720, ou seja, quase 1 milhão de pixéis.

Atualmente, o HD é considerado a resolução padrão por permitir a visualização de imagens com uma qualidade muito satisfatória e a preços acessíveis. Por isso, se o teu orçamento não é grande esta é a opção a ter a conta, quanto à resolução da imagem!

Encontra a tua televisão HD no OLX!

Full HD

O HD é bom, mas o Full HD é bem melhor! O Full HD permite-te obter uma experiência muito mais enriquecedora, especialmente se fores adepto de grandes produções cinematográficas ou de videojogos.

O Full HD representa a resolução de 1920×1080, o equivalente a 2 milhões de pixéis, e é a solução ideal caso pretendas assistir a séries ou filmes com uma boa qualidade de imagem.

O OLX tem centenas de televisões Full HD à tua espera!

Ultra HD ou 4K

A resolução 4 K ou Ultra HD representa uma resolução de 3840 x 2160, mais de 8 milhões de pixéis. Com esta resolução é possível obter imagens de grande qualidade, exibindo todos os detalhes.

No entanto, esta qualidade não é tão notória em televisões inferiores a 50 polegadas, motivo pelo qual apenas se justifica ser adquirida em modelos de maiores dimensões.

Queres ver as tuas séries com o máximo detalhe? Encontra a tua televisão 4K.

sala de estar em tons de castanho e azul com uma televisão preta grande suspensa na parede por baixo de um móvel de sala suspenso na parede e por cima de um móvel baixo de televisão

2. Tecnologias associadas ao funcionamento do ecrã

Embora a quantidade de pixéis seja determinante para ditar a qualidade de imagem de uma televisão, a tecnologia utilizada para fabricar o ecrã também tem grande influência sob como será exibida a sua imagem.

Ou seja, se a televisão irá mostrar cores mais vivas ou mais suaves, qual será a intensidade dos seus contrastes ou, ainda, como apresenta a imagem perante um ambiente de grande luminosidade.

Os tipos de tecnologia mais comuns atualmente são o LED, o OLED e o QLED.

LED

As televisões LED (Light Emitting Diode) funcionam através de díodos emissores de luz. Traduzido por miúdos, quer isto dizer que a iluminação traseira (do ecrã) é realizada através de um conjunto de lâmpadas minúsculas (ligadas entre si), que são capazes de gerar uma luz com maior intensidade, e, por isso, conferir uma imagem final com mais brilho que a de um LCD.

No entanto, a cor preta nunca é totalmente fiel porque os emissores, ao não terem autonomia entre si, não conseguem bloquear a 100% a luz e, por isso, surgem muitas vezes os “pretos cinzas”.

Ainda assim, as televisões LED não deixam de ser a solução ideal para quem pretende adquirir uma televisão com boa qualidade e, ao mesmo tempo, económica, dado que os díodos emissores de luz são muito eficientes energeticamente.

Mais de 850 televisões LED à tua espera no OLX.

OLED

Para quem não se contenta com uma simples televisão de boa qualidade e aprecia minuciosamente todos os detalhes da imagem, o OLED é a televisão que procuras!

Uma televisão OLED (Organic Light-Emitting Diode) é considerada a segunda geração da TV LED. No entanto, esta televisão não utiliza uma iluminação traseira geral (como o LED). Os seus pixéis são acesos individualmente, sendo que passa uma corrente elétrica por cada um deles. Desta forma, quando for necessário reproduzir a cor preta os emissores são capazes bloquear a iluminação, garantindo “pretos mais reais”.

Esta tecnologia traz ainda outra vantagem: a poupança económica. Ao desligarem-se cada vez que é necessário exibir o preto, estes emissores tornam a TV OLED ainda mais eficiente que a LED. Além disso, permite obter uma imagem final com cores mais vivas e contrastes mais reais.

À procura de uma TV OLED?

QLED

Uma televisão QLED (Quantum Dot Emitting Diodes) funciona através de pontos quânticos, minúsculos cristais que absorvem determinadas frequências de luz e emitem outras, conforme a necessidade. Esta tecnologia permite que a televisão se adapte à iluminação ambiente. Ou seja, se existirem luzes de outros aparelhos ou lâmpadas que atrapalhem a visualização da imagem, a televisão automaticamente reforça as suas cores.

Comparado com o modelo referido anteriormente, as televisões QLED são reconhecidas como as que mostram as cores mais próximas da realidade, oferecendo uma imagem com cores ainda mais vivas que a OLED. No entanto, a televisão QLED não consegue alcançar os contrastes da sua concorrente.

No OLX temos várias TVs QLED à tua espera!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *