Já não vivemos sem os nossos computadores portáteis. Sobretudo no contexto em que vivemos, o teu pc assume um papel fundamental na realização de tarefas básicas do nosso quotidiano. Se há uns anos o seu uso escolar se limitava à realização de trabalhos e apresentações, agora até para as aulas são necessários.

Os computadores portáteis são particularmente práticos para uso escolar devido à sua portabilidade. Poderás optar por estudar na divisão da casa em que te apetecer ou até levá-lo para a escola, para uma esplanada ou para casa de um colega. 

Se queres adquirir um computador portátil, mas ainda não te decidiste, este artigo é para ti.

Para que não caias no erro de fazer um mau investimento fica atento, temos dicas para uma escolha informada e 5 sugestões top para que inicies o ano escolar em grande!

Como escolher computadores portáteis: preço, features e muito mais

Antes de adquirires um computador portátil é importante que definas qual o uso que lhe pretendes dar.  Em função do tipo de utilizador que fores – básico, intermédio ou avançado – deves analisar as características técnicas do PC em menor ou maior detalhe. Entre as mais relevantes estão: o processador, a memória RAM, a capacidade e tipo de armazenamento, a placa gráfica e o sistema operativo. 

Informa-te bem acerca dos vários componentes dos portáteis e compara-os entre si. Lembra-te de que a única forma de evitares um mau investimento é fazendo uma escolha informada. Para além das características acima mencionadas aconselhamos-te ainda a ter em conta 4 questões importantes.

Computador portátil Asus

Preço

Não é uma boa ideia optares por computadores portáteis exclusivamente em função do preço. Deves ter em conta a relação qualidade-preço e fazer uma escolha dentro do teu limite orçamental. Quando estiveres indeciso, tem em consideração a durabilidade do portátil.

Se pretendes adquirir um bom computador sem gastar muito dinheiro, aconselhamos-te a vender o teu antigo e a comprar um usado. Podes fazê-lo no sítio do costume: no OLX.

Peso e Polegadas

O peso e o tamanho também importam. Se o portátil vai andar na mochila de um lado para o outro, o ideal é que seja o mais leve possível e que não ocupe muito espaço.

Se pretendes transportá-lo diariamente, opta por um computador portátil até 1.5kg. Para deslocações ocasionais, deves escolher um computador entre 1.5kg e 2kg. Se raramente o vais tirar de casa, podes mesmo ultrapassar a barreira dos 2kg.

Peso<1.5 kg1.5 kg a 2 kg>2kg
Características mais comunsLeves e fáceis de transportar na mochila.Boa mobilidade e capacidade de autonomia.Bom processador e ecrãs maiores.
Ideiais para…Estudantes que levam o computador para todo o lado.Estudantes que levam ocasionalmente o computador para as aulas.Estudantes que raramente tiram o computador de casa.

Dá preferência aos ecrãs de dimensões até 13 polegadas se vais passar pouco tempo ao computador e para tratar de tarefas mais simples.

Se és daqueles que passam horas a fio em frente ao ecrã e/ou que utilizam o computador para tarefas mais complexas e exigentes, deves escolher um portátil com mais de 14 polegadas.

Polegadas<13 Polegadas>13 Polegadas
Ideiais para…Estudantes que passam pouco tempo ao computador e que realizam tarefas básicas.Estudantes que passam muitas horas ao computador e que realizam tarefas mais complexas (exemplo: design).

Bateria

Tem em conta a autonomia da bateria. Se o computador não aguentar meio dia de aulas, não será muito útil na escola. Informa-te acerca da duração esperada da bateria e compara com outros modelos. Uma autonomia de 10 a 12 horas será o ideal.

Resistência

A estrutura física é muitas vezes esquecida, mas nem por isso menos importantes. Tem em atenção esta questão e previne que o portátil não fique rachado ao primeiro encontro com a gravidade. Modelos que protegem o disco rígido em quedas são preferenciais, sobretudo para uso escolar. Também o uso de mochilas reforçadas é aconselhado para prevenir acidentes.

Regressar às aulas com estilo e conforto!

TOP 5 computadores portáteis

1. Asus VivoBook TP202NA-EH012TS

Este híbrido da Asus é uma excelente opção para quem ainda não decidiu entre comprar um tablet ou um portátil. Trata-se de um híbrido muito fino e leve (1,27kg), que garante as funcionalidades básicas de um computador, a um preço muito em conta. 

O Asus VivoBook TP202NA-EH012TS possui um ecrã de 11.6 polegadas, um processador Intel® Pentium® N4200 e opera com o sistema Windows. 

Se estás à procura de um primeiro computador este é para ti!

Pontos positivosPontos negativos
HíbridoEcrã de 11.6 polegadas
PortabilidadeApenas 64GB de armazenamento
Qualidade / Preço para garantir o básicoProcessador básico
WindowsBateria com 8h de autonomia
Disco mais rápido do que um HDD
Webcam

2. Asus VivoBook F512DA-R5AV8SB2

O Asus VivoBook F512 apresenta um processador AMD Ryzen 5 de 4 núcleos que, em conjunto com os 6GB de RAM, proporciona ao utilizador uma performance satisfatória em multi-tasking.

Com este portátil é possível fazer “correr” algumas tarefas um pouco mais pesadas como, por exemplo, alguns programas de edição de imagem ou de análise estatística.

Apesar das suas 15,6 polegadas, é muito fino e só pesa 1,6 kg. 

Este PC tem uma tecnologia de carregamento própria que, para além de prolongar a vida útil da bateria, consegue obter 60% da carga em apenas 49 minutos. 

É adequado para utilizadores básicos e intermédios.

Pontos positivosPontos negativos
Processador AMD Ryzen 5Pode ser um pouco grande para transportar
SSD de 256GB6GB RAM
2 placas gráficas
Ecrã ultrafino 15,6 polegadas
Tecnologia de carregamento rápida

3. Lenovo IdeaPad 5 14IIL05-034

O IdeaPad 5I apresenta mais do que um design elegante. No seu interior conta com um processador da Intel i5 de quatro núcleos, 8GB de RAM e ainda uma placa gráfica da NVIDIA Geforce MX 330 de 2GB.

Este modelo apresenta 14 polegadas de ecrã com uma resolução FullHD. No que ao armazenamento diz respeito, tem capacidade de 512GB em SSD.

O Lenovo IdeaPad é uma boa solução para os estudantes que procuram um PC competente em ambiente multi-tarefas, com uma grande capacidade de armazenamento e rápido.

Pontos positivosPontos negativos
Processador i5Placa gráfica
8GB RAM
SSD de 512GB
Ecrã FHD
Teclado retroiluminado

4. MSI GF65 Thin 9SEXR-257XPT

O MSI GF65 Thin está equipado com um potente processador Intel i5 de 4 núcleos e com 16GB de RAM que lhe concedem uma excelente velocidade de processamento e uma gestão eficiente em multitasking.

Este PC possui ainda duas placas gráficas que garantem um bom desempenho na utilização de programas de edição de imagem. São elas:

  • Intel UHD 630: gráfica do processador para as tarefas mais simples e para economizar bateria
  • NVIDIA GeForce RTX 2060: 6GB de capacidade gráfica

Ainda na parte gráfica, o portátil apresenta um ecrã IPS de 15.6 polegadas com uma resolução Full HD e uma taxa de atualização de imagem de 120Hz, ou seja, tem uma imagem muito mais fluída.

Relativamente ao armazenamento e para não comprometer a performance, o MSI está equipado com um SSD de 512GB.

Estas características fazem deste MSI ideal para os estudantes que procuram performance a todos os níveis.

Pontos positivosPontos negativos
Processador i5Preço mais elevado
Placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 2060
16GB RAM
SSD 512GB
Ecrã Full HD (1920×1080), Nível IPS, 120Hz
Teclado retroiluminado

5. Asus ROG Zephyrus M GU502GV-79A26PB2

Este portátil fornece velocidade de execução de tarefas, capacidade de trabalhar em multitasking e, ainda, uma excelente performance gráfica.

Vem equipado com um processador i7 de seis núcleos, com 16GB de RAM e ainda uma potente placa gráfica de 6GB de capacidade (NVIDIA GeForce RTX 2060).

O ecrã de 15.6 polegadas tem resolução FHD e uns incríveis 240Hz de taxa de atualização da imagem que melhora a experiência durante os jogos. Apesar da sua dimensão, este PC não ultrapassa os 2kg de peso.

O espaço para programas, documentos, filmes, músicas, jogos e outros ficheiros, está assegurado por um disco SSD de 1TB.

O Asus ROG é indicado para utilizadores avançados, que usam softwares exigentes, sejam eles de análise estatística ou de edição de imagem.

Pontos positivosPontos negativos
Processador i7Não tem touch bar
16GB RAMPreço
SSD 1TB
Ecrã 15.6 polegadas com 240Hz: Full HD (1920×1080)
Teclado retroiluminado

São muitos os fatores a ter em conta na hora de adquirir um computador portátil. Pondera todas as questões que te apresentámos e lembra-te, informa-te sempre acerca das características dos equipamentos que ponderares comprar. É a única forma de evitares um mau investimento.

O OLX dispõe de centenas de computadores portáteis!


Próximas leituras:

Xiaomi CIVI: tudo sobre o smartphone da Xiaomi
Este guia completo tem tudo o que precisas de saber sobre o …
Rápido, barato, robusto: tudo sobre o Xiaomi Mi 11T Pro
O Xiaomi Mi 11T Pro é um dos mais poderosos smartphones, equipado …

3 comentários a “Top 5 computadores portáteis para estudantes”

  1. adelino barreto diz:

    conputador de 14ou 15 polgadas e preços

  2. Mayomona simao diz:

    Qual.o preço e medo de pagamento
    Agradecia

  3. Florinda Maria Calixto santos diz:

    Preço tenho uma
    Menina e dois meninos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *